Aditivos para gesso: o que são e como usá-los nas obras?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
23/4/2020
Atualizado em
18/1/2024
Aditivos para gesso: o que são e como usá-los nas obras?

O gesso é um dos materiais de construção mais antigos. Com um processo de fabricação simplificado, ele é gerado pelo aquecimento de um minério abundante no Brasil — chamado gipsita — que, depois, é reduzido a pó. Ideal para a produção de placas de drywall, blocos de gesso, sancas e peças decorativas, entre outros produtos, o sucesso do trabalho com esse material também depende de produtos como os aditivos para gesso.

O mercado dispõe de diversas opções de aditivos para quem trabalha com gesso. São impermeabilizantes, hidrofugantes e retardadores de endurecimento, que facilitam o cotidiano dos profissionais que trabalham com tais aplicações.

Você está preparado para conhecer quais são os melhores aditivos de gesso? Confira agora mesmo!

hidrofugante para gesso
BlokGesso
Hidrofugante para Gesso
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

Como os aditivos atuam no preparo e na conservação do gesso?

Os aditivos são elementos indispensáveis no preparo do gesso. Eles apresentam diversas funções, de acordo com a necessidade de uso e do projeto, sempre em busca de ajudar a facilitar o trabalho com esse material.

Aditivos podem, por exemplo, aumentar o tempo trabalho do gesso e facilitar todo o processo, de modo a oferecer para o profissional mais tempo para o manuseio, reduzir despedício e facilitar a fabricação das peças.

Outra característica importante está na capacidade de oferecer resistência à umidade, protegendo o material da ação da água. Rendimento e durabilidade também são vantagens que contam pontos para a conservação do gesso e podem ser obtidas com o uso de hidrofugantes.

Então, se você quer entender qual é a ação específica de cada produto projetado para atuar com o gesso, continue lendo!

Qual a função do aditivo para gesso cola?

Para entender o funcionamento desse aditivo, precisamos falar sobre a utilidade do gesso cola. Ele é um gesso comum, porém aditivado com BlokGesso Cola, e serve para estabelecer a colagem de, pelo menos, duas peças pré-fabricadas, como sancas, blocos de gesso, molduras, painéis e chapas de gesso acartonado.

O gesso cola demora mais para secar do que o comum. Já quanto ao tempo em aberto, ele pode durar de 40 minutos até uma hora e meia. Já o BlokGesso Cola é um aditivo que amplia o rendimento e diminui o desperdício de material, funcionando como uma garantia da união perfeita entre as peças de gesso, e evitando retrabalhos.

Quando e por que usar retardantes de gesso?

O tempo de aplicação do gesso é rápido. Quem trabalha com esse material precisa saber lidar com isso, uma vez que o produto endurecido dificulta uma série de processos.

Os retardantes de gesso cumprem o que o nome diz: eles prolongam o tempo de aplicação do material, facilitando o trabalho do profissional.

Úteis para massa de gesso, molduras, placas, drywall e artefatos de gesso em geral, o BlokGesso Lento é ideal porque não altera as características da argamassa de gesso. Para além disso, ele entrega uma plasticidade incrível para o trabalho, proporcionando o tão desejado endurecimento gradativo da mistura.

Outra vantagem do BlokGesso Lento é que ele possibilita a dosagem conforme o tempo necessário em aberto da mistura de gesso. Esse fator reduz o desperdício de argamassa já curada e aumenta o tempo de alisamento na aplicação.

Dessa forma, com o uso do retardante para gesso é possivel reduzir, e muito, o despedício de gesso nas obras. Além de economizar gesso, também irá economizar em seu descarte e ajudar o meio ambiente!

O que é e quando usar os adesivos fixadores?

Na hora de aplicar e fixar sancas, molduras e gesso em geral, é muito importante trabalhar com um produto que garanta sucesso na aderência e resistência — como os adesivos fixadores.

Apresentando baixo custo por metro quadrado, o BlokFix Gesso é uma das soluções mais eficientes do mercado. Como um excelente adesivo para artefatos de gesso, sancas, gesso liso e fixador de molduras, ele entrega elevada aderência em EPS e ainda reduz a quantidade de respingos durante a aplicação.

A excelência de sua adesividade a diferentes substratos está na composição de sua fórmula, com base em resinas sintéticas de alto desempenho e características poliméricas que reduzem as fissuras, além de aumentarem a resistência ao desgaste e a plasticidade.

Como funcionam os hidrofugantes de gesso?

Trabalhar com gesso em áreas externas ou úmidas é muito difícil, pois o material não suporta o contato direto com água ou umidade. Para resolver esse problema, os laboratórios químicos desenvolveram impermeabilizadores específicos para esse tipo de material, chamados hidrofugantes para gesso.

O BlokGesso é um dos únicos produtos que hidrofuga qualquer peça feita de gesso e aumenta a sua durabilidade em níveis impressionantes, ainda que esteja exposto à umidade.

Desenvolvido com alta tecnologia para aprimoramento do trabalho, o BlokGesso oferece uma garantia para a máxima proteção do gesso, comprovando o sucesso dos testes em laboratório e seu índice de eficiência acima das normas internacionais.

Com ótima rentabilidade, ele também se mostra uma boa opção para quem procura agregar valor aos artefatos em gesso e, assim, multiplicar os lucros. Além disso, ele pode ser perfeitamente aplicado na produção de placas de drywall, blocos de gesso hidro, peças decorativas, blocos GRGH, placas de gesso 3D e até mesmo no artesanato.

Como escolher um bom fornecedor de aditivos para gesso?

A escolha dos fornecedores é muito importante para o seu negócio, pois ela afeta diretamente a qualidade dos serviços que serão desenvolvidos. Para isso, é preciso contar com boa disposição e olhar atento na hora da seleção.

Para escolher bons fornecedores, conte com indicações de clientes e verifique o quanto a empresa está dentro dos conformes de legislação.

Uma boa dica é utilizar a internet como um verdadeiro aliado, pesquisando tudo o que puder sobre o possível fornecedor de aditivos para gesso e observando a forma com que ele se posiciona com seu público online. Uma empresa mal selecionada pode trazer prejuízos financeiros e manchar a sua reputação, portanto, dê o máximo de atenção para esse momento.

Os aditivos para gesso são fundamentais para quem deseja trabalhar com esse tipo de mistura. Como você viu, eles oferecem diversas possibilidades para aprimoramento do trabalho. Na hora de escolher o produto certo, vale a pena contar com linhas de aditivos de gesso como a da Blok, que opta pela qualidade dos materiais, provendo produtos seguros e de alto desempenho.

Por falar em segurança, lembre-se de ficar por dentro de todas as recomendações necessárias antes de manusear qualquer elemento químico. Use sempre equipamentos de segurança conforme as especificação do rótulo, da Ficha Técnica ou do FISPQ de cada item.

Se este artigo ajudou você a entender melhor como funcionam os aditivos para gesso, inscreva-se em nossa newsletter para receber outras dicas relevantes para o seu trabalho!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.