O Que É Preciso Para Fazer a Impermeabilização de Reservatório de Água Potável?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
18/11/2020
Atualizado em
18/1/2024
O Que É Preciso Para Fazer a Impermeabilização de Reservatório de Água Potável?

A manutenção e a limpeza da caixa d’água devem ser feitas regularmente, a fim de garantir a qualidade da água ofertada. Por isso, manter esse local limpo é fundamental para a saúde das pessoas e também para evitar a proliferação de bactérias e fungos, causadores de diversas doenças. Além disso, a impermeabilização de reservatório de água potável também é essencial, porque assegura a estabilidade da estrutura.

Com o tempo, o conteúdo mantido nesses locais leva a degradação do concreto, causando vazamentos, fissuras e trincas que comprometem a durabilidade e colocam em risco a estanqueidade, gerando altos custos com manutenção. A impermeabilização confere segurança e vida longa aos reservatórios. Saiba mais sobre o assunto agora!

impermeabilizante de pressão positiva
Blok RF
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

A estanqueidade e a impermeabilização de reservatório de água potável

A estanqueidade é uma forma de garantir que a estrutura não apresente vazamentos e fissuras que possam comprometer a segurança e a estabilidade. No caso dos reservatórios de água potável não é diferente. Fazer o teste de estanqueidade nos sistemas de abastecimento é uma maneira de detectar possíveis sinais de corrosão que podem comprometer a segurança da estrutura e a qualidade da água ofertada.

Para garantir a potabilidade da água, é preciso realizar ensaios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 12170/2017. Mas não tem como mencionar a estanqueidade e não falar de impermeabilização, já que, para evitar que problemas na estrutura afetem a qualidade da água, é preciso elaborar um bom projeto de impermeabilização.

Assim, para assegurar que o reservatório de água potável não apresente infiltrações, é necessário usar produtos impermeabilizantes para proteger o local e evitar danos à estrutura. A NBR 9575/2010 estabelece exigências relativas ao projeto de impermeabilização e requisitos mínimos a serem seguidos para a proteção contra a passagem de fluídos.

Os sistemas de impermeabilização

Com o tempo, a própria água pode danificar a estrutura do reservatório e penetrar no concreto. O cloro adicionado no líquido também pode comprometer o aço do concreto armado do reservatório. Por isso, a impermeabilização desses locais é fundamental para evitar as infiltrações e, consequentemente, a formação de fissuras e vazamentos.

Existem vários tipos de materiais usados para impermeabilização de estruturas de reservatório de água potável, mas o melhor material é conhecido como argamassa polimérica flexível. A escolha do melhor sistema de impermeabilização vai de acordo com as necessidades e demandas de cada projeto, mas nessa situação o sistema de argamassa polimérica é um dos poucos que podem ficar em contato direto com a água sem contaminá-la.

A importância do uso de produtos de qualidade para impermeabilização

Para garantir os melhores resultados com a impermeabilização do reservatório de água potável, é essencial usar produtos de qualidade. O Blok ST, da Blok, é uma resina impermeabilizante para argamassa polimérica muito usada no revestimento de áreas molhadas, como lajes, sacadas, terraços, piscinas, muros de arrimo e reservatórios de água potável. De fácil aplicação, o produto é indicado para impermeabilizar e eliminar vazamentos, além de combater a umidade, eliminando os riscos do surgimento das temidas infiltrações.

Portanto, a impermeabilização de reservatório de água potável é essencial para manter a estabilidade e a durabilidade da estrutura, além de assegurar a potabilidade da água adequada para o consumo daqueles que ali estão. Para garantir resultados ainda mais satisfatórios, utilize produtos impermeabilizantes de alta qualidade e conte com profissionais capacitados para a execução do serviço.

Quer conhecer nossas soluções? Entre em contato com os consultores da Blok e descubra os melhores impermeabilizantes para a sua obra!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.