Impermeabilização em Apartamento: 4 Motivos Para Você Fazer

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
20/2/2020
Atualizado em
20/4/2021
Impermeabilização em Apartamento: 4 Motivos Para Você Fazer

O local em que moramos deve oferecer elementos importantes, como segurança, bem-estar, paz e conforto. A impermeabilização de apartamentos é essencial para permitir com que as residências sejam agradáveis, com isolamentos que geram tranquilidade para quem mora nelas.

Além disso, problemas como mofo e infiltração são eliminados. Afinal, ninguém quer morar em um local que ofereça não apenas o mal cheiro ou o clima ruim, como também os riscos à saúde.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite a leitura deste artigo. Nele, explicarei por que é tão importante investir na impermeabilização do seu apartamento. Acompanhe!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Como funciona a impermeabilização de apartamentos?

Quando surgem pontos pretos na parede, é um sinal de que a alvenaria naquele local apresenta alguma infiltração. A melhor maneira de evitar esse tipo de problema é por meio da impermeabilização do apartamento, afinal, a tendência é que isso aumente com o passar do tempo.

Existem dois tipos de impermeabilização:

  • Rígida — utiliza aditivos químicos, ou argamassas poliméricas rígidas;
  • Flexível — sua base é composta por polímeros elastôméricos que conferem essa característica.

O uso de cada uma dessas opções varia de acordo com a necessidade da estrutura atingida.

Quando a impermeabilização deve ser realizada?

Ao primeiro sinal de manchas escuras em pisos, paredes e lajes, além da presença de mal cheiro, é preciso resolver a infiltração e investir em um mecanismo de manutenção que evite tal problema.

O acúmulo de água apresenta alguns sinais específicos, como a presença de goteiras, rachaduras expressivas, desbotamento da pintura, bolor e desplacamento do revestimento. Isso pode ser proveniente falhas de impermeabilizações de áreas superiores como, lajes, banheiros ou cozinhas.

Outra falha muito comum de impermeabilização é em fachadas. Esse tipo de falha ocasiona infiltração, geralmente, em mais de um apartamento. Caso isso esteja acontecendo em alguma parede do seu apartamento e de mais vizinhos, pode ser um sinal de uma possível infiltração na fachada no seu prédio.

Como ter sucesso na impermeabilização?

É importante ter em mente que o processo de impermeabilização varia de acordo com uma série de fatores, como o tipo da construção, o local a ser impermeabilizado e a região da construção. Regiões litorâneas ou com maresia, por exemplo, costumam apresentar um custo mais elevado para esse procedimento, além de precisar de manutenções com frequência.

Para ter sucesso na impermeabilização, o primeiro passo é identificar a causa do problema e escolher a técnica de acordo com a necessidade. Além disso, é fundamental encontrar uma empresa especializada, que ofereça um serviço de qualidade e duradouro.

Quais são as principais vantagens da impermeabilização?

1. Oferece Maior Durabilidade Para a Alvenaria

Dentre as principais causas que degradam a alvenaria — principalmente em paredes e lajes — estão a infiltração de água e as variações bruscas de temperatura. Com a impermeabilização, reduzimos consideravelmente os impactos desses problemas.

2. Ajuda a Proteger a Sua Família

O mofo — aquela mancha preta que surge nas paredes — oferece grande risco à saúde. Por conta da infiltração, a umidade se torna favorável à proliferação de microorganismos que geram desde simples alergias e rinites, até mesmo infecções pulmonares mais severas.

3. Melhora o Visual

Apartamentos são, normalmente, locais menores — por isso, qualquer detalhe afeta o seu visual. A impermeabilização elimina o risco do surgimento de manchas e goteiras que possam estragar a mobília e o piso. Outra vantagem é que o ambiente fica mais agradável e confortável, graças ao controle de temperatura gerado.

4. Precisa de Manutenção de Baixo Custo

Mesmo com todo o cuidado para evitar possíveis problemas, falhas no processo construtivo podem existir. Com a impermeabilização, é possível garantir uma boa manutenção, a um baixo custo.

A impermeabilização do apartamento foi vista, durante muito tempo, como algo incremental. Agora, devido aos novos padrões de vida, às estruturas mais práticas e à qualidade de vida desejada, esse processo é tido como algo natural e necessário. Empresas como a Blok oferecem o suporte completo: desde identificar a causa da infiltração, até o processo e produtos corretos para sanar as infiltrações.

Se você gostou deste texto, aproveite para entender sobre projeto de impermeabilização e evitar falhas ao longo da construção ou reforma do seu apartamento!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.