Guia Para Cimento Queimado na Parede

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
22/12/2020
Atualizado em
20/4/2021
Guia Para Cimento Queimado na Parede

O cimento queimado chegou com tudo no mundo da arquitetura, e há alguns anos se mantém como uma das tendências mais fortes para a decoração, nos mais diversos tipos de ambientes.

Conhecido pela sua utilização em pisos, este material saiu do chão dos canteiros de obras para ganhar aplicações inéditas, como o cimento queimado na parede, no piso e até mesmo no teto de espaços residenciais e comerciais.

Apesar de ser um revestimento de acabamento rústico, o cimento queimado na parede combina bem com vários outros materiais, e possibilita a criação de decorações encantadoras, sem perder a elegância e sofisticação dos espaços. Além disso, é uma escolha econômica e resistente, de aplicação fácil e que garante um resultado único e exclusivo – afinal, nenhuma parede de cimento queimado é igual à outra.

Por estes motivos, cada vez mais pessoas vêm se interessando em incluir a parede de cimento queimado na composição dos seus ambientes, seja na sua própria casa, no escritório ou no seu estabelecimento comercial, renovando o espaço com baixo custo e muita praticidade.

No entanto, para que tenha um bom resultado estético e adquira a resistência e durabilidade que o cimento proporciona, este revestimento deve ser aplicado seguindo alguns cuidados com os produtos utilizados e com a forma de aplicação.

Neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber antes de escolher o produto e a mão de obra. Veja a seguir como é feito o cimento queimado na parede e descubra como garantir um resultado bonito e duradouro para levar a decoração a um novo nível.

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Como é feito o cimento queimado na parede?

O processo de aplicação do cimento queimado na parede é bastante descomplicado. Como o nome sugere, o efeito deste revestimento é alcançado ao aplicar uma argamassa simples de cimento na parede, com alguns cuidados para garantir o efeito do cimento queimado no resultado final.

No entanto, os materiais necessários são apenas o cimento, areia e água para a argamassa, além de alguns utensílios para a sua aplicação, que podem ser uma desempenadeira, esponja, pincel ou rolo.

Para preparar a massa, basta misturar uma medida de cimento para quatro medidas de areia, e então ir adicionando a água aos poucos até atingir uma mistura homogênea e de textura adequada para aplicar na parede.

Em alguns casos, também pode ser interessante incrementar a mistura da argamassa com aditivos para melhorar a aderência e evitar potenciais fissuras. Então, basta aplicar a argamassa na parede com movimentos circulares e pronto!

Quais as vantagens do cimento queimado na parede?

A popularização do cimento queimado na parede não é ao acaso, pois são muitas as vantagens da sua aplicação. O cimento queimado é um revestimento econômico, tendo baixo custo no mercado tanto de materiais quanto de aplicação, especialmente quando comparado com outros tipos de revestimentos.

Além disso, é um material muito durável e de alta resistência, o que resulta em baixa necessidade de manutenção, quando bem executado.

Os benefícios estéticos do cimento queimado nos ambientes também são importantes para a tendência de sua utilização. O efeito deste revestimento dá um toque de rusticidade e elegância a qualquer espaço, podendo ser combinado com qualquer tipo de decoração, sem que pese a composição.

Por outro lado, o cimento queimado é um material versátil, que pode ser aplicado em praticamente qualquer superfície, o que facilita a sua escolha em qualquer situação. Para favorecer ainda mais a preferência por este revestimento, ele pode ser pigmentado para atingir uma textura colorida, permitindo ainda mais personalização para os ambientes.

Quais os cuidados para garantir um bom resultado?

Existem pequenos cuidados para garantir que o cimento queimado na parede tenha um resultado bonito e duradouro. Antes de começar, é importante que a parede em que será feita a aplicação esteja bem limpa.

A presença de poeira, gordura ou umidade pode dificultar a aderência da massa à parede, o que causa problemas como manchas ou descolamentos no futuro. Por isso, é preciso limpar bem a superfície e tirar toda a umidade com um pano seco antes de executar a aplicação.

Outro ponto a ter atenção é a forma de aplicar a massa. O efeito do cimento queimado na parede não é atingido com apenas uma aplicação, sendo necessário passar duas demãos para garantir um bom resultado.

Assim, é necessária uma demão fina, fazendo movimentos circulares com a esponja ou desempenadeira, e esperar esta primeira camada secar para repetir o processo. Normalmente, em um intervalo de 4 a 5 horas já é possível aplicar a segunda demão.

Ao terminar a aplicação, ainda é necessário fazer a queima do cimento, que é responsável por resultar no efeito típico do cimento queimado.

Com a massa ainda úmida, é importante polvilhar pó de cimento sobre a parede e esperar que seja absorvido para, então, alisar a superfície com uma desempenadeira. Somente assim será percebida a aparência de queimado no cimento.

Por fim, é necessário ter cuidado com a finalização da parede para garantir a durabilidade e beleza do seu efeito. Após a secagem completa, deve ser feita a retirada do pó excessivo com um pano e fazer o polimento da superfície com uma lixa fina, que será responsável por evitar manchas de umidade e de sujeiras na parede.

Se a intenção for um efeito brilhante, é necessário, também, aplicar um verniz com rolo, ou lixar a área. Vamos falar mais sobre a importância de um bom acabamento a seguir.

Conheça o BlokSeal CC

O cimento é um material poroso, que precisa ser protegido por uma camada de produto após a sua aplicação. Sem ela, a parede de cimento queimado fica sujeita aos mais diversos tipos de problemas, como o aparecimento de manchas, fissuras, umidade, mofo e incorporação de sujeiras à superfície.

Como resultado, corre-se o risco de perder a beleza do efeito do cimento queimado, necessitando refazer a aplicação do material e arcar com novos gastos de manutenção do revestimento.

Portanto, o recomendado é fazer a finalização correta da parede de cimento queimado, utilizando um material resistente e impermeável, capaz de garantir a proteção do efeito do seu revestimento contra todos os tipos de imperfeições.

Para isto, a Blok desenvolveu o BlokSeal CC, um hidrofugante à base de silano siloxano e de alta performance, que promove uma camada invisível de proteção e evita infiltrações.

Especialmente desenvolvido para quem trabalha com revestimento de paredes, o BlokSeal CC é um produto que repele com facilidade a água, preservando por muito mais tempo toda a superfície sem alterar a cor e brilho do acabamento.

Evite infiltrações, manchas, eflorescências e escurecimento da superfície com o silicone hidrofugante BlokSeal CC, que ainda impede o acúmulo de sujeiras.

A Blok é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para o ramo da construção civil, utilizando novas tecnologias para levar ainda mais praticidade e conforto ao seu dia a dia. Visite nosso site para conhecer mais sobre o nosso hidrofugante BlokSeal CC e confira o leque de soluções exclusivas que temos disponíveis para solucionar todas as necessidades da sua edificação!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.