Saiba porque utilizar um aditivo retardador de endurecimento de gesso

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso
material gratuito

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

Como Retardar o Endurecimento do Gesso?

Saiba porque utilizar um aditivo retardador do endurecimento do gesso é a melhor opção para trabalhar com esse material.

A procura pelo gesso para compor a decoração de ambientes está crescendo a cada dia e a tendência na construção civil é aumentar ainda mais sua utilização, seja para divisórias, revestimentos ou rebaixamentos e construção a seco. Por isso, achamos importante expor  aqui as características gerais sobre o gesso e como retardar o seu endurecimento da melhor maneira, usando um aditivo retardador do tempo de secagem do gesso, facilitando ainda mais o seu trabalho!

O gesso é um pó obtido através da calcificação de uma rocha chamada gipsita. Comparado com grandes países produtores de gesso, como Estados Unidos, Canadá, França e Espanha, o Brasil ainda possui um aproveitamento muito baixo de suas reservas para a produção do gesso.

Daí, podemos concluir que o futuro da construção civil aponta para o uso cada vez mais frequente do gesso tanto por conta de grandes reservas da rocha no Brasil como pelos benefícios que esse material oferece. Então, por ser um mercado promissor, vamos ver como fazer para aumentar ainda mais a sua produtividade ao trabalhar com o gesso, ao retardar o seu endurecimento, fazendo com que você ganhe tempo adicional para manuseá-lo. Vamos, lá?

Quais as propriedades do gesso?

O gesso é um material com propriedades aglomerantes, isto é, quando misturado com a água, endurece depois de um tempo, tendo características ligantes e de resistência. A mistura de gesso com a água endurece por conta da formação de uma malha de cristais e, depois, do início da pega, ele continua com o processo de endurecimento, assim como os demais aglomerantes.

Alguns fatores interferem no tempo de secagem do gesso, são eles:

  • temperatura e tempo de calcinação, durante a fabricação do gesso;
  • granulometria de suas partículas;
  • quantidade de água no amassamento;
  • presença de impurezas ou uso de aditivos.

Dentre os fatores que podem alterar o tempo de secagem do gesso, podemos notar a influência de adicionar um aditivo na mistura. Isso é muito interessante para ganhar tempo adicional para trabalhar com o gesso, evitando desperdícios. Mas, alguns aditivos utilizados não são específicos para esse fim, o que pode comprometer o resultado final. Vamos entender melhor sobre isso daqui a pouco.

O tempo de pega do gesso, que é o quanto demora para a mistura começar a endurecer, começa rapidamente quando a água é adicionada ao gesso e termina de 20 a 30 minutos depois. Mas, isso pode variar com a quantidade de água, por exemplo, pois quanto menor a quantidade de água, mais rápido será o tempo de pega.

No próximo tópico, você saberá como o tempo de secagem do gesso pode ser tanto um aliado como um inimigo ao trabalhar com o gesso!

Tempo de secagem como aliado e inimigo

Sabemos que o gesso é um material que endurece muito rapidamente, mas por que isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo?

O endurecimento natural do gesso é extremamente rápido e isso pode ser bom para agilizar o processo de acabamento da peça, como a pintura. Mas, qual o tempo de secagem do gesso? Geralmente, não passa de 15 dias de secagem (cura) para que possa ser feita a pintura, o que é bastante rápido em comparação aos métodos tradicionais.

Mais importante que isso são os problemas que o rápido tempo de secagem do gesso podem causar. Por ser muito rápido, seu endurecimento pode ocorrer antes mesmo das peças serem formadas ou do revestimento ser aplicado, o que pode gerar desperdício do gesso que cura antes de ser aplicado, tendo que descartar esse material, causando problemas ambientais, além do custo desse desperdício e do descarte.

Então, para evitar o endurecimento precoce do gesso e, assim, obter um tempo adicional para manipular e confeccionar as peças ou revestimentos, muitos gesseiros utilizam métodos caseiros para retardar o endurecimento e evitar os problemas que citamos acima. Vamos mostrar quais são esses procedimentos e os riscos de fazê-los em vez de fazer uso de um aditivo específico para esse fim.

Métodos caseiros de retardar o endurecimento

Por conta dos problemas que o endurecimento rápido do gesso pode gerar, os gesseiro acabam desenvolvendo maneiras caseiras e nem sempre seguras para retardar o tempo de secagem, e assim, ganhar mais tempo para produzir as peças ou mesmo aplicar o gesso liso nas paredes.

Mas, embora, muitas vezes, os procedimentos caseiros tragam resultados imediatos, na maior parte não são 100% eficazes uma vez que produtos adicionados à mistura podem comprometer as propriedades do gesso e, consequentemente, o resultado final.

Adicionar açúcar, suco de limão, álcool são alguns elementos adicionados ao gesso a fim de retardar o seu endurecimento, o que pode ser um erro enorme devido aos problemas que podem surgir.

Podemos citar alguns deles: alteração da resistência do gesso à compressão e flexão, comprometimento da própria estética do acabamento, mudança da cor do gesso, risco de cisalhamento do material e risco de desplacamento.  

Portanto, não vale a pena economizar na hora de escolher o método para retardar o endurecimento do gesso visto que adquirir um produto desenvolvido por profissionais que entendem do assunto vai trazer qualidade garantida para as peças e revestimentos de gesso!

Vamos apresentar o produto certo que retarda o endurecimento do gesso, mas que não compromete o resultado final do seu trabalho, pelo contrário, contribui para manter a qualidade do revestimento ou da peça produzida!

Como retardar o endurecimento do gesso de forma profissional

Já vimos que não compensa utilizar métodos caseiros para retardar o endurecimento do gesso, dados os problemas que podem aparecer e os gastos para repará-los. Então, o melhor a se fazer é investir em um aditivo profissional retardante do gesso para atrasar seu endurecimento e permitir o seu uso prolongado.

Mas, quais os benefícios de investir em um aditivo profissional como retardante do gesso? Além dos problemas que expusemos no tópico anterior sobre os problemas de não escolher um produto profissional, você conta com vantagens de optar por adquirir um aditivo desenvolvido exatamente para essa finalidade. Dentre elas, podemos mencionar:

  • Controle de qualidade;
  • Padronização das misturas;
  • Não alteração das características gerais do gesso.

Para atender essa demanda, a Blok desenvolveu um aditivo que atrasa o endurecimento do gesso, promovendo mais facilidade para executar seus trabalhos com mais tempo e evitando o desperdício, o BlokGesso Lento.

BlokGesso Lento permite a dosagem de acordo com o tempo necessário em aberto da mistura de gesso, diminuindo o desperdício de argamassa de gesso já curado e aumentando o tempo de acabamento e alisamento durante a aplicação.

Por isso, ele é fundamental para utilização nas obras ou nas fábricas de artefatos de gesso, visto que a redução de custos que proporciona é significativa. Além disso, BlokGesso Lento não altera a resistência e características do gesso. Não tem porque não usar!
__________________________________________________________________

Bom, depois de explicado o processo de endurecimento do gesso, deu pra entender sobre a importância de optar pelo produto certo para retardar o tempo de secagem, não é?

Deixe de lado os métodos caseiros de aditivos retardantes porque é uma economia que não vale a pena, vistos os danos que podem surgir. Invista no produto certo, o BlokGesso Lento, o custo benefício é garantido e o resultado, surpreendente!

Saiba também como fazer a impermeabilização no gesso e conheça nosso hidrofugante para gesso! Até a próxima!

Quer ver todos os artigos do blog?
Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

Quer valorizar ainda mais os seus produtos? Prepare-se para uma nova fase nos seus negócios. Faça como diversas indústrias que têm agregado cada vez mais valor aos seus produtos e reduzido de forma significativa os seus custos com desperdício de material, ganhando cada vez mais espaço no mercado.

baixe grátis