O Que Você Deve Saber Sobre Piso de Concreto Polido?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
22/12/2020
Atualizado em
18/1/2024
O Que Você Deve Saber Sobre Piso de Concreto Polido?

O que é o piso de concreto polido?

Com várias denominações semelhantes disponíveis pelo mercado, muitas pessoas têm dúvidas quanto ao que é o piso de concreto polido.

Basicamente, ele é uma das variações do revestimento queimado, que é aplicado como acabamento da superfície do piso, e passa por um processo de polimento com a ajuda de ferramentas e de produtos que irão garantir a resistência final do piso.

As particularidades da técnica de aplicação são responsáveis por garantir o efeito específico do concreto polido, assim como as vantagens da sua aplicação.

Endurecedor de Superfície
Blok Endupiso
Endurecedor de Superfície para Concreto
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

As vantagens do piso de concreto polido

O piso de concreto polido oferece benefícios com a sua aplicação. Veja a seguir os principais motivos para a sua popularidade:

Alta durabilidade

O piso de concreto polido é de alta resistência e durabilidade, podendo ser executado para ter desempenho industrial. Assim, possui vida útil mais longa do que outros revestimentos comuns para piso, como madeiras, carpetes e cerâmicas.

Fácil manutenção

Por conta do tratamento da sua superfície, o piso de concreto polido tem acabamento liso e não acumula sujeira ou pó quando protegido da forma correta. Assim, é de fácil manutenção e limpeza.

Baixo custo de investimento

O custo de aplicação do piso de concreto polido é bastante reduzido quando comparado a outros tipos de revestimento. Além disso, por requerer baixa necessidade de manutenção e não exigir a aplicação de produtos específicos para limpeza, os custos para sua preservação também são mínimos.

Capacidade de evitar proliferação de microrganismos

O revestimento do concreto polido é capaz de reduzir significativamente a proliferação de microrganismos, como mofos, fungos, ácaros e bactérias. Assim, ele promove a saúde dos usuários do ambiente e é ideal para locais com crianças, idosos e pessoas com problemas alérgicos ou doenças respiratórias.

Versatilidade de aplicação

Este tipo de acabamento pode ser aplicado nos mais diversos ambientes, sendo uma opção vantajosa para diferentes espaços. 

Rápida execução

Por ser um tipo de piso muito conhecido e já utilizado há décadas pela indústria, é muito fácil encontrar empresas capacitadas para executarem o piso de concreto polido da forma correta e muito rápido. 

Diversas opções estéticas

O piso de concreto polido pode ser utilizado para criar composições em decoração, se adaptando bem ao estilo rústico, industrial, moderno ou contemporâneo. Além disso, o revestimento de concreto pode ser pigmentado para se adequar às cores do projeto, aumentando ainda mais as possibilidades de personalização e aplicação do material.

Os principais cuidados para garantir um resultado de qualidade

Embora o piso de concreto polido tenha exigências menores de resistência e desempenho para uso residencial e comercial quando comparado a áreas industriais, por exemplo, os cuidados para garantir um bom resultado são os mesmos em todos os casos.

Existem variáveis que devem ser consideradas desde a fase de planejamento até o processo de execução e acabamento, a depender de cada caso de aplicação e do resultado desejado.

Desta forma, é importante a contratação de profissionais capacitados para realizar técnicas avançadas de execução e utilizar as ferramentas específicas necessárias em cada situação, assegurarando que serão atingidos a durabilidade e o padrão estético desejados.

Projeto de piso

Existe mais de uma forma de fazer a estrutura do piso de concreto polido. Embora a utilização mais comum seja a estrutura armada, em que o concreto é aplicado em cima de uma tela de metal, alguns espaços podem necessitar de soluções mais específicas, como ambientes industriais.

Assim, a especificação de utilização de fibras metálicas, macrofibras de polipropileno ou até mesmo a aplicação de piso protendido pode ser requerida em alguns casos – nos quais o projeto de piso será importante para planejar a aplicação e adicionar todas as informações necessárias quanto à técnica a ser utilizada.

Concretagem

A aplicação do piso de concreto polido possui um traço específico que deve ser seguido para permitir a realização do acabamento. A resistência e a tonalidade do resultado vão depender do traço utilizado, e por isso deve ser dada a atenção devida a este detalhe no momento da execução. Caso haja alguma mudança de materiais, de espessura ou de traço, o piso poderá ter sua durabilidade e desempenho comprometidos.

Acabamento

Após a concretagem, o piso de concreto polido passará pelo processo de nivelamento, que será responsável por garantir um resultado plano e adequado. Assim que estiver tudo em ordem, é necessário esperar o período da pega, que é parte da cura do concreto, para então realizar o acabamento.

Cada tipo de acabamento será realizado com uma técnica diferente, aplicando produtos específicos e utilizando as máquinas de maneiras distintas - por isso, a importância de contar com mão de obra especializada e produtos de qualidade.

Juntas de dilatação

As juntas são os pequenos cortes que vão permitir a dilatação natural do concreto, evitando que movimentações térmicas e mecânicas da estrutura causem fissuras ou desplacamentos, comprometendo a durabilidade do piso.

Normalmente, as juntas de dilatação são executadas com a ajuda de serras, e devem seguir as normas para eliminar a possibilidade de aparecimento de fissuras ou trincas.

Limpeza

Por ser lisa, a superfície do piso de concreto polido não necessita de cuidados especiais com limpeza. Assim, dispensa o uso de produtos químicos, que podem ser abrasivos e resultar em manchas e danos ao piso.

Manutenção e endurecimento

Qualquer piso está sujeito ao desgaste por conta da utilização e do tempo. Com o piso de concreto polido, isso não é diferente.

Apesar de possuir baixa manutenção, com o tempo, ele pode demonstrar sinais de deterioração, necessitando de intervenção para que se mantenha em bom estado de conservação e preserve sua qualidade por muitos anos.

Neste sentido, existe o processo de endurecimento, em que é aplicado um produto no piso já existente para garantir maior resistência e renovar o material, resultando em um piso mais resistente e com maior durabilidade.

O piso de concreto polido tem, realmente, muito a oferecer para qualquer ambiente. Aqui na Blok, nós somos especialistas em soluções para aplicação deste tipo de piso, e trabalhamos com diversos produtos para garantir um resultado de qualidade. Conheça mais sobre os produtos em nosso site e acesse nosso blog para mais conteúdos exclusivos!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.