Conheça o Piso Intertravado de Concreto e Suas Vantagens

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
21/10/2020
Atualizado em
18/1/2024
Conheça o Piso Intertravado de Concreto e Suas Vantagens

Para a pavimentação de vias públicas e calçadas, o piso intertravado de concreto é o revestimento mais utilizado, por ser prático, econômico e sustentável. Os blocos são pré-fabricados e assentados sobre uma camada de areia, e se encaixam uns nos outros por atrito entre as peças ou por contenção lateral.

O piso intertravado de concreto tem modelos ideais para locais com grande trânsito de pessoas e veículos. Muito versátil, ele pode ser encontrado em variadas cores e ser usado em diversos lugares, como ciclovias, estacionamentos, estradas, garagens e parques. Mas esse revestimento oferece muitas outras vantagens.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura para saber mais!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

As características do piso intertravado de concreto

O piso intertravado é produzido por máquinas automatizadas e a cura do produto pode ser feita com o calor do sol ou a vapor. Esse pavimento tem peças resistentes e suportam tráfego intenso de veículos e pessoas. Além disso, algumas peças são capazes de aguentar carga de até algumas toneladas.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 9781/2013, determina a especificação dos blocos de concreto para a pavimentação, conferindo os seguintes formatos de piso: retangular, único, geométrico característico e conjuntos.

As vantagens do piso intertravado

Além das questões estéticas, como a diversidade de cores e de formatos, o piso intertravado de concreto oferece muitas outras vantagens. Eles têm durabilidade elevada e, quando respeitadas a forma de instalação e manutenção das peças, podem durar cerca de 20 anos.

Esse tipo de pavimento tem rolamento adequado e distribui bem o peso exercido sobre ele. Além disso, o piso intertravado é antiderrapante e facilita o deslocamento de pessoas com necessidades especiais, com mobilidade reduzida ou deficiência visual.

Fácil assentamento

Para colocar o piso intertravado de concreto não é preciso maquinário específico ou mão de obra altamente especializada. De forma manual, os blocos são encaixados, um por um, e de acordo com o projeto. Equipamentos simples, como as guilhotinas de pressão, são utilizadas no processo de assentamento para cortar as peças que serão colocadas nas extremidades.

Além disso, não existe a necessidade da aplicação de rejunte, dispensando o tempo de cura do pavimento e liberando o tráfego assim que é finalizado o trabalho de assentamento das peças. Esse tipo de pavimento é confiável, tem qualidade garantida e alta resistência.

Pouca manutenção

Os blocos do piso intertravado têm espessura grossa e, por isso, são mais resistentes. Dessa forma, esse revestimento está menos sujeito a sofrer rachaduras e trincas. A alta permeabilidade é outro fator que colabora com a baixa necessidade de manutenção. A areia que acumula nas frestas auxilia a passagem da água, diminuindo o risco de deformações causadas pela umidade.

Ecologicamente corretos

A sustentabilidade é outra vantagem desse tipo de pavimento. Para ser fabricado, o piso intertravado não consome muita energia nem materiais, além de não gerar resíduos, já que todo piso que for retirado pode ser reaproveitado em outros lugares.

Como ele é permeável, facilita o escoamento da água e diminui o risco de enchentes e alagamentos nos grandes centros urbanos. Além disso, esse tipo de pavimento tem capacidade de refletir a luz do sol, proporcionando economia nas contas de iluminação pública.

Variedade de cores e formatos

O piso intertravado de concreto tem uma variedade de formatos, como hexagonais, retangulares e quadriculados. Ele também pode ser encontrado em diversas cores, o que permite adequá-lo aos mais diferentes projetos arquitetônicos. Além disso, a mistura de cores cria formas e desenhos bastante criativos.

Os tipos de piso intertravado de concreto

Existem alguns tipos de piso intertravado de concreto e as variações podem acontecer de acordo com a função das peças e o formato de cada uma. Além de cores e formatos diversos, a espessura desse revestimento também varia conforme a demanda de carga:

  • tráfego leve — locais que transitam apenas pedestres, usa-se os blocos com 60 mm de espessura;
  • tráfego médio — com trânsito de pedestres e veículos leves, como os carros de passeio, recomenda-se espessura de 80 mm;
  • tráfego pesado — vias com passagem de veículos pesados, como ônibus e caminhões, o ideal é uma espessura entre 100 mm a 120 mm.

Cada tipo de piso intertravado produzido pelo mercado tem uma caraterística e atende a determinado modelo de demanda. Além disso, o acabamento estético influencia bastante quem procura por esse produto.

Piso de concreto sextavado

Com acabamento liso, o piso de concreto sextavado ou hexagonal é usado para revestir passeios e calçadas. Tem baixo travamento e, por isso, pode não ser eficiente em locais com trânsito de veículos.

Piso de concreto raquete

O piso raquete é indicado para locais com tráfego leve de pessoas e veículos, como praças, garagens, jardins e passeios de condomínios. De fácil manuseio, esse tipo de revestimento pode ser usado para inúmeras soluções nos mais diversos projetos.

Piso de concreto 16 faces

Esse tipo de bloco oferece maior travamento entre as peças e é muito utilizado nos projetos arquitetônicos. O piso de concreto 16 faces, ou onda, é facilmente encontrado no mercado e está disponível em diversas cores. É indicado para pavimentar calçadas externas e lugares com tráfego de veículos.

Piso de concreto retangular

Conhecido também como holandês, esse é o modelo mais comum quando se trata de apelo artístico. Com ele, é possível usar a criatividade e formar desenhos de diversas cores. O piso de concreto retangular é indicado para passeios e calçadas, já que não tem um nível alto de travamento.

A manutenção do piso intertravado de concreto

As peças colocadas podem ser retiradas e reassentadas, permitindo consertos subterrâneos em calçadas, sem remendo, e com o auxílio de ferramentas simples. Em situações em que o reaproveitamento das peças não é possível, elas podem ser recicladas e usadas para a fabricação de novas outras. Por essas facilidades, o piso intertravado confere baixo custo de manutenção.

Portanto, o piso intertravado de concreto é resistente, durável e confere mais beleza e agradabilidade aos espaços urbanos. Além disso, essa é uma solução que colabora com a preservação do meio ambiente, já que sua fabricação é ecologicamente correta. Manter as peças limpas e usar bons produtos impermeabilizantes é uma maneira de prolongar a vida útil desse revestimento.

Você conhece o BlokSeal Pisos? Descubra mais sobre esse hidrofugante para pisos porosos!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.