Afinal, Por Que Impermeabilizar na Construção Civil?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
23/11/2020
Atualizado em
18/1/2024
Afinal, Por Que Impermeabilizar na Construção Civil?

A falta ou o uso incorreto da impermeabilização pode causar sérios danos à construção civil e comprometer a durabilidade da construção, causando prejuízos financeiros e complicações para a saúde dos moradores. Com o tempo, a água que infiltra nas superfícies tende a comprometer toda a estrutura da edificação. Então, por que impermeabilizar?

A impermeabilização protege e isola os elementos de uma obra contra a passagem da umidade, oferendo durabilidade à construção e segurança. O método consiste na aplicação de produtos específicos nas regiões úmidas de um imóvel para evitar o surgimento de infiltrações, que provocam danos estéticos e estruturais à edificação.

Neste post, vamos falar sobre as vantagens da impermeabilização na construção civil. Acompanhe!

impermeabilizante para pressão negativa
Blok EP 2
Resina Impermeabilizante para Pressão Negativa
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Por que impermeabilizar as construções?

A impermeabilização na construção civil é essencial para manter a integridade do imóvel e das pessoas que nele vivem. A umidade que penetra nas estrutura da edificação causa danos na ferragem do concreto, nos revestimentos e na alvenaria.

Esses problemas provocam a propagação de fungos e mofo, além do aparecimento de fissuras e rachaduras. Todos esses fatores prejudicam a durabilidade e a segurança da estrutura, comprometem a qualidade estética da edificação e causam os mais diversos problemas respiratórios.

Quais são as vantagens de impermeabilizar na construção civil?

Toda estrutura de uma edificação está constantemente exposta a várias ações de vapores e fluidos. A impermeabilização protege as superfícies e oferece muitas vantagens para a construção civil. Separamos as principais.

Evita deformidades na estrutura

A impermeabilização evita o aparecimento de patologias e deformidades na estrutura, que provocam a deterioração do concreto e a corrosão da armadura de aço. Esses problemas comprometem seriamente a segurança da construção e a saúde.

Economia com manutenção

Uma impermeabilização feita de forma inadequada, ou a falta dela, causa inúmeros transtornos e prejuízos financeiros. Muitas pessoas acreditam que não aplicando essa técnica estão economizando, porém é um engano. O custo gerado para corrigir o serviço não executado é bem mais alto. Por isso, para economizar com serviços de manutenção, é essencial impermeabilizar a construção desde o início.

Preservação da estética

A umidade que infiltra no concreto provoca manchas, bolor e descascamento da pintura, prejudicando o visual do ambiente. A impermeabilização é essencial para impedir a infiltração, preservando a estética e a valorização do imóvel.

Garante a durabilidade da construção

Ao aplicar produtos impermeabilizantes em qualquer estrutura, uma camada fina e imperceptível se forma, protegendo contra a penetração de água, que causa prejuízos para paredes e lajes. Dessa forma, a impermeabilização garante mais resistência e durabilidade para a obra.

Protege a saúde

As construções que não apresentam impermeabilização, ou que receberam um serviço de má qualidade, tendem a ficar mais suscetíveis à umidade. Essa, por sua vez, favorece a proliferação de fungos e bactérias que podem desencadear problemas respiratórios e alérgicos, como asma, conjuntivite e rinite.

Qual a importância de usar produtos de qualidade?

Para garantir resultados satisfatórios e duradouros, é fundamental usar produtos de qualidade para impermeabilizar a obra. A Blok está há quase 30 anos no mercado e tem soluções completas em impermeabilizantes, com produtos de alto desempenho e todo o suporte especializado em construção civil.

Agora que você sabe por que impermeabilizar, não deixe de proteger sua construção. Só assim é possível garantir estabilidade, segurança e durabilidade para a obra. Para isso, use sempre produtos de qualidade e contrate uma empresa de confiança para a realização do serviço.

Quer saber mais sobre as soluções da Blok? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.