Qual o Melhor Impermeabilizante Para Baldrame?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
19/10/2020
Atualizado em
18/1/2024
Qual o Melhor Impermeabilizante Para Baldrame?

Para garantir a estabilidade estrutural e segurança de uma edificação, é essencial realizar a execução adequada da fundação da obra. As vigas de baldrame são responsáveis por assegurar tranquilidade e vida longa às obras e, para isso, precisam ser impermeabilizadas. Mas qual o melhor impermeabilizante para baldrame?

Essa estrutura é um dos primeiros elementos da construção civil que precisa passar por um processo de impermeabilização, para garantir que futuramente não haverá infiltração e assegurar mais durabilidade para toda a estrutura. O uso dos produtos impermeabilizantes corretos oferecem muitas vantagens.

Ficou interessado no assunto? Saiba mais agora mesmo!

impermeabilizante para pressão negativa
Blok EP 2
Resina Impermeabilizante para Pressão Negativa
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Qual a importância da impermeabilização de baldrames?

Para ter um projeto estrutural e arquitetônico de qualidade e durável, é essencial impermeabilizar as vigas de baldrame. Essas estruturas são colocadas pouco abaixo do nível do solo e é preciso reforçá-las para garantir vida longa para toda a estrutura. Em casos de terrenos firmes e que terão tráfego de cargas leves, esses elementos podem ser considerados a própria fundação da obra.

Impermeabilização de Baldrame NBR

Todas as etapas da obra precisam seguir algumas normas básicas para a correta impermeabilização. Aqui, quando falamos de impermeabilização, não referimos apenas à escolha dos produto, mas também do processo como um todo, ou seja, preparo do substrato + produto + aplicação.

Cada uma dessas etapas tem uma NBR específica, que define o processo e reduz as chances de erro durante a etapa de impermeabilização geral.

Para a parte de preparo do substrato, a NBR base seguida é a ABNT NBR 7200 - Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Procedimento. Essa norma define o preparo da base de revestimento, preparo das argamassas inorgânicas e a aplicação das argamassas. Se você quiser saber mais sobre a NBR 7200, nós fizemos esse artigo completo sobre a norma.

A etapa do produto é guiada pela NBR 9575, onde estabelece as exigências e recomendações relativas à seleção e projeto de imperemabilização, para que os requisitos mínimos sejam atendidos de proteçnao da construção contra a passagem de fluídos, requisitos de salubridade, segurança e conforto do usuário.

Durante a parte de aplicação dos produtos, a NBR 9574 deverá ser seguida. Essa norma estabelece o procedimento de impermeabilização para cada tipo de produto e os cuidados que devem ser tomados em cada uma dessas situações.

Se quiser conhecer mais sobre a NBR 9574, nós também fizemos o artigo mais completo sobre o assunto.

Qual é o melhor impermeabilizante para baldrame?

Como a viga de baldrame é um elemento que fica enterrado na edificação, obras de reparo ou manutenção são muito complicadas e, na maioria das vezes, inviáveis. Em períodos chuvosos, fica em evidência um fenômeno conhecido como umidade ascendente, que acontece devido ao encharcamento do solo.

Quando os baldrames são impermeabilizados de maneira inadequada ou com produtos de baixa qualidade, a umidade ascendente proporciona sinais clássicos, como o descascamento de pintura, as manchas de bolor e a proliferação de fungos e mofo na parede, a cerca de 50 cm do chão.

Para evitar esses transtornos e os gastos extras, a resina impermeabilizante é considerada a melhor solução para vedar a entrada de umidade e evitar os casos de infiltrações. Esse tipo de impermeabilizante garante mais durabilidade e segurança para as construções.

O melhor impermeabilizante para baldrame

O Blok EP 2 é uma resina impermeabilizante para argamassa polimérica altamente resistente e indicado para baldrames, reboco, alicerces, jardineiras contrapiso e lugares que têm muita incidência de chuvas. Esse revestimento semiflexível para pressões negativas é feito a partir de aditivos minerais, modificadores e resina acrílica de alto desempenho. Ótima solução para evitar as infiltrações e assegurar vida longa às edificações.

Quais os benefícios da impermeabilização de baldrames?

Fazer a impermeabilização correta de baldrame, assim como de outras etapas de uma obra, oferece muitos benefícios. Impermeabilizar uma construção bloqueia a passagem de umidade, evitando a proliferação do mofo, bolor e o descascamento das paredes, provocando danos estéticos e estruturais. Também diminui os riscos de degradação do reboco, que pode causar o seu descolamento e, em alguns casos, sérios danos à estrutura como um todo.

Uma impermeabilização correta reduz os gastos com manutenção e garante mais economia. Além disso, proteger as superfícies diminui os riscos do aparecimento de manchas, rachaduras ou outros danos visuais e estruturais, que exigirão gastos não previstos no orçamento.

Portanto, na hora de escolher qual o melhor impermeabilizante para baldrame, dê preferência aos produtos de qualidade e reconhecidos no mercado. Dessa forma, é possível garantir mais resistência, segurança e durabilidade para a construção, além de economizar com manutenções e reparos extras.

Quer saber o passo a passo de como impermeabilizar baldrames? Confira tudo agora!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.