Conheça as Melhores Opções para Impermeabilização de Laje

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
2/9/2020
Atualizado em
20/4/2021
Conheça as Melhores Opções para Impermeabilização de Laje

A impermeabilização de laje é importante para evitar danos na construção e prevenir possíveis problemas à estrutura da edificação. Com o passar dos anos, a exposição à incidência de raios solares, chuvas e outros fatores climáticos pode danificar as lajes. Se a laje for antiga, os cuidados devem ser redobrados. Uma boa impermeabilização evita desconfortos e aumenta a vida útil da construção.

Caso as lajes não sejam impermeabilizadas de forma adequada, com o tempo podem apresentar infiltrações, mofo, umidade, descascamento de pintura, trincas e rachaduras. Além disso, seu tempo de vida útil é reduzido, o que pode causar danos graves à estrutura. Por isso, é importante que esse processo seja realizado de forma correta para garantir a integridade e segurança da edificação.

Uma impermeabilização de laje bem-feita durante a construção pode evitar prejuízos financeiros no futuro. Neste post, vamos apresentar os tipos de impermeabilização disponíveis no mercado. Confira!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Tipos de impermeabilização de laje

A impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos para proteger lajes e coberturas da ação nociva da água e de outros fatores climáticos. Veja alguns produtos usados para a realização desse processo.

Lembrando que para a escolha dos materiais, é importante levar em consideração o tipo de uso da laje e as exigências que ela terá. Mas, independente do uso, a aplicação de materiais flexíveis para essa aplicação acaba se tornando indispensável para uma impermeabilização perfeita.

Argamassa polimérica

O sistema de impermeabilização com argamassa polimérica é muito utilizado em áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e piscinas. Também pode ser usado em paredes e outros espaços externos e internos.

O produto é de fácil aplicação, o que diminui os custos com mão de obra e maquinários pesados.

Manta asfáltica

A impermeabilização com manta asfáltica geralmente é realizada durante a execução da obra e é um dos sistemas mais utilizados no Brasil. Esse processo é flexível e feito com asfalto modificado armado com materiais, como filme polietileno, poliéster, fibras de vidro e borracha. O produto pode ser aplicado para a impermeabilização de lajes, telhados e terraços.

Esse tipo de impermeabilizante não pode ficar exposto diretamente aos raio solares, portanto, é indispensável a execução de uma proteção macânica sobre ele.

Membrana de Silicone

A impermeabilização com membrana de silicone é uma novidade no mercado brasileiro e é indicada para proteger superfícies como lajes e pode ser aplicado com equipamentos semelhantes aos da membrana acrílica. O silicone é resistente à água e às agressões climáticas intensas.

Poliureia

A impermeabilização com poliureia normalmente é aplicada em superfícies sujeitas ao atrito constante, ataques químicos e contato direto com água. Porém, não é muito recomendada para locais expostos à chuva e ventos excessivos, além de áreas que possam alcançar temperaturas acima de 45°. Esse sistema é indicado para lajes de estacionamentos, coberturas, pisos industriais e outros locais suscetíveis a movimentações térmicas.

Membrana acrílica (manta líquida)

A manta líquida é um sistema de impermeabilização versátil, de fácil aplicação e secagem rápida. Ela forma uma camada contínua de proteção contra a umidade. O produto é comercializado pronto para uso e somente deve ser aplicado em superfícies de cimento.

Poliéster flexível

O sistema de impermeabilização com poliéster flexível pode ser utilizado tanto durante a execução da obra quanto depois dos trabalhos concluídos. Por ser um produto leve, ele não causa sobrepeso e pode ser usado como acabamento. Tem baixa probabilidade de fissuras e trincas e, quando acontecem, podem ser pontualmente reparadas.

Como vimos, uma boa impermeabilização de laje é fundamental para garantir a segurança e integridade física da edificação. O Blok ST é uma resina impermeabilizante para argamassa polimérica recomendado para vedar e eliminar vazamentos. Além disso, é ótimo para combater a umidade em áreas molhadas.

Quer saber mais sobre nossos produtos? Entre em contato com os consultores da Blok e descubra as melhores soluções para a sua construção!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.