O que é cimento branco e como utilizá-lo em sua obra

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
26/2/2021
Atualizado em
20/4/2021
O que é cimento branco e como utilizá-lo em sua obra

O que é cimento branco e como utilizá-lo em sua obra

Você já considerou utilizar cimento branco em seus projetos? Este é um material que oferece diversos diferenciais e versatilidade de aplicações.

O cimento branco é considerado um produto de alta qualidade e valor agregado, e sua utilização varia desde aplicações com requisitos estéticos até estruturais, tanto para reformas (decoração, reparos e manutenção) quanto para novas construções.

Ele é especialmente utilizado em aplicações como decoração de interiores e exteriores, ornamentação arquitetônica e em produtos de concreto decorativo. Ainda, a adição deste cimento pode otimizar a absorção de calor, reflexão e conforto térmico nos projetos.

Assim, essa é mais uma alternativa a ser considerada em seus projetos. Como ocorre com os outros tipos, esse cimento também apresenta grande credibilidade e benefícios para proporcionar produções de qualidade, sendo sua cor, naturalmente, um diferencial a ser considerado.

A consistência de brilho, cor e tom e a versatilidade de aplicações do cimento branco destacam sua proeminência na indústria da construção em todo o mundo, tornando-o uma aposta para projetos modernos e inovadores também no Brasil.

Então, se você ainda não trabalha com o cimento branco e quer descobrir mais sobre esse material, suas aplicações e potencial para incrementar o portfólio e a lucratividade de seu negócio, continue a leitura. No artigo de hoje, você poderá tirar suas principais dúvidas e obter dicas para trabalhar com cimento branco em seu negócio. Acompanhe a seguir.

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que confere a cor ao cimento branco?

A cor do cimento é determinada por suas matérias-primas e pelo processo de fabricação. Um baixo nível de óxidos de metal, especialmente ferro e manganês, contribui para garantir sua brancura característica.

Ainda, a cor é uma questão de controle de qualidade especialmente importante na indústria de cimento branco, na qual a consistência em brilho e tom estão entre as principais preocupações.

Afinal, o que é cimento branco?

O cimento é um pó mineral finamente moído que atinge o estado sólido por meio de um processo de hidratação quando misturado com água, adquirindo uma consistência pétrea e mantendo essa propriedade ao longo do tempo. O clínquer, componente fundamental do cimento, é um produto semiacabado resultante da queima de calcário e outros minerais naturais em altas temperaturas.

Em relação à opção convencional, a característica distintiva primordial do cimento branco é sua cor. Tal alvura é obtida graças a matérias-primas muito puras e específicas, à utilização de processos de produção diferenciados e a um controle de qualidade extremamente rigoroso que permite que este material seja utilizado em projetos arquitetônicos complexos e em aplicações estéticas sofisticadas e modernas.

O cimento branco é um produto de valor agregado que pode ser usado no lugar do cimento cinza em determinados projetos especialmente por suas propriedades de reflexão de calor e aparência estética.

De forma objetiva, trata-se do cimento que apresenta, ao menos, 78% de índice de brancura. Ainda, sua composição não apresenta argila (por utilizar caulim em seu lugar), o que contribui para menores níveis de toxidade e para torná-lo não radiativo.

Para compreender mais sobre o que é o cimento branco, especialmente sob a ótica das normas brasileiras, é importante consultar também a ABNT NBR 12.989.

Quais são os tipos de cimento branco?

Podemos classificar o cimento branco em:

  • Estrutural: utilizado para projetos e artefatos estruturais e arquitetônicos, podendo ser aplicado, por exemplo, em vigas e colunas;
  • Não estrutural: nesse caso, sua finalidade de uso não é arquitetônica, podendo ser aplicado em rejunte de cerâmicas, na fabricação de ladrilhos hidráulicos e outros tipos de acabamentos.

Para que serve o cimento branco?

Utiliza-se o cimento branco para uma ampla variedade de tipos de projetos. Em boa parte dos casos, pode-se usá-lo para os mesmos projetos que o cimento cinza. No entanto, sua finalidade principal geralmente diz respeito ao seu papel como um elemento de design - não um elemento construtivo.

Com isso, o cimento branco serve para agregar um visual destacado e diferenciado em obras e projetos diversos, seja um piso de concreto branco, um caminho de jardim e detalhes em uma fachada.

De modo geral, o cimento branco é usado para muitas aplicações nas quais a brancura é o principal parâmetro de interesse, como produtos de mistura seca, telhas, pedras artificiais, elementos de concreto pré-moldado, entre tantas outras.

Ainda, é bastante utilizado principalmente para pisos e produtos ornamentais - como estátuas, decorações internas e externas - e floreios arquitetônicos. Sua cor clara também facilita a pigmentação, por isso é muito usado para criar concreto colorido com tons bastante vivazes.

Cabe destacar que o uso do cimento branco no Brasil, de modo geral, ainda é um tanto restrito, especialmente se comparado às inúmeras aplicações comumente feitas em países da Europa e nos Estados Unidos. Entretanto, com o avanço de tecnologias e a busca por maior diferenciação em determinados projetos residenciais, industriais e comerciais, o material deverá ser cada vez mais facilmente encontrável no mercado e mais visto em variadas aplicações no país daqui para a frente.

Principais diferenciais do cimento branco

O cimento branco difere do cimento Portland comum basicamente pela sua cor, já que ele possui uma cor mais limpa e brilhante devido ao seu processo de fabricação.

Esse tipo de cimento tende a apresentar satisfatórias propriedades em termos de resistência, trabalhabilidade, durabilidade, facilidade de manipulação e impermeabilidade.

O cimento branco também conta com excelentes propriedades estéticas, decorativas e de ligação hidráulica. Outro diferencial que vale ser destacado é a capacidade desse tipo de cimento de ser fundido em qualquer formato, o que pode torná-lo ideal para uso em monumentos, esculturas e restauração de sítios arqueológicos, por exemplo.

Quando você e seu cliente optam por utilizar cimento branco em uma obra, um dos diferenciais do projeto será mesmo um impacto visual único em termos de design, tanto quanto acabado em sua cor característica quanto quando é utilizado para agregar cor - a natureza vivaz deste material é capaz de absorver vermelhos brilhantes, rosas, amarelos e outras cores vibrantes.

O concreto branco feito com este material também é muito reflexivo, o que lhe confere uma aparência brilhante sem igual, seja a partir da exposição à luz solar ou à artificial - embora o brilho gerado via luz natural seja ainda mais marcante, o que faz com que o cimento branco seja bastante utilizado para elementos em áreas externas.

Outro diferencial importante é que, quando utilizado para concreto branco, ele pode eliminar a necessidade de pintura ou acabamento adicional. Assim, é comum que se tenha uma economia com acabamento nesses projetos e de tempo para sua conclusão, sem demandar o período para execução do acabamento.

Cabe destacar também que o cimento branco pode oferecer outras contribuições de valor agregado em termos de sustentabilidade e melhoria da segurança.

As superfícies claras ou brancas refletem a luz do sol com mais eficiência do que as escuras. A refletividade da barreira mediana de concreto branco é quase 50% maior do que a do cinza em tempo chuvoso. Além disso, à noite, as barreiras medianas de concreto branco aumentam a visibilidade em comparação com o concreto cinza, o que favorece uma melhoria em termos de segurança em rodovias.

Ainda, a reflexão da luz reduz a absorção solar e o consequente acúmulo de calor, permitindo economia na iluminação e climatização dos ambientes nos projetos e seus clientes. Por isso, esse material tem sido utilizado na cobertura de edifícios, reduzindo o acúmulo de calor, gerando economia com energia no longo prazo e contribuindo para projetos de sustentabilidade.

Existem desvantagens no cimento branco?

Essencialmente, a principal desvantagem do cimento branco é o custo. No entanto, como o aspecto decorativo é inato à mistura de concreto branco, o acabamento adicional pode não ser necessário, o que pode equilibrar o orçamento da obra.

Além disso, devido à sua aparência, qualquer dano que ocorra em sua aplicação ou na execução do projeto pode parecer mais óbvio.

Cabe ressaltar também que ele pode não ser a melhor escolha para obras em cozinhas e banheiros, uma vez que sua massa é bastante permeável, podendo absorver itens de limpeza ao longo do tempo.

Principais oportunidades de aplicação do cimento branco em seus projetos

O cimento branco é caracterizado por sua versatilidade e múltiplas utilidades. Ele é utilizado principalmente em aplicações arquitetônicas que requerem concreto branco ou colorido, em operações de acabamento, como rebocos, argamassas e concreto, como acabamento superficial de grandes painéis e blocos, em reparos e tratamento de esculturas e produtos de construção, para decoração de edifícios, na fabricação de mármore e superfícies decorativas semelhantes a mármore.

Ainda, em artefatos que exijam bom nível de detalhamento, uma vez que o cimento branco é mais delicado e fino, conferindo um aspecto elegante e moderno. Por isso, ele é bastante aplicado em pilares ornamentais, por exemplo.

O cimento branco também encontra aplicação em reparos de rachaduras em piscinas, dutos de controle de inundação e outras estruturas subaquáticas.

Os rebocos à base de cimento branco são também usados ​​para cobrir fachadas, pois são altamente duráveis ​​e requerem menos manutenção do que as superfícies pintadas. A uniformidade e a pureza do cimento branco são bastante úteis em algumas formulações complexas de materiais de construção, como preenchimentos de juntas, argamassas de isolamento e ancoragem, revestimentos impermeáveis, etc.

Em aplicações de pré-moldados, o cimento branco tem sido usado especialmente na camada exposta, produzindo uma mistura de revestimento decorativo com apenas alguns centímetros de espessura.

Algumas das aplicações populares de cimento branco incluem:

Pisos

Um piso de concreto branco fornece uma textura com um pigmento naturalmente brilhante. A vantagem de usar uma mistura de concreto branco é que ela não deve desbotar. Em determinadas situações, pintar o cimento cinza pode causar lascas ou desbotamento ao longo do tempo.

Ainda, como o cimento branco pode reduzir a necessidade de iluminação devido à sua propriedade reflexiva, ele é usado para aplicações de piso em edifícios comerciais, como shoppings, escolas, escritórios, etc.

Podemos destacar também sua aplicação em uma tendência bastante em alta em projetos modernos: o piso Granilite, opção sofisticada que pode ser produzida com cimento branco e peças de mármore. Ele também tem sido utilizado para o revestimento de pisos e paredes feitos em cimento queimado, sendo misturado com pigmentos de modo a personalizar o visual final do projeto.

Revestimento

Painéis de concreto branco, normalmente no exterior de um edifício, podem ser extremamente atrativos e refletir a luz com eficácia. Esta é uma aplicação comum para edifícios comerciais ou ambientes residenciais modernos.

Pátios e jardins

A luminosidade e durabilidade do concreto tornam-no funcional e estético. Um pátio ou caminho de jardim feito com lajes de concreto brancas também podem resistir aos danos causados ​​pelo clima e promover um visual destacado.

Pavimentação em rodovias

O cimento branco é bastante aplicado em estradas para aumentar a visibilidade em canteiros e promover mais segurança em rodovias. Afinal, ele cria um forte contraste visual e oferece uma oportunidade para segurança passiva no tráfego de veículos.

Essencialmente, o uso de concreto branco é principalmente uma escolha decorativa. O custo de usar uma mistura de concreto branco, em contraste com uma mistura cinza, significa que algo além da funcionalidade é necessário para garantir seu uso.

Aplicações do cimento branco para concreto arquitetônico e decorativo

Produtos de concreto arquitetônico, como bloco de alvenaria e pedra fundida, muitas vezes incorporam cimento branco.

Uma vantagem chave do uso de cimento branco para concreto decorativo e arquitetônico é que ele fornece uma base de coloração neutra e resultados de cores consistentes. Todas as opções de cores são possíveis com ele, desde brancos puros até cores claras e tons pastéis.

Em aplicações de pré-fabricados, o cimento branco é bastante usado exclusivamente na camada exposta, produzindo um mix decorativo de revestimento que tem apenas alguns centímetros de espessura.

Dicas para produzir e utilizar concreto de cimento branco em sua obra e artefatos

O projeto de mistura para um concreto feito com cimento branco deve ser desenvolvido levando em consideração dois aspectos fundamentais: a estética ou acabamento superficial (incluindo propriedades fotocatalíticas, eventualmente) e a resistência ou adequação estrutural. Em outras palavras, os materiais certos devem ser escolhidos para criar um delicado e apurado equilíbrio entre os componentes da mistura e para garantir o comportamento reológico da mistura resultante.

De modo geral, as etapas necessárias para fazer uma mistura de concreto branco são as mesmas de qualquer outra forma de concreto. A principal diferença é que o pó de cimento branco terá uma cor branca distinta, em comparação com o cinza mais comum.

Esse concreto é feito a partir de cimento branco, agregados graúdos e miúdos, água e aditivos químicos, sendo crucial seguir as medidas recomendadas pelos fabricantes para se atingir a qualidade funcional e estética esperada. Além disso, para obter os melhores resultados possíveis, os ingredientes para o concreto de cimento branco devem sempre estar livre de poeira e quaisquer outros materiais estranhos.

Ao colocar uma laje de concreto branca, o processo também é o mesmo. Derrama-se o concreto sobre uma base de cascalho ou areia para fazer a fundação e ele vai endurecer e curar da mesma forma que outros tipos de concreto.

O concreto branco é tão rápido e simples de fazer quanto qualquer outra forma de concreto. Uma consideração importante é que a qualidade da vedação pode ter que ser mais precisa, pois quaisquer imperfeições parecerão mais óbvias na superfície branca brilhante.

Lembre-se também de sempre seguir à risca as indicações do fabricante na hora de executar a mistura, isso ajudará a garantir a durabilidade e a evitar problemas como bolhas e manchas na aplicação.

Ainda, é crucial assegurar-se de que o equipamento para misturar e manusear cimento e concreto branco estejam rigorosamente limpos antes e durante o uso.

Cuidados para utilizar concreto de cimento branco em suas obras

A seleção de agregados deve ser criteriosa, tendo-se preferência pelos de coloração com tons mais claros - a não ser, naturalmente, que o efeito desejado seja outro, aí agregados de tons escuros podem ser aplicáveis e fornecer um resultado interessante.

Devem ser tomadas precauções para garantir que a mistura de agregados permaneça o mais constante possível entre os lotes para evitar o sombreamento dos produtos acabados, também que todos os agregados estejam limpos, isentos de argila, pós minerais e impurezas.

Já a água a ser misturada no concreto branco deve ser limpa e não conter impurezas orgânicas. A relação água-cimento permanece alta no concreto branco em relação ao concreto normal e é crítica para se obter a resistência final do concreto.

Também é importante ter cuidado na escolha de aditivos. Aditivos comuns, como redutores de água, geralmente têm pouco efeito sobre a cor. No entanto, há alguns, como os à base de lignossulfonato ou naftaleno sulfonado, que podem deixar o concreto branco amarelado. O uso desse tipo de aditivo pode ser importante para seu projeto para se obter maior fluidez ao concreto branco - superplastificantes podem ser grandes aliados para isso.

Lembre-se também de utilizar formas sempre limpas, de modo a evitar manchas indesejadas nas superfícies dos artefatos de cimento branco. Ainda, a montagem das formas deve ser feita de maneira rigorosa, atentando-se para que não ocorram problemas como o vazamento de natas, o que pode afetar a superfície e a brancura do concreto.

Sempre tenha em mente que, ao optar pelo cimento branco, será preciso lidar com um potencial maior de vulnerabilidade a mudanças na aparência que comprometam o projeto. Assim, sombras da armadura, por exemplo, podem surgir por problemas do cobrimento e prejudicar o resultado final esperado. Com isso, é fundamental ter muita atenção e seguir à risca as recomendações de uso do material em suas obras.

Por que adicionar este material nas opções de seu portfólio?

Como vimos ao longo deste artigo, o cimento branco apresenta diversos diferenciais e benefícios atrativos. Ele é versátil, tem estética moderna e requintada, apresenta propriedades vantajosas como ajudar a proporcionar mais conforto térmico, entre tantas outras.

Para seu cliente, o apelo estético, de beleza notável e cores ricas, e diferenciais de requinte, serão evidentes. E, apesar do custo inicial, o cimento branco, especialmente para concreto branco, pode se destacar por seus benefícios econômicos no longo prazo e nos custos totais da construção. Afinal, seu uso pode ajudar a economizar dinheiro de três maneiras principais.

Em primeiro lugar, não requer qualquer tratamento decorativo adicional, uma vez que o concreto branco não é apenas uma superfície estrutural, mas também arquitetônica. Além disso, a cor é parte integrante do concreto e não se desgasta. E, finalmente, praticamente não há exigência de manutenção mais robusta em uma estrutura de concreto branco. Em algumas áreas, a chuva o manterá limpo e, se necessário, uma lavagem fará com que ele pareça como novo. Onde a sujeira e poluição do ar possam representar um sério problema, o tratamento com produtos como silicone irá manter a aparência da superfície original por muito tempo.

Outro ponto a considerar é que trabalhar com este material pode ajudá-lo a conquistar novos mercados e a oferecer uma alternativa de interesse para seus clientes. Isso porque o cimento branco também pode ajudar o concreto a competir em uma nova base com o aço em determinados projetos da construção civil, fornecendo partes estruturais e decorativas de um edifício em uma operação única.

A beleza inerente ao concreto de cimento branco oferecerá ao arquiteto responsável pelo projeto uma liberdade de expressão muito maior e, portanto, torna-o uma alternativa atrativa à construção com estrutura de aço.

O mercado global de cimento branco atingiu o valor de US$ 5,55 bilhões em 2020. E a perspectiva é que seu uso se torne mais abrangente em obras em todo o mundo. Portanto, pelos motivos que vimos aqui, pode valer a pena descobrir mais sobre esse material e como incorporá-lo em suas propostas e projetos para destacar ainda mais o trabalho de sua empresa de artefatos de concreto agora e no futuro.

E então, ficou mais claro agora o que é o cimento branco, suas aplicações e usos? Para mais dicas como essas, continue acompanhando nosso blog. E, para elevar a qualidade e diferenciação de seu trabalho, confira as soluções da Blok voltadas ao concreto e ao cimento.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.