O Melhor Impermeabilizante em Sorocaba Para Sua Obra

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
23/11/2020
Atualizado em
20/4/2021
O Melhor Impermeabilizante em Sorocaba Para Sua Obra

Está procurando impermeabilizante para combater infiltrações em sua construção? Ou se deparou com os efeitos da umidade e precisa resolvê-los? Se você se encaixa em alguma dessas situações ou se apenas quer aprender mais sobre o assunto, hoje vamos explicar como escolher o impermeabilizante certo em Sorocaba.

Opção no mercado é o que não falta, porém uma falta de atenção pode fazer com que escolha o produto errado, o que pode comprometer todo o processo de impermeabilização da construção.

Por isso, fizemos este artigo para te orientar a analisar as opções, fabricantes e tipos de impermeabilizantes antes de adquirir para que possa, então, obter um resultado excelente para a obra!

Vamos começar explicando que escolher o impermeabilizante certo é uma das etapas de todo o processo de impermeabilização. Durante o projeto de impermeabilização, quando são consideradas todas as especificidades do local que receberá o produto, é determinado qual o impermeabilizante ideal para aquele substrato e como deverá ser realizada a aplicação.

Por isso, é muito importante realizar um projeto de impermeabilização para que sejam consideradas todas as características da obra, que são as determinantes para a escolha do impermeabilizante correto. Aqui, falamos um pouco sobre o projeto de impermeabilização, que, muitas vezes, não é realizado, podendo aumentar as chances de ter problemas.

Neste artigo, vamos responder as perguntas que a maioria das pessoas faz quando precisa iniciar um processo de impermeabilização de alguma construção.  A principal dúvida que vem à cabeça é como escolher o impermeabilizante certo.

Mas, aqui, vamos explicar alguns outros pontos que têm relação com esse assunto e são muito importantes para que possamos responder esta pergunta, ok? Por isso, leia este artigo até o final para que possa aprender sobre temas tão falados na construção civil e que, nem sempre, são abordados de maneira esclarecedora, como faremos aqui!

adesivo fixador para chapisco, argamassa e concreto
BlokFix
Adesivo para Argamassa, Chapisco, Concreto e Gesso
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Pra que serve o impermeabilizante?

Os impermeabilizantes têm a função de proteger a superfície dos efeitos nocivos que a água traz quando em contato com o substrato. Em outras palavras, podemos dizer que os impermeabilizantes proporcionam para as superfícies onde forem aplicados uma proteção contra o ataque da umidade e previne que haja infiltração de água, garantindo durabilidade, estabilidade e segurança para a obra.

Você sabe que a água tem uma capacidade enorme de se infiltrar pelos materiais, não é mesmo? Quando caminhamos pelas ruas, podemos notar diversos pontos que a água está se infitrando e está causando problemas por conta de presença de umidade e é aí que surgem as manifestações patológicas.

Por serem causadas pela ação da umidade, podem ser evitadas com a aplicação dos impermeabilizantes. Assim, entende-se que o impermeabilizante tem função de evitar o surgimento das manifestações patológicas, tão comuns nas construções.

Se não utilizarmos o impermeabilizante correto nas áreas que exigem uma proteção contra a ação da água, mais cedo ou mais tarde, as manifestações patológicas aparecerão, pois a água dará um jeito de se infiltrar.

E, sabemos que as infiltrações podem causar enormes danos para os materiais, afetando não só o aspecto visual como a estrutura como um todo.

Deu para entender para que serve um impermeabilizante? Basicamente, para proteger a superfície e toda a estrutura da obra contra os efeitos da umidade. Por isso, é extremamente importante realizar um serviço de impermeabilização com o produto certo.

Quando usar impermeabilizante?

A resposta mais óbvia e que tende ser a mais comum entre as pessoas seria utilizar um impermeabilizante quando tiver que resolver problemas com infiltração. Porém, insistimos em desmistificar que a impermeabilização deve ser feita para prevenir os efeitos nocivos da ação da água e não corretivos. O que queremos dizer com isso?

Sempre falamos em nossos artigos e para nossos clientes que vale muito mais a pena fazer uma boa impermeabilização durante o processo de execução da obra do que deixar para corrigir os efeitos da umidade quando a construção já estiver finalizada.

Existem até estimativas de cálculo referente à quanto é possível economizar fazendo uma impermeabilização preventiva em vez que deixar para resolver quando o problema aparecer!

Por isso, respondendo a pergunta deste tópico, podemos dizer que a impermeabilização não é restrita a uma fase da obra, podendo ser feita durante o processo de sua execução, depois de finalizada ou em outra circunstância que assim permitir.

Mas, ressaltamos em dizer que fazê-la o quanto antes e realizar sempre suas manutenções preventivas é o melhor caminho, certo?

Além disso, como já dissemos acima, ao formular o projeto de impermeabilização, deve-se incluir o tipo de produto impermeabilizante que deverá ser utilizado e também como deverá ser feita sua aplicação, considerando todas as características e especificidades da construção.

Tipos de impermeabilizantes

A escolha de qual produto impermeabilizante você deverá utilizar na sua obra é crucial para determinar o resultado final do processo. Basicamente, porque existem diversos tipos de impermeabilizantes no mercado e você precisa ter pelo menos uma noção no que consiste cada um deles. Com ajuda profissional, a escolha do produto tende a ser mais simples, porém não podemos generalizar e se você souber mais ou menos do que precisa, as chances de escolher o produto errado diminuem e é isso que nós queremos aqui, certo?

Se você souber qual o tipo de impermeabilizante que precisa, poderá obter vantagens ao escolher o produto e, assim, em um melhor sistema de impermeabilização para sua obra. Basicamente, você precisa ter uma noção da diferença entre impermeabilizantes rígidos e flexíveis. Vamos entender o que significa cada um deles.

Os sistemas são classificados em rígidos ou flexíveis de acordo com a possibilidade do substrato que receberá o impermeabilizante sofrer algum tipo de movimentação. Por exemplo, se a superfície sofrer uma dilatação térmica, que poderá movimentar a estrutura, deve-se aplicar um impermeabilizante flexível.

Do contrário, se a estrutura não estiver sujeita à movimentações, pode-se aplicar um impermeabilizante rígido. Portanto, a escolha por qual tipo utilizar varia conforme as características da estrutura e do material do substrato.

Uma impermeabilização flexível pode ser aplicada em varandas, lajes, coberturas ou quaisquer áreas que estejam sujeitas à movimentações. Já o uso de impermeabilizantes rígidos é indicado para vigas baldrame, rodapés de parede e contrapiso.

Como escolher o impermeabilizante certo?

Agora, temos as ferramentas necessárias para determinarmos como escolher o impermeabilizante certo.

Conforme explicamos nos tópicos acima, vimos que a impermeabilização deve ser feita sempre, independente da fase da obra para que as manifestações patológicas possam ser evitadas. Vimos, também, que é preferível optar por uma impermeabilização preventiva, isto é, que priorize proteger as superfícies para que elas não fiquem sujeitas à ação da umidade.

Portanto, para escolher o impermeabilizante certo, você precisa avaliar a área que receberá o produto e todas as suas características. Com isso, você conseguirá definir ou, pelo menos ter uma noção, de que tipo de impermeabilizante deverá optar.

Caso a área a ser impermeabilizada for uma cobertura, sabe que deverá ser do tipo flexível. Após isso, deverá incluir a etapa de impermeabilização no projeto de impermeabilização, contendo qual tipo de produto deverá ser utilizado assim como qual será a forma de aplicação e execução de todo o processo.

Com certeza, uma ajuda profissional poderá te ajudar bastante na escolha do impermeabilizante certo!

Indústria de Impermeabilizante

Existem diversas indústrias que fabricam impermeabilizantes, mas é importante conhecê-las para saber a procedência do produto que está adquirindo. Se tiver acesso aos fabricantes, é bom fazer contato para entender quais são os produtos mais indicados para cada situação.

Além disso, o fabricante é quem poderá melhor te orientar sobre como realizar a aplicação do produto para que obtenha o melhor resultado.

Por isso, é bom saber se o fabricante do produto impermeabilizante que você escolheu possui experiência no ramo da construção civil e se está comprometida com a segurança das obras e satisfação dos seus clientes.

Então, converse com quem entende e faça contato com o fabricante antes de tomar a decisão de escolha do impermeabilizante para entender melhor sobre empresa e seus produtos.

Uma dica que deixamos é pesquisar se a indústria fabricante é membro do IBI, ABNT e GBC uma vez que são instituições que validam a seriedade da empresa, ok?

Produtos Impermeabilizantes da Blok

Você já conhece os produtos da Blok? Caso ainda não tenha tido a oportunidade de utilizar um de nossos produtos, dê uma volta no nosso site para encontrar a solução que precisa para a sua obra! Nós, além de fabricamos os melhores produtos do mercado, oferecemos o suporte técnico que você precisa.

E ainda você conta com as vantagens de comprar direto do fabricante, por ter a melhor orientação de qual produto utilizar e como deverá ser feita sua aplicação. Com isso, as chances de obter um sistema de impermeabilização eficiente é muito maior!

A Blok, localizada em Sorocaba, fabrica diversos tipos de produtos químicos para a construção civil e apresenta o melhor desempenho!

Então, respondendo a pergunta que te trouxe até este artigo, recomendamos que analise com calma a área que receberá o produto para então definir qual impermeabilizante será utilizado e incluir como todo o processo será executado no projeto de impermeabilização.

Com certeza, uma ajuda profissional é sempre bem-vinda, mas você deve saber que as etapas para a escolha do impermeabilizante certo devem ser seguidas, conforme dissemos aqui. Saiba que a Blok está sempre à sua disposição para apresentar as melhores soluções para a sua obra e não deixe de conversar conosco antes de iniciar um processo de impermeabilização, ok? Até mais!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.