Conheça a manta líquida impermeabilizante

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
20/8/2020
Atualizado em
18/1/2024
Conheça a manta líquida impermeabilizante

Os sistemas de impermeabilização são fundamentais nas construções para garantir a durabilidade e integridade das estruturas. Com o tempo e sob influência de fatores climáticos, os danos mais comuns são as infiltrações que causam a proliferação de fungos, mofo, descascamento e corrosão do vigamento da estrutura. Para evitar esses transtornos, existem vários produtos disponíveis no mercado e a manta líquida impermeabilizante é um deles.

A impermeabilização com manta líquida é um método flexível e bastante versátil. Por isso, pode ser usado em áreas internas e externas, como lajes e coberturas. De fácil aplicação, a solução é vendida pronta para uso e deve ser aplicada direto sobre a superfície, com auxílio de trinchas ou rolos. Esse produto forma uma camada de proteção que preserva a estrutura contra os efeitos nocivos da umidade.

É bom lembrar que a eficiência do processo vai depender da escolha do sistema de impermeabilização mais adequado para cada projeto. Neste post, vamos mostrar os benefícios da manta líquida e qual a diferença para a manta asfáltica. Boa leitura!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Mantas Pré-Fabricadas e Moldadas in Loco

Manta líquida é o nome popular para o nome técnico do produto, que é membrana líquida. Esse tipo de impermeabilizante pode ser fabricado a partir de diversos materiais, como polímeros acrílicos, poliuretano, silicone ou asfalto.

Dentro da categorias de mantas, existem dois grandes grupos, as pré-fabricadas e as moldadas in loco.

Aqui no Brasil, a manta pré-fabricada mais comum é a manta asfáltica, que já vem pronto para ser instalada. Existem outros tipos de mantas pré-fabricadas no mercado, mas deixaremos esse assunto para um próximo artigo.

Quanto às mantas moldadas in loco, a mais utilizado no nosso mercado são as mantas líquidas acrílicas, que são fabricadas à partir de polímeros acrílicos. Outras bases químicas também são encontradas no mercado, mas também não trataremos nesse artigo.

Manta asfáltica

Para evitar problemas estéticos e estruturais, técnicas de impermeabilização são muito utilizadas por engenheiros e arquitetos na construção civil. Um dos materiais mais usados nesse processo, justamente por ser fácil de aplicar e eficiente no isolamento térmico, é a manta asfáltica. O produto pode ser aplicado em lajes e coberturas.

Ele evita que a umidade e a água gerem infiltrações e gotejamento, protegendo móveis e eletrodomésticos que se encontram na parte interna das edificações. Com a aplicação desse impermeabilizante, é possível prevenir a proliferação de mofo e fungos, resguardando a saúde dos ocupantes. Além disso, a manta asfáltica favorece a durabilidade da estrutura.

Manta líquida

A manta líquida é outro sistema de impermeabilização flexível. Feita de resina acrílica, sua versatilidade permite que seja aplicada em diversos locais, dentro e fora dos imóveis.

O objetivo é proteger a estrutura de intempéries, como ventos, chuva e a incidência de raios solares. A relativa rápida liberação do espaço para uso também chama a atenção nesse produto.

Outra vantagem desse tipo de material é a fácil aplicação, pois não exige o uso de maçarico e fogo, como é o caso da aplicação da manta asfáltica. Por isso, esse tipo de material vem tomando espaço no mercado, e se tornando uma das melhores alternativas à manta asfáltica tradicional.

Diferença entre manta líquida e manta asfáltica

Tanto a manta líquida quanto a manta asfáltica são utilizadas com o intuito de resguardar e preservar a estrutura da edificação. A diferença entre os dois produtos está nos elementos da composição e na forma de aplicação. A manta asfáltica é a mais usada nos projetos onde existem áreas de impermeabilização muito grandes ou que terão tráfego de veículos e é feita de material originado de asfalto misturado a componentes, como fibra de vidro e poliéster.

A manta asfáltica é um produto vendido em rolos pré-moldados e deve ser aplicada sobre a superfície, já com primer, com a ajuda de maçarico. Ao final do processo de aplicação, essa manta deve receber uma camada para proteção contra impactos. Esse material não pode ficar exposto aos raios solares, pois o asfalto será degradado pelos raios UV e seu papel de impermeabilizante acabará.

Já a manta líquida é um produto acrílico flexível que pode ser aplicado diretamente sobre a superfície de forma prática, dispensando a utilização de máquinas pesadas e muita mão de obra.

Esse produto serve para impermeabilizar coberturas e lajes, como a manta asfáltica, mas sem a necessidade de proteção contra os raios solares. Ele também pode ser usado em lajes expostas e sem trânsito, marquises, paredes externas e telhados.

Como aplicar a manta líquida impermeabilizante

Para garantir a eficiência do sistema impermeabilizante com manta líquida é fundamental que seja feita a aplicação correta do produto. O primeiro passo é realizar a limpeza da superfície que receberá o tratamento. Essa etapa deve ser feita em todo e qualquer processo para impermeabilização de concreto. A limpeza é imprescindível para garantir que o produto fixe melhor na região.

É importante não pular essa fase, porque qualquer impureza presente no local, como desmoldante, graxa ou sujeiras, influenciarão diretamente no desempenho do impermeabilizante.

Em seguida, a superfície já pode ser preparada para receber a manta líquida. Caso o local precise ser lavado com jatos de água de pressão, é necessário esperar a secagem completa antes da aplicação.

Outra etapa imprescindível é a regularização e execução do caimento para os pontos de escoamento da água, que deve ser de, pelo menos, 1% no sentido dos ralos.

Em situações em que as lajes foram concretadas recentemente, o ideal informado pelos fabricantes é que aguarde cerca de 15 dias para a aplicação do produto.

Uma outra dica importante é que todas as fissuras devem ser consertadas antes da aplicação da manta líquida.

Ralos, rodapés e todos os cantos devem ser arredondados afim de evitar trincas e fissuras nesses pontos.

É preciso mais de uma demão

Para a aplicação correta da manta é preciso mais de uma demão. O recomendável são três demãos, com intervalos de três horas cada, realizadas de forma cruzada, em sentidos perpendiculares entre elas. Esse produto é vendido pronto para ser usado, mas pode ser diluído em água para facilitar a aderência na primeira demão. Coloque o produto direto na superfície com a ajuda de rolos de pintura comum ou trinchas.

Para cada metro quadrado do local será usado a quantidade indicada pelo fabricante da manta líquida, por isso, faça o cálculo preciso para evitar desperdícios ou falta de material. O produto também não pode ser aplicado em superfícies muito frias (abaixo de 10°C) ou com temperaturas elevadas (acima de 35°C), para não comprometer os processos químicos de cura. A cada dois anos é recomendável que seja aplicada uma nova camada do produto.

A melhor solução para sua construção

O Blok ST, produto similar à manta líquida, é indicado para impermeabilização de superfícies. Esse revestimento é flexível, formulado com aditivos minerais, fibras sintéticas e resina acrílica, e oferece ótimas condições de aderência. O Blok ST é ideal para vedar e eliminar vazamentos, além de combater com eficiência a umidade.

Muito versátil, o produto é perfeito para ser usado em áreas molhadas como piscinas, caixa d’água, reservatórios, lajes e alicerces. De alta qualidade, garante maior durabilidade à edificação.

Portanto, um bom sistema de impermeabilização e produtos de qualidade são fundamentais em qualquer projeto arquitetônico e garantem segurança e integridade da estrutura. Além disso, infiltrações podem gerar danos prejudiciais à vida humana e graves problemas na edificação.

Por isso, contrate um prestador de serviço confiável, com profissionais qualificados, e escolha a melhor manta líquida impermeabilizante para atender as especificidades do seu projeto. Dessa forma, é possível evitar gastos excessivos com reformas e preservar a saúde dos que ocupam o imóvel.

Gostou de saber mais sobre a manta líquida e seus benefícios? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem um pouco mais sobre esse sistema de impermeabilização!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.