Bloquete de Concreto Intertravado: Saiba Tudo Sobre Esse Piso!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
9/10/2020
Atualizado em
20/4/2021
Bloquete de Concreto Intertravado: Saiba Tudo Sobre Esse Piso!

O bloquete de concreto intertravado é um tipo de piso ótimo para pavimentar locais com alto tráfego de pessoas e veículos, proporcionando um acabamento de grande resistência e com aparência agradável.

Ele é indicado para áreas externas e internas, como pátios de estacionamentos, estradas, calçadas, garagens, passeios decorativos e ruas. Além disso, o piso é fácil de instalar e o acabamento é feito sem exigir ferramentas diferenciadas.

Neste artigo, vamos falar tudo sobre o bloquete de concreto intertravado. Acompanhe!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Como funciona e quais são as vantagens do bloquete de concreto intertravado?

Os bloquetes de concreto são encaixados um ao lado do outro, por cima de uma camada de pó de pedra ou de areia.

Cada peça colabora com a estabilidade da outra, e o preenchimento das juntas, com essa camada de areia ou pó de pedra, facilita o escoamento de água. Com o processo de pavimentação, os bloquetes se unificam e ficam devidamente assentados.

Muito resistente, o bloquete de concreto intertravado é o tipo de revestimento ideal para lugares com intensa movimentação de pessoas e veículos, inclusive os pesados. Com sua imensa variedade de cores, esse piso é capaz de deixar o visual de qualquer espaço mais bonito e agradável.

O revestimento tem vários modelos, formas e dimensões diferentes, o que permite que ele seja usado para diversas finalidades, como ornamentação e sinalização de ruas. Além disso, ele é uma solução sustentável para as cidades, já que eles permitem que o solo continue permeável.

Da maneira que são assentados, os bloquetes permitem a passagem de água das chuvas, diminuindo as chances de enchentes e alagamentos. Além disso, eles reduzem a absorção de calor e proporcionam um agradável conforto térmico, aliviando as ilhas de calor, principalmente, nos grandes centros urbanos.

Quais são os tipos de bloquetes de concreto?

Para cada tipo de projeto, um modelo de bloquete de concreto é recomendado, seja para residências ou áreas industriais, seja para condomínios ou ruas. Separamos os principais:

  • 16 faces / onda: possui múltiplas aplicações e pode ser usado em casas ou indústrias, assim como na pavimentação em geral;
  • retangular / holândes: é um paralelepípedo simples e muito popular. Tem apelo artístico e permite a formação de desenhos, sendo o ideal para revestir as calçadas;
  • sextavado / hexagonal: possui acabamento liso e pode ser utilizado em vias públicas. Por se tratar de um bloquete praticamente plano, o travamento pode ser inferior em lugares com trânsito de veículos;
  • bloco grama / pisograma / concregrama: tem alto nível de permeabilidade e é considerado um piso drenante;
  • raquete: em formato de quadrado e octógono, permite a criação de mosaicos criativos;
  • placa: em formato quadrado, possui baixo nível de travamento e reveste áreas externas e internas;
  • ossinho: o diferencial dessa peça é o encaixe, sendo recomendada para calçadas externas e estacionamentos privativos;
  • 3 pontas: menos popular, esse bloquete é difícil de ser encontrado, mas possui ótimo nível de travamento.

Quais são os cuidados necessários com o bloquete de concreto?

É importante ter cuidado com a limpeza desse tipo de revestimento, principalmente se o método utilizado for com máquinas de hidrojateamento, pois os jatos muito fortes podem prejudicar o rejunte de areia, soltando os bloquetes.

Além disso, é importante fazer a impermeabilização do bloquete. O BlokSeal Pisos protege o revestimento, ajudando a reduzir os custos com manutenção e limpeza do piso. De fácil aplicação, esse produto de alto desempenho protege, aumenta a segurança e evita a infiltração de água. Mesmo impermeabilizando o bloquete, a água continuará permeando para o solo, mantendo as características drenantes desse tipo de piso.

Como vimos, o bloquete de concreto intertravado está disponível no mercado em vários formatos, tamanhos e cores. Ele é uma ótima alternativa para acabamentos mais resistentes, criativos e agradáveis. Porém, para garantir maior durabilidade dessas peças, use produtos impermeabilizantes de qualidade.

Quer saber mais sobre o BlokSeal Pisos? Confira tudo sobre esse produto!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.