3 Dicas de Serviço de Impermeabilização que Você Precisa Conhecer

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
20/8/2020
Atualizado em
18/1/2024
3 Dicas de Serviço de Impermeabilização que Você Precisa Conhecer

O serviço de impermeabilização na construção civil é fundamental para garantir a durabilidade e integridade da estrutura. Esse processo diminui as chances de problemas causados pelas infiltrações, como a proliferação de fungos, bactérias, mofo, descascamento da pintura e até danos mais sérios que podem comprometer toda a estrutura da edificação.

A impermeabilização consiste em vedar ou selar certas superfícies para protegê-las contra os efeitos danosos da umidade. Esse processo deve ser realizado desde a etapa inicial da obra, ou seja, na fundação. Dessa forma, é possível garantir vida útil mais longa à estrutura, evitando gastos excessivos com manutenções.

Para saber mais sobre esse tipo de serviço, leia este artigo até o final. Nele, vamos mostrar como realizar de maneira correta a aplicação dos produtos e os tipos de impermeabilização disponíveis para sua construção. Confira!


argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Quais os tipos de impermeabilização?

Existem dois tipos de impermeabilização: a rígida e a flexível. O sistema rígido não acompanha a movimentação da estrutura e deve ser usado em superfícies que não estejam expostas a variações climáticas, movimentação de solo ou sujeitas a trincas e fissuras, como rodapés de paredes e viga de baldrame.

Já no sistema flexível é possível estender e absorver fissuras, acompanhando a superfície. Por isso, é recomendado para locais expostos a intempéries climáticas, podendo sofrer com umidade e infiltrações, como terraços, lajes, reservatórios de água e varandas.

Como realizar o serviço de impermeabilização?

O serviço de impermeabilização deve ser bem feito para garantir mais eficiência no resultado. Quando executado de forma incorreta, a impermeabilização ficará falha, deixando a estrutura sujeita a manifestações patológicas, prejudicando a armadura e a alvenaria da edificação.

Por isso, é importante utilizar produtos de qualidade e contar com uma empresa de confiança para a realização do serviço, visando obter melhores resultados. Na hora da aplicação do produto é fundamental seguir todas as orientações do fabricante.

A impermeabilização deve ser realizada antes da colocação do revestimento, de forma contínua e na horizontal, a partir do rodapé, subindo cerca de 20 cm em direção ao piso.

No caso de box de banheiro, é recomendado que a impermeabilização suba até, pelo menos, o nível do chuveiro, para que a umidade não atravesse o revestimento cerâmico nos pontos desprotegidos.

A superfície deve estar limpa, seca e regularizada. Antes de aplicar o produto, utilize um primer, indicado pelo fabricante, que vai fazer a ligação entre o impermeabilizante e a superfície.

Após a conclusão do serviço de impermeabilização, é essencial que seja feito o teste de estanqueidade para a verificação de possíveis vazamentos. Assim, todos os pontos de drenagem de água em ralos e pisos devem ser fechados, deixando cerca de 5 cm de água e, após 72 horas, deve-se verificar se houve o escoamento e a diminuição do nível.

Além disso, é fundamental seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A NBR 9574/2008, por exemplo, determina as exigências e recomendações relativas à execução dos serviços de impermeabilização, para que sejam seguidas as condições mínimas de proteção da edificação contra umidade e infiltrações.

Quais os produtos usados para impermeabilização?

Os produtos impermeabilizantes a serem usados na construção dependem do sistema de impermeabilização escolhido e do local da aplicação. Existem sistemas que utilizam argamassa polimérica, emulsão acrílica ou asfáltica, calafetador, hidrorrepelente ou produtos hidrofungantes.

Na hora de escolher o método de impermeabilização mais adequado para sua obra, é fundamental contar com insumos de empresas de confiança. A Blok oferece uma linha completa de produtos impermeabilizantes de alta qualidade para todo tipo de construção.

Portanto, investir em um bom serviço de impermeabilização garante a durabilidade e segurança da obra, conferindo economia nos processos de manutenção.

Você sabia que o projeto de impermeabilização é uma das fases mais importantes de obra? Leia este artigo e descubra por que ele faz toda diferença no resultado da construção!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.