8 dicas para aplicação de manta asfáltica sem enfrentar problemas

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
22/3/2021
Atualizado em
20/4/2021
8 dicas para aplicação de manta asfáltica sem enfrentar problemas

A manta asfáltica, como já vimos aqui no blog da Blok, é um sistema de impermeabilização amplamente utilizado no mercado há bastante tempo. Sua escolha se dá especialmente por conta de sua ampla versatilidade em projetos e disponibilidade de fornecedores. Mas, afinal, como garantir a melhor aplicação e resultado possível?

Garantir a excelência de seus serviços e a eficiência de suas soluções é uma grande prioridade quando a obra de seu cliente está em suas mãos. Por isso, apesar da aplicação e fixação da manta asfáltica em uma laje ser uma grande economia de tempo, é preciso cuidado na prestação desse tipo de serviço.

Pensando nisso, confira, no artigo de hoje, algumas boas práticas para que a aplicação de manta asfáltica possa ser realizada sem problemas e você possa destacar sua empresa como referência neste tipo de serviço. Acompanhe a seguir.

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Os diferenciais da manta asfáltica

A manta asfáltica é um dos materiais mais aplicados para a impermeabilização, diante de seus diferenciais. Ela foi criada nos anos 1970, sendo formada, basicamente, por asfalto, determinados elastômeros e por uma manta que apresenta variadas apresentações e taxas de resistência mecânica e contra a umidade.

Entre seus atrativos, está o fato de que a manta asfáltica tem sua estrutura determinada pelo fabricante, não demandando um controle fiscalizatório de número de demãos na aplicação.

Ainda, ela apresenta uma relação custo-benefício atrativa e conta com propriedades de isolamento térmico e resistência aos movimentos naturais do concreto sem prejuízos à sua capacidade de impermeabilização.

Podemos destacar também que a manta asfáltica contribui para a proteção à proliferação de microrganismos variados e de modo, tem manutenção facilitada e é bem adaptável e flexível para uso nos mais variados projetos.

Boas práticas para a aplicação de manta asfáltica

A manta asfáltica apresenta grande versatilidade de aplicações, indo desde elementos estruturais como lajes a telhados, terraços, reservatórios e diversas áreas molhadas. Ela atua na proteção a estruturas de concreto armado, especialmente contra problemas como umidade e infiltração que, por sua vez, pode levar a graves danos nas edificações.

1. Atenção à mão de obra encarregada pela aplicação de manta asfáltica

À medida em que a complexidade de um projeto arquitetônico se eleva, é preciso garantir o máximo de capacidade técnica. Por isso, antes mesmo de tomar qualquer medida no momento de aplicação, ofereça à sua equipe encarregada todo o suporte e ferramentas necessárias para essa execução.

Isso envolve desde treinamento e materiais de auxílio até o equipamento ideal para a fixação e acabamento da manta asfáltica - maçarico, gás, espátulas e luvas, de acordo com a área a ser coberta.

2. Regularize todos os aspectos da superfície de aplicação da manta asfáltica

A aplicação e soldagem da manta asfáltica necessita de uma superfície que garanta a melhor performance de sua impermeabilização. Por isso, tenha em seu projeto uma fase rigorosa de inspeção e regularização da superfície em que a manta asfáltica será aplicada.

Isso pode incluir limpeza do local, secagem ou drenagem de pontos úmidos e conferência de pontos que eliminam os cantos vivos, como as meia-canas nas quinas, por exemplo.

3. Tenha uma tinta impermeabilizadora de qualidade para a fixação da manta asfáltica

Entre a manta asfáltica e o local onde ela será colocada há o que chamamos de primer ou tinta de ligação. Para que a manta asfáltica cumpra o máximo de seu rendimento após a secagem do primer, certifique-se de ter uma tinta asfáltica impermeabilizante de qualidade, que apresente alto nível de aderência e de resistência química, além de elevado poder de cobertura e secagem rápida.

Dessa forma, seguindo as instruções de aplicação do fabricante de forma correta, você garante bons resultados em seu projeto e evita a necessidade de emendas ou reparos posteriores na manta antes de sua vida útil, comprometendo a satisfação e fidelização de seu cliente.

4. Mantenha o cliente informado quanto à durabilidade da manta asfáltica

A integridade e solidez de uma laje ou terraço representa economia para o bolso de seu cliente e seus investimentos futuros. Diferentemente de um projeto de impermeabilização feito diretamente no concreto armado, a manta asfáltica tem um prazo menor de durabilidade.

Por isso, deixe claro para o cliente que, entre 5 e 10 anos após a conclusão do projeto, pode haver a necessidade de refazê-lo. Assim, evitam-se reparos ligados a goteiras, manchas e outras avarias notadas pela ineficiência da impermeabilidade do local.

5. Fique atento ao revestimento da manta asfáltica

Existem opções de manta asfáltica no mercado que dispensam o revestimento, como a aluminizada. Mas quando se lida com o produto clássico, é importante pensar em protegê-la com um revestimento que a isole de abrasivos e puncionamentos.

Embora a manta asfáltica em si tenha a vantagem de se adequar a mudanças naturais da estrutura, por sua flexibilidade, é preciso considerar também as qualidades de proteção do piso e contrapiso que estarão no sistema.

6. Não sobreponha mantas asfálticas em caso de reposição

Como já mencionado, a durabilidade de uma manta asfáltica em relação à sua impermeabilização fica entre algo em torno de 5 e 10 anos - podendo ser maior se aplicada em áreas com pouca exposição ao estresse mecânico e à iluminação solar direta.

Para detalhes sobre os parâmetros normativos da manta asfáltica, vale consultar o processo de controle e normatização ABNT NBR 9952. É a partir desse controle de qualidade que os fabricantes do mercado desenvolvem o material de mantas asfálticas impermeabilizantes.

Considerando isso, em caso de reposição do sistema de piso, manta e contrapiso, é essencial que se retire a manta anterior ao aplicar uma nova camada. Uma reforma de imóvel, por exemplo, deverá constar em seus custos o processo estrutural completo, evitando problemas de planejamento e orçamento de materiais no projeto.

7. Mensure corretamente as sobreposições da manta asfáltica

Comumente, a manta asfáltica é vendida em rolos de um metro de largura, com espessura que pode variar entre 3 e 5 mm.

Além do cuidado na compra do produto que melhor atenderá a finalidade de seus projetos, é preciso também tomar cuidado com as especificações de mensuração ao sobrepor as mantas na área a ser impermeabilizada.

Lembre-se de fazer com que seu projeto siga especificações à risca, como o mínimo de 10 cm para sobreposição, o que evita falhas e pontos de vazamento.

8. Escolha fornecedores confiáveis

Ao oferecer os serviços de sua empresa na fabricação de peças em concreto, você também oferece os serviços de seus parceiros. Todos os insumos, materiais e mão de obra são de sua responsabilidade.

Portanto, é preciso garantir que todos esses elementos se traduzam em um bom resultado. E tudo começa com a escolha de fornecedores, no caso de sua manta asfáltica.

Por isso, busque empresas especializadas que tenham experiência não somente em venda ou revenda da manta asfáltica, mas que possam atuar como verdadeiras parceiras, dando dicas valiosas de como investir em um projeto que envolva impermeabilização. Assim, a residência, edifício ou área comum pode receber um resultado melhor pelo investimento realizado e você oferecerá ao cliente um serviço com valor agregado diferenciado no mercado.

Para mais dicas sobre aplicação de manta asfáltica e oportunidades para diversificar seu portfólio de serviços, continue acompanhando nosso blog. E, para executar o melhor trabalho de aplicação, conte com a linha completa de impermeabilizantes asfálticos da Blok.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.