Impermeabilizante para Telhado: Conheça Todas as Opções do Mercado!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
1/9/2020
Atualizado em
20/4/2021
Impermeabilizante para Telhado: Conheça Todas as Opções do Mercado!

Usar impermeabilizante para telhado é importante para garantir a qualidade e vida útil da estrutura, além de evitar problemas que podem surgir com o tempo. Um dos principais gargalos nas construções é a umidade, que provoca infiltrações e gera fungos, mofo, rachadura, descascamento da pintura e até estragos mais graves na edificação. Por isso, a impermeabilização correta do telhado garante cada centavo investido no empreendimento.

A falta de impermeabilizante pode provocar a queda da cobertura e desencadear consequências sérias. O telhado é a parte da construção que mais fica exposta à incidência de raios solares, chuva, ventania e outras variações climáticas. O uso dos produtos corretos para impermeabilização do telhado diminui as chances de avarias provocadas por essas questões atemporais.

Portanto, a longo prazo, o sistema de impermeabilização previne gastos excessivos com reformas e muitas dores de cabeça. Neste post, vamos mostrar quais são os principais métodos disponíveis no mercado e os produtos mais adequados para a proteção do telhado do seu imóvel. Acompanhe!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

A importância do impermeabilizante para telhado

Para garantir a qualidade da obra, é fundamental que o projeto estrutural e arquitetônico contem com um bom sistema de impermeabilização. Esse processo garantirá a segurança e a durabilidade de toda a estrutura. O uso de produtos específicos nos telhados tem como objetivo vedar a entrada de umidade em materiais porosos que são sujeitos a trincas e fissuras, provocando vazamentos e infiltrações.

Uma boa impermeabilização é benéfica por vários motivos e, além de evitar o aparecimento de fungos e bolores, possibilita o isolamento térmico interno e melhora a eficiência energética. Além disso, esse método preserva os materiais presentes no local, protege as instalações elétricas e previne doenças respiratórias, favorecendo o bem-estar dos moradores.

Principais tipos de impermeabilização

Existem alguns tipos de sistema de impermeabilização para telhado disponíveis no mercado. Entre os produtos mais utilizados estão os silicones hidrofugantes, vernizes acrílicos e membranas acrílicas. Conheça os principais e escolha o que melhor se encaixa em seu projeto.

Silicone hidrofugante

O silicone hidrofugante é muito utilizado na construção civil. Por não formar película na superfície, ele mantém a porosidade do material e facilita a evaporação de líquidos, deixando a telha respirar. O produto penetra na superfície sem modificar suas características originais, como cor e brilho do material. Além disso, é de fácil manutenção, já que não é preciso retirar toda a camada anterior para reaplicar, basta passar o silicone hidrofugante por cima do existente.

O sistema de impermeabilização com silicone hidrofugante pode ser aplicado diretamente na superfície, sem a necessidade de uma mão de obra especializada. Esse produto não gera resíduos e tem ótimo desempenho contra os danos gerados por intempéries. O silicone é leve, por isso, não pressiona o telhado e é indicado para a maioria das coberturas, isso é muito vantajoso em estruturas que não podem sofrer com sobrecargas de outros materiais.

Esse produto é ecologicamente correto e evita a umidade, protegendo o local contra a ação da água e impedindo a formação de mofo e manchas. Dessa forma, o material previne a região de problemas que podem comprometer a estética da edificação. Esse método favorece a conservação, amplia a vida útil do telhado, diminui a necessidade de manutenções, é durável e proporciona uma superfície autolimpante.

O silicone hidrofugante deve ser escolhido em casos onde a aparência do telhado deseja ser mantida. Pois o material não irá alterar a cor ou o brilho do substrato. Em casos onde há trincas e rachaduras, esse material não é indicado. Nesse caso, as opções abaixo são mais indicadas.

Membrana acrílica (manta líquida acrílica)

A membrana acrílica, popularmente conhecida como manta líquida acrílica, é um impermeabilizante que é aplicado diretamente sobre o telhado à frio. Não necessita aplicação com maçarico e é altamente resistente aos raios UV.

Esse tipo de impermeabilização forma uma película elástica sobre o telhado, cobrindo fissuras e trincas que podem já haver no material.

A membrana acrílica na cor branca também pode ter uma segunda função, como isolante térmico, pois irá refletir boa parte das luzes solares responsável pelo aumento da temperatura no ambiente interno da construção.

Manta asfáltica comum

Produzida com material asfáltico modificado, a manta asfáltica tem componentes que garantem mais resistência, durabilidade e flexibilidade. Ela pode ser formulada a partir de vários insumos, como polietileno, borracha, poliéster e fibra de vidro. Cada um desses produtos terá uma competência específica, entre elas redução de ruídos, conforto térmico e proteção ultravioleta.

Manta asfáltica aluminizada

A manta asfáltica aluminizada se diferencia da comum devido à sua cobertura, que forma uma película de alumínio protegida por um filme plástico. Esse método é flexível e bastante resistente a chuvas, raios solares e outros tipos de intempéries. A aplicação desse produto é rápida, prática e se adere à maior parte dos materiais usados nas construções.

Manta asfáltica adorsiada

A manta adorsiada se diferencia dos outros produtos por conta da sua camada de proteção formada por pequenos grãos minerais e escamas de ardósia natural. O sistema de impermeabilização com manta adorsiada apresenta melhor acabamento quando comparada à manta aluminizada.

Além disso, esse produto é durável, resistente e tem cores variadas. Porém, para telhados com inclinação abaixo de 30%, a manta adorsiada não é recomendada. Por isso, antes de decidir é importante consultar um especialista para adequar o sistema que melhor atenderá a edificação.

Vale pontuar que em todos os tratamentos com mantas asfálticas, a carga da impermeabilização deve ser levada em consideração e avaliar se a estrutura do telhado suportará essa carga extra sobre ela.

Verniz acrílico

Já o verniz acrílico tem outras características. Os impermeabilizantes de resina acrílica são utilizados em lajes por serem muito eficientes. Quando aplicados no telhado, formam uma camada elástica e flexível, oferecendo cobertura resistente às interferências climáticas.

Contudo, a película formada pode modificar as características padrões, deixando a superfície fosca, brilhante ou acetinada. O produto seca em até 72 horas e deve ser aplicado diretamente na superfície. Existem vários tipos de vernizes acrílicos, com especificações diferentes. Por isso, antes de comprar é importante descobrir qual atenderá melhor seu projeto.

O lado negativo desse sistema de impermeabilização é que pode sofrer degradação em virtude da exposição aos raios ultravioletas. A superfície tende a ficar amarelada, craquelada, podendo até descolar. Para evitar mais problemas estéticos, é importante que a manutenção seja realizada logo nos primeiros sinais de desgaste.

Dicas importantes

Antes de realizar a impermeabilização de telhados é importante conhecer o projeto arquitetônico para a escolha do produto que melhor vai atendê-lo. Também é fundamental contar com a ajuda de profissionais especializados tanto para definir o melhor sistema quanto para a aplicação. Uma dica é aplicar o produto escolhido nas superfícies limpas e secas e, caso apresente imperfeições, como buracos, trincas ou rachaduras, é essencial corrigi-los antes.

O investimento inicial em um sistema de impermeabilização será compensado pela necessidade de poucas intervenções de manutenção ao longo do tempo. Além disso, reparos eventuais podem custar até 15 vezes mais que o valor da obra. Por outro lado, o custo com a impermeabilização dos telhados normalmente corresponde de 1% a 3% do valor total do empreendimento.

Portanto, usar impermeabilizante para telhado favorece a durabilidade e segurança da construção, além de oferecer ótimo custo-benefício. Por isso, busque o sistema que melhor atender às necessidades do seu projeto e garanta a integridade física do seu imóvel para evitar danos futuros e gastos excessivos.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a entenderem melhor sobre a importância do uso de impermeabilizante para telhado!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.