Tipos de aditivo impermeabilizante para concreto

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
25/2/2021
Atualizado em
20/4/2021
Tipos de aditivo impermeabilizante para concreto

Você que trabalha com a fabricação de artefatos de concreto já pensou em utilizar aditivo impermeabilizante para concreto para qualificar e diferenciar ainda mais o serviço prestado por sua empresa?

O crescimento populacional e a urbanização são definitivamente duas megatendências globais. Como resultado, edifícios devem ser construídos, especialmente nas grandes cidades. Um fator chave para a durabilidade de estruturas deste tipo é a impermeabilização eficaz e confiável, para evitar a corrosão das armaduras de aço como resultado da penetração de água.

Sabemos que a água é essencial para a produção, colocação e cura do concreto. Mas, uma vez que cumpre seu papel nesses processos, ela pode representar riscos para o concreto.

Dependendo de sua função e da natureza de sua exposição, o concreto pode, obviamente, funcionar bem em ambientes úmidos. Entretanto, por ser um material naturalmente poroso e sujeito a rachaduras, o concreto é vulnerável à infiltração de água. Os resultados disso podem ser graves danos e deterioração do concreto e dos artefatos produzidos com o material.

Diante disso, vários produtos e sistemas estão disponíveis para ajudar a proteger as estruturas de concreto contra danos causados ​​pela água, de revestimentos a selantes, membranas e muito mais.

Um método que pode simplificar o processo de proteção é fazer concreto com aditivos que reduzem sua permeabilidade.

Continue a leitura e descubra mais sobre aditivo impermeabilizante para concreto, tipos, funcionamento e como escolher o produto certo para seus projetos.

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que são aditivos para concreto?

O uso de aditivos para concreto é bastante antigo. De fato, há relatos de que romanos e incas incluíam claras de ovo, leite e outros aditivos para aprimorar a trabalhabilidade das misturas.

De forma sucinta, aditivos são produtos adicionados ao concreto visando alterar determinadas propriedades, melhorar sua trabalhabilidade e agregar novos benefícios ao desempenho deste material.

Conforme a ABNT NBR 11768, aditivo é aquele produto incluído durante o procedimento de preparação do concreto tendo a finalidade de modificar suas propriedades.

Ainda, o concreto aditivado apresenta maior durabilidade e resistência e pode favorecer a diminuição da permeabilidade, da retração e da absorção de água.

Há diversos tipos de aditivos, com objetivos distintos. Entre eles, está o aditivo impermeabilizante para concreto.

Para que serve e como funciona o aditivo impermeabilizante para concreto?

O concreto é poroso e, se não for impermeabilizado, pode absorver água, contaminantes da água e produtos químicos que podem causar deterioração. Assim, para proteger artefatos e elementos feitos a partir de concreto, mantendo uma vida útil longa, a impermeabilização é essencial, uma vez que reduz as possibilidades de surgirem danos ocasionados pela umidade, favorecendo um incremento na durabilidade e segurança das edificações.

De fato a umidade é um dos maiores problemas nesses projetos, em função de a água ter alta capacidade de penetração nas superfícies. E, uma vez instalada, a infiltração pode levar a uma grande gama de danos - tais como mofo, fungos, descascamento do reboco e da pintura, além de agravados problemas estruturais.

Para ajudar a combater esses problemas, há soluções como o aditivo impermeabilizante para concreto, que contribui para elevar a proteção das superfícies, formando uma camada segura contra a passagem de água e, com isso, reduzindo as chances de danos na edificação.

Muitas pessoas costumam ver o concreto como uma substância maciça e monolítica, mas isso não é acurado. O concreto contém inúmeros poros de ar microscopicamente pequenos que desenvolvem um efeito capilar e permitem que a água penetre no material.

Com isso, o aditivo impermeabilizante para concreto garante alta resistência e boas propriedades de processamento. O resultado é uma impermeabilização de alta qualidade para variados tipos de concreto como pré-fabricados, concreto de alto desempenho, concreto protendido, argamassas, grautes, entre outros.

Quais são os tipos de aditivo impermeabilizante para concreto?

Hoje em dia, há no mercado diversos tipos de aditivo impermeabilizante para concreto. Entretanto, a escolha ideal varia a partir de critérios como o tipo de superfície a ser protegida e as necessidades mais específicas da edificação e do projeto.

Entre os principais tipos de aditivos que podem auxiliar na impermeabilização do concreto, estão:

Aditivo impermeabilizante para concreto por hidrofugação

Esse produto atua por hidrofugação do sistema capilar, possibilitando a "respiração" dos materiais, preenchendo os vazios dos poros e, assim, evitando que a água penetre no concreto.

Esse tipo de aditivo impermeabilizante para concreto é bastante utilizado para lajes, rebocos, contrapisos, áreas molhadas, pisos e outros artefatos.

Aditivo plastificante ou redutor de água

Grupo de aditivos que, sem alterar a consistência do concreto fresco, possibilitam a diminuição do conteúdo de água ou que, sem modificar a quantidade de água, alteram a consistência do concreto, elevando o abatimento ou fluidez ou, ainda, podendo produzir os dois efeitos de forma simultânea. Tudo isso sem perda de trabalhabilidade na mistura do concreto e incorporando maior impermeabilidade.

Os aditivos plastificantes agregam plasticidade e praticidade e, no caso de serviços envolvendo armagassas a base de cimento (cura hidráulica), ainda dispensam a utilização de cal hidratada.

Ainda dentro desse grupo há os aditivos polifuncionais/multifuncionais, que possibilitam dosagens mais elevadas que os plastificantes tradicionais e, com isso, podem proporcionar melhor trabalhabilidade e/ou redução de água.

Aditivos superplastificantes

Também dentro da classe de redutores de água, estão os aditivos superplastificantes. Esses podem diminuir significativamente o volume de água na mistura. Hoje vê-se esse tipo de aditivo sendo cada vez mais incorporado em obras de grande porte, mas seu uso está se popularizando gradativamente para outros projetos.

Entre os superplastificantes, encontramos dois tipos:

  • Tipo I: de menor potência, com redução de água na mistura atingindo entre 12% e 20%;
  • Tipo II: utilizado em projetos mais tradicionais e, também, em estruturas pré-fabricadas e pré-moldadas. Possibilita mais fluidez da mistura, o que permite um assentamento melhor nas formas, evitando bolhas e fissuras. Há aditivos desse tipo que proporcionam redução de até 40% da proporção de água. Dentro dessa categoria, há os hiperplastificantes, descritos na NBR 11768 como aditivos de alta redução de água/superplastificante tipo II.

Como escolher seu fornecedor de aditivo impermeabilizante para concreto?

Eficiência é a chave para o sucesso de negócios na indústria da construção e selecionar o aditivo impermeabilizante para concreto certo para seu trabalho é primordial para isso. Os fabricantes desses produtos têm desenvolvido soluções cada vez mais qualificadas e focadas nas reais necessidades do mercado, garantir que empresas, como as que fabricam artefatos de concreto, tenham a tecnologia certa para proteger as estruturas de seus clientes e a reputação de seu negócio.

A partir disso, novos e aprimorados tipos e marcas de aditivos têm surgido. Com a variedade, também é importante atentar-se para fazer a melhor escolha. Isso passa por critérios como optar por produtos testados e aprovados, fabricados a partir de matérias-primas de fontes renováveis e que ofereçam excelente acabamento.

Ainda, dê preferência para os que contam com selos de conformidade com as normas da ABNT e outros elementos distintivos de sua qualidade comprovada.

Além disso, outro critério importante é que o fornecedor dê suporte adequado, oferecendo conteúdos e canais para que você possa tirar suas dúvidas e extrair o máximo de benefícios do aditivo impermeabilizante para concreto.

Por fim, lembre-se que preço é importante, mas valor também é. Ao utilizar produtos de qualidade inferior, tomando como critério apenas o preço, o valor de seu serviço e de sua empresa podem sofrer prejuízos diante de seu cliente e sua companhia ainda poderá ter de arcar com custos elevados para reparar danos nos artefatos e imóveis dos clientes em razão de uma má escolha do produto.

Soluções em aditivo impermeabilizante para concreto da Blok

A Blok conta com os melhores produtos para impermeabilização, desde resinas impermeabilizantes e selantes a aditivo impermeabilizante para concreto.

E mais: a Blok disponibiliza uma linha completa de superplastificantes para concretos, argamassas e grautes, reconhecidos por garantirem durabilidade e desempenho ao produto final.

Entre os superplastificantes, o BlokGraute Pro+ é classificado como do tipo II, sendo capaz de reduzir a água em algo em torno de 40%.

E então, tiramos suas principais dúvidas sobre os tipos de aditivo impermeabilizante para concreto e como funcionam? Deixe sua mensagem nos comentários.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.