Aprenda Como Resolver Problema de Infiltração em Laje de Concreto

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
18/11/2020
Atualizado em
20/4/2021
Aprenda Como Resolver Problema de Infiltração em Laje de Concreto

As infiltrações em lajes podem causar muitos transtornos e dores de cabeça para moradores e proprietários de imóveis. Elas contribuem para a proliferação de fungos, mofo e bactérias, e podem provocar danos na estrutura da construção, assim como desgaste na pintura, rachaduras, manchas e trincas. A infiltração em laje de concreto, pode gerar problemas graves em toda a estrutura da edificação.

Evitar o aparecimento das infiltrações é fundamental para garantir a segurança e durabilidade da construção. Mas quando elas aparecerem, precisam ser logo tratadas para evitar grandes prejuízos. Muitas vezes, não é fácil verificar se existe água infiltrando dentro da parede, porém alguns sinais indicam o problema. Neste post, vamos falar das possíveis origens das infiltrações e como acabar com elas. Confira!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
impermeabilizante de pressão positiva
Blok RF
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Quais as origens da infiltração?

Ao notar os primeiros indícios de infiltração na laje ou nas paredes, providências precisam ser tomadas para que os danos e os prejuízos não sejam muito expressivos. Porém, nem sempre é simples detectar se a água está infiltrando na laje ou nas paredes.

No início da infiltração em lajes, por exemplo, podem aparecer manchas escuras e, em situações mais avançadas, há a presença de mofo e do descascamento da pintura. Já nas paredes, a umidade pode ser um indicador de infiltração, assim como o surgimento de mofo, rachaduras, goteiras e manchas. Existem vários motivos que levam ao surgimento de infiltração nas edificações, entre eles:

  • deterioração devido à ação do tempo;
  • rachaduras causadas pela má cura da laje;
  • impermeabilização ineficiente de fundações e pisos;
  • falta de impermeabilização da laje;
  • ausência de manutenção da impermeabilização;
  • calhas com vazamento;
  • telhas quebradas;
  • pontos que favorecem o acúmulo de água;
  • trincas do lado externo da construção, permitindo a penetração de água da chuva;
  • vazamento nas tubulações;
  • paredes construídas em divisa.

Como resolver os problemas de infiltração em laje de concreto?

A infiltração na laje acontece devido a alguma falha no processo de impermeabilização ou mesmo a ausência de produtos capazes de vedar a entrada de água. Logo que o problema for identificado, é preciso recompor o revestimento para evitar mais danos.

Uma das maneiras mais eficientes de evitar o aparecimento de infiltração em lajes de concreto e da corrosão de armadura é impermeabilizando corretamente a superfície, logo após o assentamento. Existem algumas alternativas de impermeabilização, como a membrana polimérica cimentícia, conhecida também como argamassa polimérica e também a membrana acrílica, também conhecida como manta líquida.

NBR 9574 e NBR 9575

A Associação Brasileira de Norma Técnicas (ABNT) estabelece regulações relacionadas à impermeabilização. A NBR 9574 e NBR 9575 contêm exigências e recomendações relativas ao projeto de impermeabilização, com requisitos mínimos que devem ser seguidos para garantir a estanqueidade dos elementos de uma edificação.

Portanto, a infiltração em laje de concreto pode causar danos estéticos, como manchas, fungos e descascamento da pintura, e provocar sérios riscos para toda a edificação. Para evitar esses problemas, a execução correta do projeto impermeabilização. Pensando nisso, a Blok desenvolveu os melhores produtos impermeabilizantes para sua construção.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e descubras soluções incríveis para impermeabilizar lajes e paredes!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.