Conheça as Vantagens do Adesivo para Chapisco

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
21/8/2020
Atualizado em
18/1/2024
Conheça as Vantagens do Adesivo para Chapisco

Para diminuir o volume de resíduos nas construções e proporcionar baixo impacto ambiental, o adesivo para chapisco é a melhor alternativa.

Esse produto é econômico e bastante versátil, podendo ser incorporado a diferentes projetos e fases da obra. Além disso, ele oferece ótima aderência das argamassas aos mais diferentes substratos da construção civil.

O adesivo para chapisco é feito à base de resinas sintéticas, é compatível com cimento, gesso e cal e não é afetado pela exposição à água após estar adicionado na argamassa.

O produto possui alta resistência, oferecendo mais durabilidade para a estrutura e o acabamento. Pode ser aplicado em áreas internas e externas e em locais expostos à umidade.

Quer saber mais sobre o adesivo para chapisco? Neste post, vamos explicar as vantagens desse material e como produtos de qualidade interferem no resultado da sua obra. Confira!

adesivo fixador para chapisco, argamassa e concreto
BlokFix
Adesivo para Argamassa, Chapisco, Concreto e Gesso
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Chapisco, emboço e reboco

Para que uma parede esteja pronta para receber o revestimento final, ela precisa passar por três etapas fundamentais: chapisco, emboço e reboco. Essas são fases essenciais do processo construtivo e devem ser cumpridas conforme as normas, para assegurar a eficiência da obra.

Com a ajuda de profissionais capacitados e produtos de qualidade, após esses três passos, o resultado será uma estrutura mais resistente e duradoura.

Quando essas etapas são realizadas de forma incorreta ou com materiais inadequados, a tendência é que os revestimentos percam qualidade e venham a deteriorar mais rapidamente, exigindo manutenção constante e gerando prejuízos estéticos e financeiros.

O chapisco é o primeiro passo do processo de alvenaria de uma estrutura e deve ser aplicado para criar uma superfície áspera e proporcionar maior aderência à segunda etapa, o emboço. Considerada a fase intermediária do acabamento, o emboço cumpre a função de nivelamento do chapisco.

Por fim, o reboco é a terceira e última etapa da fase de acabamento e tem como objetivo deixar a parede uniforme e lisa para receber o revestimento final. Esse trabalho exige conhecimento técnico e, por isso, é necessário que seja realizado por um profissional capacitado. Além disso, produtos de qualidade interferem diretamente no resultado final da obra.

Sobre o chapisco

O chapisco é um revestimento rústico aplicado em superfícies lisas de alvenaria ou estrutura de concreto. Essa camada serve para aumentar a aderência e é uma mistura composta por cimento, cal e gesso.

A aplicação é feita em local previamente umedecido e em uma única camada de argamassa, que precisa ser uniforme, com espessura fina e acabamento áspero. O chapisco proporciona sustentação ao emboço.

Paredes onde o reboco é aplicado diretamente na superfície, sem a aplicação do chapisco, tendem a se deteriorar mais rapidamente, visto que não terá aderência suficiente para se sustentar.

Tanto em superfícies sem chapisco, quanto em superfícies com chapiscos mal executados, é comum ocorrer o desplacamento do emboço e reboco.

Existem três tipos de chapisco: convencional, colante e rolado. A escolha será feita conforme as necessidades e especificidades da obra.

Toda estrutura, independentemente das suas características e materiais, deve ser devidamente preparada antes de ser chapiscada. E, para garantir a aderência do material, é necessária a aplicação do adesivo para chapisco.

Adesivo para chapisco: aplicação e vantagens

O adesivo para chapisco é a melhor opção para quem busca economia e alto desempenho da obra. Esse polímero sintético é bastante concentrado e quando adicionado às propriedades do cimento, gesso e cal, eleva a aderência da argamassa aos diferentes substratos presentes na construção civil. O material pode ser aplicado em diversos locais internos e externos da edificação. Geralmente, é utilizado para:

  • consertos entre alvenaria e concreto;
  • reparos em emboços, rebocos e alguns pontos críticos;
  • chapiscos tradicional e rolado;
  • fixador de molduras e sancas quando adicionado ao gesso.

São muitas as vantagens que o adesivo para chapisco proporciona para as construções. Além de oferecer mais resistência e plasticidade, também durabilidade à edificação, o produto é altamente concentrado, possui alto rendimento e reduz o volume de resquícios produzidos na obra. O adesivo para chapisco também:

  • diminui os gastos, gerando mais economia;
  • tem alta aderência e resistência;
  • reduz as chances do aparecimento de rachaduras e fissuras;
  • proporciona menor retração das argamassas;
  • proporciona maio trabalhabilidade e flexibilidade às argamassas;
  • melhora a produtividade na construção;
  • tem ótimo rendimento;
  • aumenta a impermeabilidade.

O adesivo para chapisco é capaz de facilitar o serviço na construção e ajuda na obtenção de melhores resultados, proporcionando mais satisfação do cliente. O BlokFix é o adesivo para argamassa, chapisco, gesso e concreto da Blok de alto desempenho que oferece excelente adesividade aos mais diversos substratos.

Dicas para chapiscar uma parede

A superfície pode ser chapiscada da forma tradicional, em que o pedreiro é o responsável por preparar a massa e aplicar sobre o local. Nesses casos, é muito importante contar com um profissional qualificado para garantir que a manipulação do material seja feita corretamente.

Além disso, o substrato que for receber a aplicação do chapisco deve seguir as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme as diretrizes da NBR 7200, que determina procedimentos para execução de revestimento de paredes e tetos.

Após a preparação da argamassa, a aplicação é um processo fácil e rápido. Deve ser feita com o auxílio de uma colher de pedreiro e uma masseira, em movimentos diagonais, de cima para baixo.

Muita atenção na quantidade de argamassa a ser colocada na parede e na forma como espalhar o material pela superfície. É importante aplicar de forma a não deixar áreas descobertas e mantendo a espessura recomendada de 3 mm a 5 mm.

A outra forma de chapiscar uma superfície é utilizando uma mistura que já vem preparada e é comercializada em casas de material de construção. Como já está pronta e dispensa a manipulação, essas soluções podem ser mais confiáveis e eficientes.

Independente da forma de execução do chapiso, uma dica muito importante é, sempre umedecer a superfície antes de chapiscar. Isso fará com que a água necessária para a cura do chapisco, não seja absorvida pela superfície da parede e a cura do cimento não seja prejudicada por esse motivo.

Produtos Blok

A Blok possui uma linha completa com os melhores produtos impermeabilizantes que podem ser usados nos mais variados projetos construtivos. Os aditivos para emboço garantem mais produtividade para a construção e aumentam a impermeabilidade das argamassas. O BlokMassa ST, BlokMassa e o BlokLiga aumentam a trabalhabilidade, impermeabilidade e a plasticidade da argamassa.

Portanto, o adesivo para chapisco é fundamental para aumentar a aderência das argamassas aos mais variados substratos da construção civil, além de reduzir fissuras e aumentar a resistência e a durabilidade da edificação.

Por isso, utilize produtos de qualidade e contrate profissionais capacitados para garantir mais eficiência e economia na sua obra.

Entre no site da Blok e conheça toda a linha de aditivos, impermeabilizantes e resinas disponíveis para garantir mais qualidade ao seu projeto.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.