Conheça as Diferenças Entre o Concreto Armado e o Concreto Protendido

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
21/10/2020
Atualizado em
20/4/2021
Conheça as Diferenças Entre o Concreto Armado e o Concreto Protendido

O concreto é um componente tradicional, presente em todas as construções modernas. Desempenha uma função estrutural indispensável para todos os projetos, seja como concreto armado, seja como protendido.

Com a modernização dos projetos e avanço da tecnologia voltada para a engenharia e arquitetura, foram desenvolvidos diversos tipos, formatos e composições de concreto. Nesse sentido, é essencial saber os conceitos básicos sobre o assunto.

Você sabe as diferenças entre o concreto armado e o concreto protendido? É um tema que deve ser claro para todo profissional do setor construtivo. Pensando nisso, confira neste post o que significam e as vantagens de cada um desses materiais!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é o concreto protendido?

Embora seja semelhante ao concreto armado, o concreto protendido tem algumas particularidades de composição e aplicações. Nesse tipo de estrutura, além da típica armação metálica, são adicionados cabos de aço tracionados previamente por meio de equipamentos especiais de protensão.

O processo aplica o esforço de compressão no concreto e, quando o cabo de aço atinge a tração desejada, é ancorado no concreto e se mantém comprimido. Dessa forma, gera esforço contrário ao que é feito quando estiver em trabalho normal, aumentando a resistência.

Diversas são as possibilidades de aplicação do concreto protendido. Na maioria das situações, são obras mais complexas e de grande porte, como:

  • plataformas marítimas;
  • torres;
  • passarelas e viadutos;
  • pontes;
  • edifícios;
  • barragens;
  • tirantes de ancoragem;
  • lajes;
  • pisos.

Quais as diferenças entre eles?

A princípio, o concreto armado é composto por uma armação de aço em seu interior, sem tensão aplicada sobre a armação. Já o concreto protendido conta com cabos de aço tracionados e ancorados no próprio concreto, além da estrutura metálica.

O concreto protendido tem resistência até três vezes maior do que as utilizadas no concreto armado. Sendo assim, o concreto armado é uma opção mais interessante para projetos mais simples, pois proporciona mais economia e garante a eficiência.

Como é mais resistente, de maior custo, complexidade de projeto e execução, o concreto protendido é mais indicado para obras complexas, industriais ou de infraestrutura. É um tipo de concreto com baixas possibilidades de sofrer danos estruturais, como rachaduras e fissuras.

Qual a importância da protensão para o concreto?

A protensão é um processo que melhora a resistência do concreto, minimiza os danos e impactos decorrentes das ações externas. Algumas regiões e projetos exigem que as estruturas de concreto apresentem alta propriedade de compressão e tração.

Nesse contexto, a protensão é utilizada para melhorar o comportamento da estrutura em que ocorre maiores tensões, e isso permite peças maiores e mais leves. Além disso, proporciona mais estabilidade e reduz a incidência de fissuras.

Quais os tipos de concreto protendido?

Existem três tipos de concretos protendidos. Cada aplicação depende do nível de complexidade e particularidade dos projetos. São eles o pós-tracionado aderente, pós-tracionado não aderente e o pré-tracionado. Conheça mais sobre eles!

Pós-tracionado aderente

Esse tipo de concreto protendido é o que o alongamento da armadura de aço é realizada após o endurecimento do concreto. São utilizadas partes da própria estrutura como apoio, promovendo a aderência permanente, injetando bainhas.

É um tipo de concreto protendido muito utilizando na construção civil de grande porte, desde projeto de contenção até pontes e barragens. A flexibilidade é um dos fatores que explicam a variedade de aplicações.

Pós-tracionado não aderente

Também é um tipo de concreto protendido que o pré-alongamento da armadura é feito após o endurecimento do concreto. Entretanto, não é criada aderência e a barra de aço é presa ao concreto em determinados pontos.

O concreto protendido pós-tracionado não aderente é mais usual em fundações rasas tipo raider. São de fácil manuseio e instalação, porém, exigem uma boa instalação para ter bons resultados.

Pré-tracionado

Nesse caso, o concreto protendido tem o pré-alongamento da armadura feito por apoios independentes antes mesmo da adição do concreto. Após o endurecimento do concreto, a ligação da protensão com os apoios é retirada.

Dessa forma, a estrutura tende a voltar ao tamanho original sem a aplicação de cargas e é impedido pelo atrito com a armadura, gerando a protensão. O atrito interno da estrutura contribui para facilitar a ancoragem.

Quais as vantagens e desvantagens do concreto armado?

A grande vantagem do concreto armado é a oportunidade de construir estruturas resistentes, com ótimo desempenho e com custos relativamente reduzidos.

Também contam com processos de implementação simples e não necessitam de profissionais altamente qualificados. Por conta da versatilidade, é viável para obras residenciais, comerciais e industriais.

A desvantagem é a possível necessidade de aquisição de formas metálicas ou de madeira, que acabam aumentando os custos. Também exige cálculos precisos para ter estruturas eficientes, leva mais tempo para cura e, consequentemente, para concluir a obra.

Quais as vantagens e desvantagens do concreto protendido?

As vantagens do concreto protendido são evidentes, entre elas, permite a redução das dimensões das seções estruturais. Com isso, o peso é reduzido e beneficia a confecção de vãos maiores, favorecendo uma fundação mais econômica.

São estruturas que oferecem grande resistência e suportam cargas expressivas sem sofrer qualquer fissura ou danos estruturais. O concreto protendido é base para projetos modernos e ousados, comuns nas grandes cidades do mundo.

A complexidade do sistema exige cálculos elaborados perfeitamente, além de equipamentos específicos. Também existe a necessidade de controle permanente para evitar a perda de protensão e os custos são elevados. Todos esses fatores são considerados desvantagens desse tipo de concreto.

Por que a proteção para o concreto é essencial?

A umidade representa um grande risco para as estruturas de concreto armado ou protendido. Ela age de forma gradativa e silenciosa no aço utilizado no concreto, seja ele protendido ou armado, causando danos que podem comprometer a estabilidade e segurança, levando a grandes prejuízos.

Nesse sentido, adotar medidas para proteger as estruturas e evitar todos os riscos é o segredo para a durabilidade das edificações. A melhor alternativa par alcançar esse objetivo é investir na impermeabilização da superfície.

Para tanto, a Blok oferece produtos de extrema qualidade, desenvolvidos com alta tecnologia para proporcionar soluções para todas as formas de impermeabilizações. Com uma linha completa, você vai encontrar tudo para preservar as estruturas de concreto da sua obra.

Exemplo disso são o silicone hidrofugante e o hidrofugante para pisos porosos à base d’água. Com uma aplicação simples e prática, garante total eficiência na proteção das superfícies de concreto armado e protendido.

Como você percebeu, as diferenças entre o concreto armado e protendido são muitas e cada tipo tem suas aplicabilidades e vantagens. Portanto, a escolha correta vai depender diretamente das características e objetivos do seu projeto.

Entendeu as diferenças entre o concreto armado e o protendido? Agora que está bem informado, acesse o site da Blok e veja produtos que vão revolucionar a sua obra e trazer grandes resultados!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.