Como Colocar Gesso Na Parede?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
13/4/2020
Atualizado em
20/4/2021
Como Colocar Gesso Na Parede?

Como colocar gesso na parede?

Você já deve ter notado que o gesso vem assumindo um papel importantíssimo na construção civil, não é? Principalmente, quando falamos em revestimento de paredes e tetos! O uso de massa corrida vem sendo substituído pelo gesso liso seja pelo próprio acabamento como pelas tantas vantagens que o gesso oferece! Pensando nisso, criamos esse artigo para você entender, finalmente, como colocar gesso na parede!

Mas quais são esses benefícios que o gesso liso oferece ao ser utilizado como revestimento das paredes de alvenaria? O uso de gesso liso vem sendo amplamente utilizado por oferecer custo bem mais baixo que a massa corrida e rapidez na execução. Além disso, é muito mais fácil conseguir um acabamento melhor com o gesso liso do que com o uso de massa corrida, proporcionando paredes sem ondulações ou trincas, podendo ser pintadas diretamente sobre esse material.

Se você decidir utilizar o gesso liso como revestimento das paredes e tetos de alvenaria das suas obras, saiba que fez uma ótima escolha e, seguindo nosso passo a passo de como aplicá-lo, garanto que terá um acabamento final impecável! Portanto, venha comigo e continue lendo para aprender de uma vez por todas como aplicar gesso na parede e garantir um resultado incrível!

retardante de gesso
BlokGesso Lento
Retardante de Gesso
CONHEçA AGORA
Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso
MATERIAL GRATUITO

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

1) Antes de iniciar o serviço:

Antes de começar aplicar o gesso sobre as superfícies, você precisa se certificar de que todas estes pontos estejam prontos:

  • A superfície deve estar regularizada e nivelada, não podendo haver rebarbas ou quaisquer irregularidades;
  • As paredes que receberão a aplicação do gesso liso devem estar livres de umidades e de infiltrações;
  • A parte elétrica, no mínimo o arame guia, deve estar instalada;
  • A parte hidráulica também deve ter sido instalada e testada, tanto os sistemas de água fria e quente como de esgoto;
  • A infraestrutura de ar-condicionado deve estar instalada;
  • Os batentes devem estar presos na alvenaria.

Depois de verificar se toda a estrutura acima está completa, é hora de preparar a superfície.

2) Preparação da superfície:

Toda superfície que receberá o gesso liso deverá ser preparada de acordo com o seu tipo de material. Vamos explicar como deve ser o procedimento de preparação de superfícies de paredes de alvenaria, que são as mais comuns. Na maioria das vezes, a aplicação do gesso liso é feita por cima da camada de reboco, conferindo um acabamento ainda melhor.

As paredes de alvenaria, por serem constituídas por blocos, podem apresentar superfícies não tão regularizadas, exigindo uma maior quantidade de gesso na aplicação. Quanto melhor a qualidade da parede, menor pode ser a espessura do gesso e mais rápida é a aplicação.

Portanto, nesse tipo de parede, é importante regularizar a superfície o máximo possível, eliminando buracos, massas soltas, rebarbas e esperar, no mínimo, 28 dias do assentamento dos blocos da parede para que a argamassa de assentamento cure totalmente e a umidade da argamassa acabe, para que o gesso liso não fique manchado. Depois da cura da argamassa, é possível fazer a aplicação do gesso sobre a parede.

Após todo o processo de nivelamento e regularização da superfície e, após aguardar o período ideal para a cura da argamassa, a superfície precisa estar bem limpa. Então, é necessário remover sujeiras, poeiras, areias e restos de massa solta para que o gesso, ao ser aplicado, tenha boa aderência ao substrato.

Mas, e se falarmos em paredes que não são de alvenaria? Quando falamos em outros tipos de paredes, como as de concreto pré-moldadas ou moldadas in loco, deve-se considerar as particularidades de cada uma delas no processo de concretagem para aplicação do gesso liso em seguida. Geralmente, deve-se esperar 28 dias após a concretagem para pode aplicar o gesso como revestimento.

3) Mistura do gesso:

Agora que você já tem uma superfície pronta para receber o gesso, é preciso fazer a mistura do gesso com a água para obtenção de uma pasta que poderá ser aplicada nas paredes. Mas, qual é a proporção ideal de água e gesso que deverá ser misturada?

Bom, geralmente, para um saco de pó de gesso (40 kg), são necessários de 36 a 40 litros de água e o processo de diluição deve ser realizado seguindo as etapas:

  • Encher a masseira com água e ir polvilhando o pó até preencher a masseira por igual;
  • Deixa a massa em repouso de 8 a 10 minutos até que o pó dissolva;
  • Misturar parte da massa e deixar o restante em repouso na masseira;
  • Deixar a mistura repousar mais um pouco para a indução da pasta;
  • Observar a consistência da pasta e, se estiver homogênea e sem caroços, o gesso está pronto para ser usado.

Com o gesso pronto para ser aplicado, você precisa tomar cuidado para que ele não endureça antes da aplicação. Caso endureça, ele precisa ser descartado. Para evitar desperdícios de gesso por conta do endurecimento precoce, é recomendado utilizar um retardador de gesso.

Pensando nisso, a Blok desenvolveu o BlokGesso Lento, que retarda o endurecimento do gesso, diminuindo o desperdício de argamassa de gesso já curado e aumentando o tempo de acabamento e alisamento durante a aplicação. Assim, BlokGesso Lento promove redução de custos e não altera a resistência e características do gesso!

4) Aplicação na superfície

Com a superfície preparada e o gesso pronto para ser aplicado, é possível que a aplicação do gesso liso nas paredes seja feita! E qual a maneira certa de fazer isto? Continue lendo, que vou te explicar!

A primeira coisa que você deve se atentar é começar a aplicação de cima para baixo, quando for feita em paredes, e proteger o piso com lonas, já que o gesso gera muitos resíduos, como restos e respingos de massa. Também é recomendado considerar o uso de cantoneiras para as quinas e cantos e proteger bem portas, batentes e pisos!

Se o acabamento final exigir grande planicidade e esquadro ou as paredes estiverem desalinhadas, você deverá fazer taliscas e mestras, porém, se estiverem bem aprumadas, não é necessário.

Basicamente, a aplicação é feita com uso de desempenadeiras de cima para baixo. Só fique atento para que o acabamento fique como o esperado, bem liso e sem ondulações, certo?

5) Finalização

Agora que você já fez a aplicação do gesso na parede, quais cuidados devem ser tomados no pós aplicação? Vamos, lá! Vou te dizer!

Bom, primeiro, você precisa fazer uma análise geral para verificar se o serviço está bem feito. Para isso, observe o aspecto visual das paredes, se estão sem ondulações e rebarbas, isto é, bem lisas. Uma dica é iluminar a área com luzes focadas, paralelas à superfície: elas mostram quaisquer irregularidades no acabamento.

Depois, atente-se para os cantos: eles devem apresentar um bom aspecto visual e regularidade. Provavelmente, o gesseiro terá que fazer o requadro das caixas de elétrica assim como outros pontos, pois podem ter passados despercebidos durante a aplicação do gesso, ficando cobertos.

Após todas essas etapas, a limpeza é fundamental para qualquer serviço bem feito. Por isso, limpar toda a área imediatamente após o final do serviço é importante uma vez que trabalhar com gesso gera muito resíduo e respingos de massa por toda parte. Além disso, todo o resíduo deverá ser descartado em local adequado e específico para este fim, uma vez que o gesso não pode ser descartado em lixo comum. Portanto, separe o gesso dos demais materiais para que seja dado destino adequado.  
_________________________________________________________________________

Enfim, agora que você sabe como aplicar gesso na parede, não há mais desculpas para não realizar um trabalho bem feito e usufruir todos os benefícios que utilizar o gesso liso como revestimento de paredes oferece! E mais, é possível facilitar ainda a execução da aplicação do gesso com o uso do BlokGesso Lento, ao retardar o endurecimento do gesso e ganhar tempo durante todo o processo! Quer saber mais sobre BlokGesso Lento e outros produtos que vão contribuir para suas obras? Dê uma volta no nosso site para saber isso e muito mais! A Blok está pronta para qualquer desafio!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.