Quais as Vantagens Que o Gesso Oferece para Sua Obra?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
1/8/2019
Atualizado em
18/1/2024
Quais as Vantagens Que o Gesso Oferece para Sua Obra?

Quais as vantagens que o gesso oferece para sua obra?

A procura pelo gesso para compor a decoração de ambientes assim como para ser usado como, revestimentos, forros e divisórias está cada dia mais presente nos ambientes.

É só observar como as construções mais novas estão cheias de revestimentos de gesso! Você já deve ter notado muitos tipos diferentes de acabamentos de gesso, pois isso é uma característica indiscutível desse material: sua versatilidade!

Hoje, vamos entender porque o futuro da construção civil está tendendo para o uso mais frequente do gesso em detrimento de estruturas convencionais.

Logicamente, assim como qualquer material, o gesso possui algumas desvantagens, mas vamos focar nos seus tantos benefícios e mostrar porque vale a pena utilizar esse tipo de revestimento.  

gesso cola
BlokGesso Cola
Aditivo para Fabricar Gesso Cola
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

Gesso x Reboco Tradicional x Massa Corrida

Quais as vantagens de usar o gesso em vez do reboco tradicional ou massa corrida para o acabamento do revestimento?

Bom, o reboco tradicional é feito com argamassa de cimento e areia, contendo ou não cal hidratada e/ou aditivos, é o método mais utilizado na construção civil.

Apesar de ele ter alta durabilidade e resistência, apresenta algumas desvantagens, como: custo alto devido ao maior uso de material de construção e mão de obra; exige mais tempo por ser trabalhoso e existe a possibilidade de ocorrer trincas.

O uso do reboco, por outro lado, pode ser usado tanto em áreas externas como internas e úmidas, o que não impede a ocorrência de infiltração se mal executado.

Em alguns casos, em vez de fazer todo o procedimento chapisco-emboço-reboco, como no reboco tradicional, aplica-se a massa corrida diretamente sobre a parede levantada, o que também apresenta algumas desvantagens em relação ao gesso como acabamento da parede.

Aplicar a massa corrida diretamente na alvenaria, além de precisar de um selador de boa qualidade, é mais caro do que se utilizar o gesso.

Agora vamos falar do porquê usar o gesso em vez do reboco tradicional ou da massa corrida. O custo do gesso é bem menor, o processo é mais rápido e não requer muita mão de obra, a aplicação é simples, proporciona economia de tempo e ótimo acabamento.

Por outro lado, o gesso tem uma limitação inerente ao seu material, que é a sensibilidade à água, o que poderia dificultar o seu uso em áreas externas ou úmidas. Mas, hoje, já existe uma tecnologia que ajuda a solucionar esse problema, que é o hidrofugante para gesso, que explicaremos mais pra frente.

Benefícios do gesso como revestimento

Não é à toa que a construção civil está optando pelo gesso cada vez mais nas obras! Isso porque é um material extremamente versátil, que oferece diversos benefícios. Confira quais são as principais vantagens ao se utilizar o gesso:

  • Facilidade de modelagem: o gesso é um material altamente moldável, o que favorece a produção de diversas formas e para diferentes funções, como peças decorativas, divisórias e sancas;
  • Acabamento bonito: depois de endurecido, o gesso apresenta uma aparência bonita, com uma superfície lisa, branca e pronta para receber qualquer tipo de tinta! Também, ele pode ser moldado em diferentes composições e texturas, caracterizando sua versatilidade;
  • Boas propriedades térmicas e acústicas: o gesso é um bom isolante térmico, mantendo a temperatura interna e propiciando maior conforto para o ambiente. Também, quando utilizadas placas de gesso recheadas com lã de vidro podem melhorar a acústica do ambiente;
  • Boa aderência à alvenaria e concreto: o gesso pode ser utilizado como revestimento de paredes de alvenaria sem necessidade de aplicação de chapisco, que é necessário para argamassas convencionais;
  • Produtividade elevada: as aplicações dos revestimentos de gesso são mais simples e rápidas, podendo a massa de gesso ser colocada em uma única etapa. Por endurecer rapidamente, pode-se iniciar a pintura mais cedo além de adquirir resistência final em uma semana;
  • Material acessível e fácil de encontrar: o gesso é um material muito fácil de encontrar no nosso país por conta da abundância de reservas de rochas gipsitas, ainda que pouco aproveitadas. Além disso, seu preço é bem menor do que os materiais para rebocos convencionais e pela sua capacidade de gerar diversos tipos de produto final, a relação custo benefício acaba compensando;
  • Economia de tempo e espaço: as aplicações dos revestimentos em gesso são bem mais rápidas e seu armazenamento, por ser apenas um único produto, exige menor área de estoque. Também, por ser um material leve, o seu transporte é mais fácil;
  • Personalização de projetos e finalidades distintas: o gesso proporciona a produção de diversos tipos de produtos, tendo a liberdade de personalizá-los de diferentes maneiras. Além de ser usado, principalmente, para fins decorativos, também servem para fazer forros, divisórias, corrigir rachaduras e tapar buracos;
  • Aumenta a segurança: o gesso é um bom isolante contra a propagação do fogo, evitando incêndios e garantindo maior segurança para as construções.

Vimos que são muitas as vantagens do uso do gesso na construção civil, mas, como qualquer material, é bom ponderar as desvantagens na hora de escolher o tipo de material a ser usado na sua obra, certo? Agora, vamos explicar um pouco sobre o gesso cola e sobre como fazer a impermeabilização no gesso, o que é um tanto inovador e muito interessante! Venha com a gente!

Pra que serve o gesso cola?

O gesso cola nada mais é do que um gesso aditivado, que ao misturar na água, se transforma em uma cola que serve, com o próprio nome já diz, para colar peças e artefatos em gesso.

Existem algumas maneiras caseiras de fazer com que uma peça cole na outra, por exemplo, usando a própria mistura do gesso com a água. Mas, certamente, não é a ideal e pode gerar inúmeros problemas. O melhor a se fazer é adquirir um aditivo profissional para não ter erro e garantir um acabamento perfeito, certo?

A Blok oferece o melhor aditivo do mercado, para você mesmo adicionar ao gesso e, assim, obter o gesso cola que precisará para realizar o seu trabalho, unindo as peças de gesso umas às outras. Esse aditivo é o BlokGesso Cola, que possui alto rendimento, baixo custo, fácil utilização e elevado poder de colagem. Que tal saber como esse produto pode auxiliar seus trabalhos? Conheça BlokGesso Cola.

BlokGesso: Faça Parte da Revolução da Indústria do Gesso!

A maior limitação que o gesso impõe para quem trabalha com esse material é, até então, a impossibilidade de utilizá-lo em áreas externas ou úmidas, por conta dele não suportar o contato direto com água ou umidade.

Mas, a Blok desenvolveu um hidrofugante para revolucionar a indústria do gesso, o BlokGesso, que promove a hidrofugação em qualquer peça de gesso e aumenta a durabilidade do material quando exposto à umidade além de possuir alto rendimento.

BlokGesso é o hidrofugante ideal para facilitar ainda mais o dia a dia de profissionais que fabricam todos os tipos de peças em gesso ao proteger não só a superfície, mas toda a massa de gesso.  Assim, você conseguirá agregar ainda mais valor aos seus artefatos em gesso e multiplicar seus lucros.

É tudo o que você sempre quis para garantir a proteção do gesso contra a ação da água e umidade em qualquer ambiente. Quem busca qualidade e confiança, procura pelo selo Blok.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.