Saiba Tudo Sobre Fachada Com Revestimento Cerâmico

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
1/8/2019
Atualizado em
18/1/2024
Saiba Tudo Sobre Fachada Com Revestimento Cerâmico

Fachada Com Revestimento Cerâmico

Está na hora de você saber mais sobre este assunto.

Hoje em dia é muito comum vermos prédios com fachadas de revestimento cerâmico. Em geral são bonitas, versáteis e dão um aspecto de edifício novo e vistoso, não é mesmo?

Não é à toa que esse tipo de revestimento externo é o preferido para compor a decoração dos edifícios. Com a diversidade de texturas, cores e opções disponíveis no mercado, eles agradam todos os gostos e são comumente utilizados tanto para restaurar construções antigas, dando aquele toque mais moderno, quanto para deixar os prédios novos ainda mais vistosos.

Porém, seu cuidado requer bastante atenção. Por isso vamos explicar os problemas que o revestimento cerâmico pode causar e quais medidas tomar para que isso não se torne um problema ainda maior.

Podemos começar?

Dá para entender a preferência ao escolher o revestimento cerâmico para a fachada de um prédio seja por sua longa durabilidade, fácil aplicação, boa resistência e pela enorme variedade de modelos.

Antes de mais nada, é preciso ficar atento ao escolher qual tipo será utilizado. O ideal é optar por um material que seja adequado para ser aplicado em fachadas que  ficarão completamente expostas ao sol, chuva, umidade, calor, ou seja, todas as ações do tempo e movimentações da própria estrutura da construção.

Uma dica: ao optar pelo revestimento externo para fachadas, é recomendado comprar uma quantidade excedente de peças, caso precise repor no futuro e não correr o risco de não encontrar disponível o mesmo modelo no mercado. Isso evita prejudicar a estética do prédio.

Até aqui tudo bem?

Agora vamos para os problemas mais graves e que podem comprometer, de fato,  a estrutura da construção, o que pode dar um trabalhão para resolvê-los. Vamos explicar quais são as causas dessas patologias, como identificá-las e solucioná-las.

silano siloxano para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano
BlokSeal
Silano Siloxano
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Destacamento

Você já deve ter ouvido falar que o principal problema do revestimento cerâmico é o destacamento das placas cerâmicas do substrato, certo? É um problema gravíssimo por conta do risco de ocorrer acidentes com os pedestres que transitam perto do prédio, pois, imagine as consequências de cair uma peça sobre alguém? Então, vamos entender porque isso acontece e o que se deve fazer para evitar essa situação.

Destacamento de Revestimento Ceramico
Destacamento de Revestimento Cerâmico em Fachada Predial

Identificando o Problema

Essa patologia ocorre devido à perda de aderência das placas cerâmicas do substrato, causada por alguns fatores, como: falhas no assentamento, preenchimento incompleto do verso das placas, infiltração de água, pressão de aplicação inadequada, movimentação excessiva do edifício, imperícia da mão de obra na execução, tempo em aberto excedido da argamassa colante,  expansão das placas, erro na especificação da argamassa colante, uso de rejunte rígido e falta de juntas de movimentação.

Existem outros fatores que possam causar o destacamento e, muitas vezes, eles ocorrem conjuntamente, o que complica ainda mais. Um sinal que pode indicar quando há descolamento das placas é o som oco nas placas, quando percutidas e o estufamento da camada de acabamento.

Além de poder causar acidentes, o destacamento é um problema grave porque seu reparo não é barato nem simples. O reparo localizado somente nas peças que estão perdendo aderência nem sempre é suficiente uma vez que volta a ocorrer em outras áreas do revestimento.

Acidente com Revestimento Cerâmico
Acidente com Revestimento Cerâmico

Na maioria das vezes, o ideal é a retirada total do revestimento externo e refazê-lo  da maneira correta, o que pode ser caro e trabalhoso. Portanto, para não chegar nesse ponto, é recomendado evitar as causas desse problema para garantir uma manutenção mais simples, certo?

Trincas, Gretamento e Fissuras

Esses problemas aparecem por conta da perda de integridade da superfície da placa cerâmica, isto é, as trincas são rupturas que ocorrem na placa devido à ação de esforços que provocam a separação de suas partes e suas aberturas são maiores que 1 mm enquanto que as fissuras e gretamento apresentam aberturas inferiores a 1 mm.

É bom ficar de olho ao observar essas patologias no revestimento cerâmico, porque as trincas, por exemplo, podem evoluir para um descolamento. Já as fissuras não causam a ruptura total das placas e o gretamento ocorre na superfície esmaltada das peças, semelhante a uma teia de aranha, o que prejudica a aparência do prédio, dando-lhe um aspecto envelhecido.

Algumas causas desses problemas são a dilatação e retração das placas cerâmicas, deformação estrutural excessiva, ausência de detalhes construtivos e retração da argamassa de fixação.

Eflorescência

Você já deve ter notado algumas manchas brancas com aspecto escorrido nas fachadas de prédios, não? Sabe o que são? Elas são depósitos cristalinos de cor esbranquiçada, que surgem na superfície do revestimento através de reações químicas, comprometendo a estética da fachada e são as chamadas eflorescências, uma patologia muito comum na construção civil.

Esses depósitos são formados quando os sais solúveis são transportados pela água utilizada na construção ou até vinda por infiltração que, em contato com o ar, solidifica-se e formam-se os depósitos esbranquiçados.

Para evitar esse problema, deve-se eliminar os seguintes fatores: sais solúveis, presença de água ou porosidade do componente de revestimento. Ainda, é recomendado, para evitar as eflorescências: reduzir o consumo de cimento Portland ou usar cimento com baixo teor de álcalis, utilizar placas cerâmicas de boa qualidade e garantir o tempo necessário para a secagem e cura de todas as camadas anteriores à execução de revestimento cerâmico.

A boa notícia é que, nas áreas já afetadas pela eflorescência, uma simples lavagem é suficiente para remover os depósitos. E, para nunca mais ter que se preocupar com esse problema, lembre-se de, além de eliminar suas causas, utilizar Blok Eflohard, a solução perfeita para combater as eflorescências, ok?

Deterioração das Juntas

A deterioração das juntas é um problema que pode afetar não só as juntas de assentamento e de movimentação, mas também o revestimento cerâmico como um todo uma vez que as juntas são responsáveis pela estanqueidade do revestimento e pela capacidade de absorver deformações. Pode-se perceber essa patologia quando há perda de estanqueidade da junta e envelhecimento do material de preenchimento.

A perda da estanqueidade pode ocorrer por conta das movimentações estruturais somadas aos intemperismos, que podem causar trincas bem como infiltração de água. Além disso, deve-se ter atenção nas juntas de assentamento, que podem sofrer deterioração com agentes agressivos, como a chuva, surgindo fissuras.

Também, sobre o envelhecimento do material de preenchimento, o selante aplicado nas juntas de dilatação deve ser inspecionado e trocado periodicamente para manter sua ação funcionando perfeitamente. Para o melhor desempenho, utilize BlokSil MS nas juntas de dilatação para melhor aderência e resistência!

Conclusão

O revestimento cerâmico nas fachadas prediais é uma ótima opção, mas você viu que, se não tomar os cuidados necessários, os problemas são diversos e, muitos deles, chatos de resolver, não é?

Mesmo depois de ter lido essas dicas essenciais sobre o revestimento cerâmico nas fachadas prediais, isso não dispensa você de consulta NBR 13755 para uma execução e manutenção correta. Lá, você vai encontrar quais são as placas ideais, qual a forma correta de aplicação e tudo o que você precisa saber para não ter os problemas apresentados nesta matéria.

Também, recomendamos dar uma olhada em nosso site para conhecer nossos produtos, que, com certeza, vão contribuir para você manter seu edifício com qualidade, livre dessas patologias.

Até a próxima! Blok. Para Qualquer Desafio.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.