Como Impermeabilizar Piso de Concreto?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
11/8/2020
Atualizado em
20/4/2021
Como Impermeabilizar Piso de Concreto?

O objetivo de toda obra é ter edificações resistentes, duráveis, seguras e com alto padrão de estética e funcionalidade, atendendo a um público cada vez mais exigente e atento às modernidades, evitando retrabalhos com altos custos, manutenção e contratempos.

Essa questão envolve todas as etapas de uma obra e, quando o assunto é revestimento, a impermeabilização do piso de concreto merece atenção especial, pois é um trabalho preventivo e extremamente importante para o projeto.

Todo o investimento para preservar uma estrutura é válido, por isso saber como impermeabilizar piso de concreto é indispensável. Se você tem dúvidas sobre o assunto, confira neste post dicas e informações relevantes para ter sucesso na sua obra ou reforma!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Qual a importância de impermeabilizar pisos de concreto?

Os problemas causados pela umidade, infiltrações e exposição ao tempo são sérios e levam a contratempos e prejuízos que podem comprometer o piso de concreto. O risco é iminente e pode ir além de danificar o acabamento.

Com o passar do tempo, pisos de concreto sem a devida camada de proteção superficial estão vulneráveis a sofrerem reações químicas e físicas, que permitem o surgimento de manifestações patológicas como eflorescências e trincas, além de transtornos para o uso diário e limpeza da superfície.

Para evitar malefícios, retrabalhos e até prejuízos financeiros, o ideal é investir na impermeabilização do piso de concreto, para mantê-lo protegido de qualquer influência negativa que possa prejudicá-lo.

Quais os benefícios de impermeabilizar piso de concreto?

Independentemente do tipo de uso, proteger a superfície do piso de concreto é uma solução que proporciona benefícios incríveis, tanto para favorecer o uso apropriado quanto para as questões estéticas e de conservação, a curto e longo prazo.

Veja os benefícios de impermeabilizar piso de concreto!

Reduz o acúmulo de sujeira

Com uma superfície impermeabilizada, o acúmulo de sujeira é menor, contribuindo para manter a higiene e evitar limpezas constantes do piso. A diminuição do acúmulo de sujeira e a redução da frequência da limpeza também irão proporcionar um menor desgaste e agressão do piso a longo prazo, fazendo com que ele mantenha o aspecto de novo por muito mais tempo.

Facilita a limpeza

Pisos impermeabilizados são mais fáceis de limpar, otimizando o tempo da equipe para conservar o ambiente limpo. Contribui para economizar produtos, para ter eficiência nos serviços e manter uma aparência impecável.

Preserva a estrutura

O principal benefício que a impermeabilização proporciona é preservar a estrutura contra ações da água, de produtos químicos e do atrito. É a solução perfeita para ter durabilidade e garantir que o piso esteja seguro, livre dos danos graves causados pela umidade, o que, de forma silenciosa e gradativa, causa problemas significativos.

Como escolher o tipo ideal de impermeabilizante?

São muitas as opções de produtos para impermeabilizar piso de concreto, entretanto, a escolha ideal deve ser profissional e levar em consideração aspectos do local, acabamento desejado, tipo de piso e uso, além de um produto de qualidade.

Para ter eficiência na impermeabilização, considere os seguintes fatores ao escolher o produto:

Acabamento

De nada irá adiantar impermeabilizar o piso, se o acabamento desejado não for atendido pelo produto. Por isso, é muito importante, antes de aplicar um produto, de saber o tipo de acabamento que você deseja ter no piso. Para isso, temos um artigo que pode ajudar muito nesse primeiro passo, onde explicamos a diferença entre silicones hidrofugantes e vernizes.

Tipo de piso

Analisar o tipo de piso da área que deseja impermeabilizar é importante para identificar o produto que será mais eficiente. Seja um piso cimentício atérmico, concreto polido, ladrilho hidráulico ou outros, saber ao certo o tipo vai influenciar a escolha.

Trânsito

O trânsito que é submetido ao piso também é um fator relevante. A intensidade do tráfego de pessoas, veículos ou máquinas vai determinar o tipo de produto que suportará as atividades e oferecerá resistência e qualidade.

Carga sobre o piso

A distribuição de cargas no piso também precisa ser considerada, pois pode danificar a impermeabilização, caso ela não seja adequada para a situação. A pressão mecânica, vibrações ou impactos constantes precisam ser analisados para escolher impermeabilizantes.

Tipo de exposição

O tipo de exposição é um fator relevante para definir o produto ideal. É preciso considerar se o piso está em uma área interna ou externa, em áreas industriais ou residenciais, para assim definir se é melhor utilizar impermeabilizantes.

Alterações que podem ocorrer

Principalmente em ambientes industriais e comerciais, as alterações nos ambientes são comuns e devem ser consideradas para acertar na impermeabilização e garantir a devida proteção do piso.

Fazer uma análise técnica e considerar todos os fatores de exposição, influências e uso do piso é indispensável para escolher a melhor forma de impermeabilização, além de contar com produtos de qualidade. São fatores que garantem a eficiência e a satisfação.

Por que considerar o tipo de obra é fundamental?

Todo projeto tem as suas particularidades. Com isso, os profissionais da construção civil precisam analisar cada obra de forma independente, de acordo com o objetivo e pretensões.

Uma edificação residencial tem exigências mecânicas menores do que uma obra industrial ou comercial. Em todos os processos, é necessário considerar o tipo e a etapa do projeto para determinar o produto impermeabilizante adequado, que ofereça resistência e durabilidade de acordo com as necessidades.

Existem diversos produtos para impermeabilização para todos os tipos de pisos, proporcionando muitas possibilidades para ter superfícies totalmente protegidas. As principais opções de impermeabilizantes para pisos de concreto são:

BlokSeal Pisos

O BlokSeal Pisos é um silicone hidrofugante ideal para pisos porosos e apresenta características incríveis para repelir a água e a alta resistência à abrasão. Tem a capacidade de penetrar nos poros do piso e aumentar e evitar os danos da umidade, protegendo a superfície sem alterar a sua estrutura, facilitando a limpeza e manutenção.

Pronto para o uso, é um produto que rende bastante e é de fácil aplicação, basta ter a superfície limpa e aplicar diretamente no piso, espalhando o produto uniformemente em demão única. Não é inflamável e o tempo de cura é de 24 horas.

De alta qualidade e características únicas, BlokSeal PIsos é ideal para todos os tipos de pisos de concreto porosos, oferecendo durabilidade e resistência para ter estruturas seguras e toda a tranquilidade, além de reduzir os custos de manutenção e limpeza.

Portanto, para ter eficiência na sua obra ou reforma, é essencial contar com produtos de qualidade para impermeabilizar piso de concreto e garantir uma estrutura preservada e livre de qualquer risco, proporcionando benefícios extremamente importantes para qualquer projeto.

Gostou do post? Se deseja conhecer produtos de qualidade, desenvolvidos com alta tecnologia para proporcionar resistência e eficiência para todo o tipo de projeto, entre em contato conosco e saiba de tudo para ter sucesso na impermeabilização!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.