3 Dicas de Serviço de Impermeabilização que Você Precisa Conhecer

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
20/8/2020
Atualizado em
20/4/2021
3 Dicas de Serviço de Impermeabilização que Você Precisa Conhecer

O serviço de impermeabilização na construção civil é fundamental para garantir a durabilidade e integridade da estrutura. Esse processo diminui as chances de problemas causados pelas infiltrações, como a proliferação de fungos, bactérias, mofo, descascamento da pintura e até danos mais sérios que podem comprometer toda a estrutura da edificação.

A impermeabilização consiste em vedar ou selar certas superfícies para protegê-las contra os efeitos danosos da umidade. Esse processo deve ser realizado desde a etapa inicial da obra, ou seja, na fundação. Dessa forma, é possível garantir vida útil mais longa à estrutura, evitando gastos excessivos com manutenções.

Para saber mais sobre esse tipo de serviço, leia este artigo até o final. Nele, vamos mostrar como realizar de maneira correta a aplicação dos produtos e os tipos de impermeabilização disponíveis para sua construção. Confira!


Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Quais os tipos de impermeabilização?

Existem dois tipos de impermeabilização: a rígida e a flexível. O sistema rígido não acompanha a movimentação da estrutura e deve ser usado em superfícies que não estejam expostas a variações climáticas, movimentação de solo ou sujeitas a trincas e fissuras, como rodapés de paredes e viga de baldrame.

Já no sistema flexível é possível estender e absorver fissuras, acompanhando a superfície. Por isso, é recomendado para locais expostos a intempéries climáticas, podendo sofrer com umidade e infiltrações, como terraços, lajes, reservatórios de água e varandas.

Como realizar o serviço de impermeabilização?

O serviço de impermeabilização deve ser bem feito para garantir mais eficiência no resultado. Quando executado de forma incorreta, a impermeabilização ficará falha, deixando a estrutura sujeita a manifestações patológicas, prejudicando a armadura e a alvenaria da edificação.

Por isso, é importante utilizar produtos de qualidade e contar com uma empresa de confiança para a realização do serviço, visando obter melhores resultados. Na hora da aplicação do produto é fundamental seguir todas as orientações do fabricante.

A impermeabilização deve ser realizada antes da colocação do revestimento, de forma contínua e na horizontal, a partir do rodapé, subindo cerca de 20 cm em direção ao piso.

No caso de box de banheiro, é recomendado que a impermeabilização suba até, pelo menos, o nível do chuveiro, para que a umidade não atravesse o revestimento cerâmico nos pontos desprotegidos.

A superfície deve estar limpa, seca e regularizada. Antes de aplicar o produto, utilize um primer, indicado pelo fabricante, que vai fazer a ligação entre o impermeabilizante e a superfície.

Após a conclusão do serviço de impermeabilização, é essencial que seja feito o teste de estanqueidade para a verificação de possíveis vazamentos. Assim, todos os pontos de drenagem de água em ralos e pisos devem ser fechados, deixando cerca de 5 cm de água e, após 72 horas, deve-se verificar se houve o escoamento e a diminuição do nível.

Além disso, é fundamental seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A NBR 9574/2008, por exemplo, determina as exigências e recomendações relativas à execução dos serviços de impermeabilização, para que sejam seguidas as condições mínimas de proteção da edificação contra umidade e infiltrações.

Quais os produtos usados para impermeabilização?

Os produtos impermeabilizantes a serem usados na construção dependem do sistema de impermeabilização escolhido e do local da aplicação. Existem sistemas que utilizam argamassa polimérica, emulsão acrílica ou asfáltica, calafetador, hidrorrepelente ou produtos hidrofungantes.

Na hora de escolher o método de impermeabilização mais adequado para sua obra, é fundamental contar com insumos de empresas de confiança. A Blok oferece uma linha completa de produtos impermeabilizantes de alta qualidade para todo tipo de construção.

Portanto, investir em um bom serviço de impermeabilização garante a durabilidade e segurança da obra, conferindo economia nos processos de manutenção.

Você sabia que o projeto de impermeabilização é uma das fases mais importantes de obra? Leia este artigo e descubra por que ele faz toda diferença no resultado da construção!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.