Como Fazer Piso de Cimento Queimado?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
22/12/2020
Atualizado em
20/4/2021
Como Fazer Piso de Cimento Queimado?

O estilo industrial é uma das maiores tendências na arquitetura e design de interiores nos últimos anos e, com ele, veio a popularização do revestimento de cimento queimado. Por isso, cada vez mais vemos pessoas interessadas em aprender como fazer piso de cimento queimado para aplicar em suas casas e espaços comerciais, uma vez que este é um acabamento muito versátil e prático.

O piso de cimento queimado é de alta durabilidade e resistência, além de ter aparência neutra e ser de fácil limpeza e baixa manutenção. Com a sua aparência rústica, ele pode ser combinado com os mais diversos estilos de decoração para criar combinações belíssimas, adicionando ao espaço um toque rudimentar e elegante ao mesmo tempo.

No entanto, este material deve ser aplicado seguindo uma técnica específica para que tenha um bom resultado final. Neste artigo, vamos tirar as principais dúvidas a respeito do tema com um passo a passo detalhado de como fazer piso de cimento queimado. Acompanhe.

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é a queima do cimento?

Uma das maiores dúvidas de quem quer aprender como fazer piso de cimento queimado é a respeito da queima. Na verdade, a queima da argamassa nada tem a ver com o uso de fogo. O que chamamos de “queima” é o processo de aplicação do cimento em pó na argamassa do piso já nivelado - que deve ser espalhado com a desempenadeira pela superfície da massa ainda molhada para criar o efeito de acabamento manchado, característico do cimento queimado.

Quais os materiais são necessários para fazer o piso de cimento queimado?

Uma das maiores vantagens do piso de cimento queimado é a utilização de materiais econômicos e comuns, o que faz com que seja um revestimento acessível e com baixo custo de investimento.

Basicamente, o piso é feito com uma argamassa simples de cimento, que necessita de três elementos básicos para sua fabricação: o cimento, a areia e a água. A depender da situação, pode vir a ser necessário incrementar a mistura com aditivos para garantir uma boa aderência da massa à base do piso existente, evitando o aparecimento de fissuras ou rachaduras após a secagem.

Como materiais adicionais, é necessário utilizar uma desempenadeira para fazer o alisamento do piso, uma serra para as juntas de dilatação, e um produto para fazer a impermeabilização e garantir um acabamento com boa durabilidade para a superfície. Ao escolher os materiais a serem utilizados, ainda cabem algumas precauções a respeito do acabamento desejado para o piso.

Enquanto, normalmente, o acabamento preferido é o próprio cinza manchado característico do cimento queimado, é possível obter tons de cinza ou até mesmo adicionar outras cores à mistura com o uso de pigmentos. Assim, você pode escolher utilizar apenas o cimento Portland tradicional, ou fazer misturas com o cimento branco e com os pigmentos disponíveis no mercado para personalizar o tom final do seu piso de cimento queimado.

A seguir, entenda melhor como utilizar estes recursos para fazer um piso de cimento queimado de qualidade.

Passo a passo de como fazer piso de cimento queimado

Apesar de ser um revestimento produzido com materiais simples, executar a técnica da forma correta para garantir um bom resultado pode não ser tão fácil quanto parece.

São várias etapas que devem ser respeitadas para que o piso adquira a resistência e o acabamento desejado. Para iniciantes, é recomendada a contratação de um profissional que saiba como fazer piso de cimento queimado, capacitado para a atividade e com experiência de execução para ter um revestimento de qualidade.

A seguir, confira o passo a passo de como fazer piso de concreto queimado:

Passo 1: preparação do piso

Antes de fazer a aplicação da argamassa, é essencial que a superfície que irá receber o cimento queimado esteja devidamente nivelada e limpa. Retire os móveis do ambiente e limpe a área para retirar qualquer pó ou sujeira solta. Se houver manchas de óleo ou de outros produtos químicos, você pode lavar a superfície com água e sabão neutro.

Passo 2: preparação da argamassa

Com a superfície pronta para receber a argamassa, é hora de fazer a mistura. Para o piso de cimento queimado, normalmente, é utilizado o traço de cimento e areia de 1:3 ou de 1:4 – ou seja, uma medida de cimento para três ou quatro de areia média. Peneire cada um dos materiais individualmente, e vá adicionado aos poucos a água até adquirir uma mistura homogênea e com a textura desejada.

Passo 3: aplicação da argamassa

Para a aplicação da argamassa, é recomendado umedecer o piso que irá receber o cimento queimado para melhor aderência. Respingue um pouco de água sobre a superfície, e despeje a mistura da argamassa, cuidando para que a espessura da camada não fique nem muito fina, nem muito grossa.

Passo 4: nivelamento da argamassa

Conforme for aplicando a argamassa no piso, utilize a desempenadeira ou a régua de alumínio para ir alisando e nivelando o piso. Para esta etapa, também pode ser utilizada uma régua vibratória, se disponível.

Passo 5: queima do cimento

Esta é a etapa que diferencia a técnica de como fazer piso de cimento queimado. Com a argamassa ainda úmida, espalhe pó de cimento seco por toda a superfície do piso. Espere a mistura absorver o pó e, em seguida, passe novamente a desempenadeira por toda a extensão, fazendo movimentos circulares. Isso vai garantir o efeito característico do cimento queimado após a secagem.

Passo 6: cura do cimento

Seguir este passo com cuidado é essencial para assegurar a resistência e durabilidade do resultado, evitando o aparecimento de trincas e rachaduras no seu piso de cimento queimado.

O cimento leva alguns dias para secar, e o processo de cura deve ser lento e sempre úmido. Evite que o sol bata diretamente sobre a superfície nas primeiras 72 horas, e mantenha a umidade da argamassa molhando o piso, com cuidado, a cada 8 ou 12 horas, de 5 a 8 dias. Depois, você pode deixá-lo secar completamente e seguir para as próximas etapas.

Passo 7: juntas de dilatação

Alguns dias após a concretagem, é necessário fazer os cortes das juntas de dilatação. Estas juntas permitem que o cimento tenha espaço para fazer as suas movimentações térmicas, e evita que aconteça o fissuramento ou desplacamento do piso – especialmente em superfícies extensas. Normalmente, as juntas devem ficar a uma distância máxima de 4 metros. Demarque uma malha de 4x4 e faça os cortes utilizando uma serra.

Passo 8: finalização e acabamento

Após a secagem do cimento queimado e do corte das juntas de dilatação, o piso já está pronto para ser finalizado. Para um acabamento mais fino, você pode lixar a superfície antes da aplicação do finalizador impermeabilizante.

É importante utilizar um produto para proteger a superfície e garantir a durabilidade do seu piso de cimento queimado, sendo que muitas pessoas utilizam ceras ou resinas para este fim. Entretanto, tenha cuidado com a escolha do produto, pois ele pode alterar a cor do resultado, ou até mesmo manchar o cimento e danificar o efeito do piso.

Conheça o BlokSeal Pisos

O BlokSeal Pisos é um hidrofugante de alto desempenho, desenvolvido especialmente para oferecer a máxima proteção aos pisos porosos.

Ao ser aplicado, o BlokSeal cria uma camada invisível de proteção, que evita a infiltração da água e não modifica a aparência dos materiais, garantindo que o efeito do cimento queimado permaneça intacto após sua impermeabilização.

Além de proteger o seu piso de cimento queimado da água e da umidade, o BlokSeal Pisos ajuda a diminuir o desgaste e a retenção da água, assim como o acúmulo de sujeira, reduzindo custos de manutenção e promovendo mais segurança, mesmo em áreas de alto tráfego.

Gostou das dicas de como fazer piso de cimento queimado? A Blok é referência no desenvolvimento de produtos de alta performance para as suas obras! Visite nosso site e conheça mais sobre nossa solução BlokSeal Pisos para garantir uma proteção de qualidade para o seu piso de cimento queimado!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.