Para que serve uma impermeabilização de piso?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
25/2/2021
Atualizado em
20/4/2021
Para que serve uma impermeabilização de piso?

Os pisos apresentam a necessidade de manutenção. Será esse cuidado um dos principais e mais importantes passos para que se evitem manchas e corrosão do material, gerando transtorno para os profissionais da obra, seus clientes ou os próprios proprietários do imóvel. E a impermeabilização de piso é fundamental nesse processo.

O piso de concreto, por exemplo, possui porosidade, um facilitador para o acúmulo de umidade e infiltrações. Muitas vezes, os telhados, paredes e, principalmente, pisos que possuem a base deste material ficam em locais abertos e expostos às chuvas, o que aumenta ainda mais as possibilidades de infiltrações.

Se essa é a realidade do seu cliente, saiba que a impermeabilização de piso é a alternativa que vai ajudar na conservação e longevidade do seu piso.

Continue a leitura do artigo de hoje e descubra mais sobre para que serve uma impermeabilização de piso, além de dicas para trabalhar com este serviço.

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Qual a finalidade da impermeabilização de piso?

As infiltrações e umidade são realidades comuns em praticamente todas as casas e apartamentos. Por isso, a impermeabilização de piso é o que pode garantir a durabilidade do material, mantendo sua conservação por um longo período, e também segurança da obra, ao mesmo tempo que mantém uma estética agradável aos olhos, embelezando o ambiente.

O procedimento de impermeabilização de pisos é um dos principais fatores para que a água, causada por eventos externos (como chuva e vazamentos) não fique acumulada sob os pisos, sem escoamento. E será isso que irá colaborar para evitar manchas, deterioração e estragos na fundação da obra. Essa fundação pode, inclusive, botar em perigo toda a estrutura e sustentação da casa, apartamento ou qualquer outra edificação.

Outros problemas causados pela falta de impermeabilização de pisos são a queda de azulejos, que acabam por se soltar devido à umidade; manchas escuras; bolhas de ar nas pinturas, além de riscos na área elétrica.

Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), a impermeabilização de pisos também traz vantagens financeiras já que, ao realizar o procedimento, o cliente evitará problemas maiores no futuro. O IBI aponta, por exemplo, que o investimento com a impermeabilização consome menos de 1% do valor total da obra.

Outro ponto importante é que boa parte dos danos causados ​​ao piso podem ser invisíveis antes que seja tarde demais. O rompimento de canos e torneiras pode fazer com que uma grande quantidade de água jorre rapidamente, mas são os vazamentos pequenos, constantes e invisíveis que apodrecem o piso e causam mais danos. Portanto, a impermeabilização é a forma de se combater esse problema silencioso e de potencial tão danoso, preservando o piso contra a ação da água, de produtos químicos e do atrito.

Ainda, o procedimento contribuirá para o bem-estar da família de seu cliente. Com a impermeabilização, há menor acúmulo de sujeira, ajudando na manutenção da higiene e da assepsia dos ambientes. Além disso, onde há infiltração, comumente há também mofo e esse representa riscos à saúde a partir do crescimento da presença de microrganismos responsáveis por alergias e, até mesmo, infecções pulmonares graves.

Para que serve a impermeabilização nos diferentes tipos de pisos?

Além dos fatores que já destacamos, há outros benefícios proporcionados pela impermeabilização para diferentes tipos de pisos. Por exemplo:

Revestimento de piso cimentício

No caso do piso cimentício, o procedimento é essencial para garantir a durabilidade e o apelo estético do elemento. Afinal, com o passar do tempo, é comum haver desgastes em razão do contato com água ou por abrasão ou, ainda, por excesso de peso. A impermeabilização de piso é o cuidado preventivo para se evitar e minimizar esses riscos e problemas.

Piso industrial

Nos pisos industriais, além dos benefícios já expostos, há outro importante, que se refere à sustentabilidade. Ao impermeabilizar esses pisos, contribui-se para a proteção dos lençóis freáticos e do solo contra a ação de substâncias nocivas produzidas pelas atividades industriais.

Piso de concreto em geral

Já no caso do piso de concreto a impermeabilização favorece um aumento de sua vida útil. E mais: ajuda a evitar problemas como carbonatação, corrosão e o aparecimento de eflorescências.

Onde a impermeabilização de pisos é indicada?

A importância da prevenção eficaz da umidade não pode ser subestimada; danos causados ​​pela água podem causar problemas graves no longo prazo à estrutura das edificações, tornando-as até mesmo insalubres.

Por isso, prestar o serviço de impermeabilização de pisos corretamente é tão crucial, assim como destacar para seu cliente a importância desse procedimento.

De uma xícara de café derramada no quarto a uma taça de vinho na sala de jantar, há um potencial infinito de manchas e líquidos para permear e arruinar um piso no longo prazo. A impermeabilização, portanto, é especialmente recomendada para qualquer área onde possa haver derramamentos frequentes e cômodos com alto grau ou potencial de umidade, como banheiros e lavabos.

Outras áreas molhadas também precisam ser impermeabilizadas, como lavanderia, cozinha ou qualquer outro cômodo com encanamento ativo.

Conheça os tipos de impermeabilização de pisos

Agora que você entende as vantagens e a importância de fazer a impermeabilização de pisos, saiba que há três tipos básicos desse procedimento. A impermeabilização de pisos pode ser de sistema rígido ou de sistema flexível e também hidrofugação.

No sistema rígido, a forma de executar a impermeabilização possui baixa capacidade de acompanhar a movimentação do local impermeabilizado. Então, esse tipo de impermeabilização é indicado para os locais que possuem menos movimentação estrutural. . Entre os materiais utilizados para essa obra, estão a argamassa impermeabilizante e a argamassa polimérica.

Por sua vez, no sistema flexível, o impermeabilizante acompanhará a movimentação da estrutura e possíveis fissuras que podem ocorrer nela. Assim, o diferencial dessa técnica é de que ela se adapta à estrutura impermeabilizada. Entre os materiais utilizados para esse procedimento, estão emulsão acrílica, emulsão asfáltica, membrana de poliuretano, mantas asfálticas, PEAD, PVC ou EPDM.

Já a hidrofugação de pisos, servirá apenas para proteger o revestimento a não absorver líquidos e acumular as sujeiras e impurezas carregadas por eles.

Dicas para fazer a impermeabilização de piso

Primeiramente, é importante salientar que a impermeabilização pode variar conforme diversos aspectos - como o tipo de piso, o cômodo a ser impermeabilizado, entre outros.

Outro ponto importante para realizar a impermeabilização de piso é compreender e seguir as diretrizes normativas aplicáveis, como a NBR 9575, que apresenta exigências e indicações quanto aos projetos de impermeabilização, e a NBR 9574 que estabelece as exigências para a realização dos serviços de impermeabilização.

Considerando a estrutura a ser impermeabilizada, é fundamental também assegurar a estanqueidade dos elementos construtivos, isso é, a capacidade de evitar o aparecimento de umidade das estruturas protegidas com esse procedimento. Com a conclusão do trabalho, é crucial, portanto, que seja realizado o teste de estanqueidade para a checagem de eventuais vazamentos.

Também deve-se ter como princípio trabalhar apenas com produtos e materiais de qualidade comprovada. Afinal, a reputação e a lucratividade de seu negócio podem ser prejudicadas por uma impermeabilização de baixa durabilidade em razão do uso de produtos inferiores.

Para evitar esse risco, você pode contar com produtos como o BlokSeal Pisos, da Blok, por exemplo. Esse é um hidrofugante à base de água, de alta performance, desenvolvido para as necessidades específicas da aplicação em pisos, criando uma camada invisível que evita a infiltração nos pisos e diminui os gastos do seu cliente com manutenção (já que ela ajuda a repelir o acúmulo de sujeira). De fácil aplicação, o BlokSeal Pisos é disponibilizado já pronto para uso e a cura é feita em apenas 24 horas.

Quer continuar recebendo as melhores dicas sobre impermeabilização de piso? Então, assine já a nossa newsletter!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.