Quais são as formas para paredes de concreto mais usadas?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
7/2/2021
Atualizado em
20/4/2021
Quais são as formas para paredes de concreto mais usadas?

A tecnologia das paredes de concreto foi desenvolvida para viabilizar a execução de obras com mais eficiência, baixo custo de investimento e alto desempenho estrutural.

No entanto, para que seja executada com qualidade, é necessário aplicar de maneira correta as suas técnicas construtivas e escolher bons insumos para a sua construção, com especial cuidado aos materiais utilizados na estrutura e na argamassa, assim como as formas para paredes de concreto escolhidas para cada projeto.

Por estes motivos, as paredes de concreto vêm sendo cada vez mais utilizadas em obras de todo tipo, sendo particularmente requisitadas quando se trata de produções em larga escala ou construções de grandes proporções. Neste artigo, vamos apresentar as principais características desta técnica estrutural e entender como garantir um resultado de qualidade.

Veja, a seguir, o que são as paredes de concreto moldadas in loco, quais os tipos de formas para paredes de concreto disponíveis no mercado, e a importância da utilização do desmoldante na sua execução. Confira a seguir.

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
desmoldante para concreto
BlokForma Metais
Desmoldante para Concreto para Formas Metálicas
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que são as paredes de concreto montadas in loco?

O termo “in loco” é utilizado na construção civil como uma expressão originária do latim, que significa “no lugar” ou “no próprio local”. Assim, é utilizado para caracterizar elementos que são construídos no próprio canteiro de obras - sendo que a parede de concreto montada in loco é executada diretamente no seu local de destino.

Para que isto seja possível, são utilizadas as formas para paredes de concreto – moldes específicos para a construção deste tipo de elemento, que têm como principal objetivo moldar o concreto fresco e sustentar todas as pressões do lançamento do concreto, até que a massa adquira resistência suficiente para a desforma.

Por isso, é importante que sejam estanques e mantenham rigorosamente a geometria das peças que estão sendo moldadas, evitando a deformação das paredes e o aparecimento de manifestações patológicas no futuro.

Como resultado, este é um método construtivo racionalizado e prático, bastante utilizado nos mais diversos projetos. Pode ser adequado para a construção de residências de qualquer porte e edifícios sem limite de número de pavimentos, assim como em qualquer outro tipo de obra em concreto armado.

Da mesma forma, se adapta bem a estruturas convencionais de esqueleto em concreto armado, muros de divisa ou de arrimo, fundações e contentores, elementos de concreto pré-fabricado e protendido, e qualquer outro tipo de metodologia construtiva de concreto.

As vantagens das paredes de concreto

Este sistema de paredes de concreto oferece vários benefícios para a construção, garantindo uma execução prática, econômica e de alto desempenho. Veja, a seguir, as principais vantagens que este método construtivo proporciona:

Economia de recursos

A moldagem das paredes in loco evita o duplo trabalho, diminuindo os custos de transporte e a emissão de gases com o deslocamento de grandes peças, assim como os custos com a mão de obra. Além disso, as paredes são executadas na espessura final, o que elimina a necessidade de reboco e reduz os custos com materiais.

Alta produtividade e rapidez na execução

A execução de paredes de concreto elimina várias etapas comuns no método tradicional, como alvenaria, reboco e cortes para embutimentos. Por isso, com este sistema, é possível construir até três vezes mais rápido do que o método convencional, mesmo considerando a execução de pilares, vigas e blocos para fechamento.

Alto desempenho e resistência

A concretagem das paredes in loco faz com que seja criado um único elemento estrutural. Este tipo de estrutura monolítica é mais resistente do que a vedação com paredes de alvenaria tradicional, pois faz com que as tensões sejam distribuídas e absorvidas de maneira sistêmica.

Sustentabilidade e mais economia

O sistema de concretagem in loco diminui o desperdício de materiais e promove a redução de até 80% na geração de resíduos, quando comparado com outros métodos construtivos. Além disso, ele possibilita maior controle de qualidade com as paredes de concreto, o que reduz a necessidade de manutenção.

Padrão estético e de acabamento

As peças construídas com o sistema de fôrmas para paredes de concreto possuem excelentes resultados na geometria final, tendo alto nível de acabamento quanto à planicidade das superfícies, a linearidade das arestas, e critérios de prumo, nível e esquadro. Assim, garantem alto resultado estético para a obra.

Quais os tipos de formas para paredes de concreto?

Já existem vários tipos de formas para paredes de concreto disponíveis no mercado, utilizando materiais diferentes. As mais utilizadas são:

Formas de plástico

As formas para paredes de concreto de plástico utilizam quadros e chapas feitos de plástico reciclável para fazer a estruturação dos painéis. O plástico fica diretamente em contato com a peça concretada, e a sustentação é feita com contraventamentos de estruturas metálicas. Este tipo de forma evoluiu bastante nos últimos anos, tornando-se mais resistente e suportando com mais eficiência as cargas do concreto.

Formas metálicas

As formas metálicas são aquelas que utilizam o alumínio para a fabricação dos moldes e da estrutura para o concreto. São conhecidas pela boa qualidade superficial que garantem ao resultado final, assim como a alta produtividade da construção. Outras vantagens que fazem com que esta seja uma opção popular de formas para paredes de concreto são a sustentabilidade e praticidade: os moldes são recicláveis e muito leves, facilitando seu manuseio no canteiro de obras e propiciando economia de recursos.

Formas mistas

Estas são as formas para paredes de concreto que utilizam quadros metálicos e chapas de madeira compensada ou material sintético para fazer o acabamento na peça concretada. Os quadros podem ser de aço ou de alumínio, e este tipo de forma oferece a vantagem de possibilitar a flexibilização das medidas, adaptando-se a diferentes projetos – uma das principais desvantagens de outros tipos de formas para paredes de concreto.

Em contrapartida, estes painéis são mais pesados do que as outras opções, e exigem a troca das chapas de compensado, sendo recomendada a substituição a cada ciclo de 30 usos.

Formas trepantes

As trepantes são as formas para paredes de concreto mais utilizadas em construções com múltiplos pavimentos. Elas necessitam de uma grua no canteiro de obras para sua movimentação, mas aumentam significativamente a produtividade da mão de obra, pois são transportadas todas de uma só vez.

Para isso, elas são estruturadas com painéis de grandes dimensões, utilizando andaimes de serviço – o que diminui as etapas da montagem e reduz o tempo necessário para passar de um pavimento ao outro.

A importância do uso de um desmoldante de qualidade

O desmoldante de formas para paredes de concreto é um produto químico à base de óleos, cujo principal objetivo é criar uma fina camada entre as formas e o concreto. Com isso, ele impede a aderência entre o concreto e o molde, o que facilita o processo de desforma, trazendo vários benefícios para a construção, como:

  • A vida útil das formas é estendida
  • O concreto fica com um acabamento superior
  • A produtividade no canteiro de obras aumenta, uma vez que o tempo necessário para desenformar o concreto e limpar as formas é reduzido.

Assim, o uso adequado do desmoldante garante muitas vantagens à obra. Entretanto, é necessário ter cuidados na escolha do produto e na sua aplicação. A seleção de um desmoldante de qualidade e o cumprimento das recomendações do fabricante é essencial para evitar o aparecimento de manchas e garantir a eficiência do produto, assegurando o aumento na qualidade final das peças.

A Blok é uma empresa comprometida com o desenvolvimento de produtos de qualidade para o canteiro de obras, utilizando novas tecnologias para oferecer o que há de melhor no mercado para a sua construção. Confira nossos desmoldantes e garanta o bom desempenho das suas formas para paredes de concreto.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.