Formas Para Revestimento 3D: Descubra Todos os Tipos Aqui

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
13/1/2021
Atualizado em
20/4/2021
Formas Para Revestimento 3D: Descubra Todos os Tipos Aqui

Para quem já está familiarizado ou trabalha com artefatos de concreto, os revestimentos 3D para paredes podem representar uma boa oportunidade para ampliar e diversificar portfólio, gerar diferenciação mercadológica e vantagem competitiva para o negócio.

No entanto, para isso, é importante compreender mais sobre as formas para revestimento 3D.

A aura de modernidade, elegância e sofisticação desse tipo de revestimento tem conquistado cada vez mais o mercado, gerando um incremento de demanda muito benéfico para quem atua fazendo esse tipo de fornecimento e prestando esses serviços. 

E essa é uma oportunidade de atendimento, tanto a pessoas físicas quanto a empresas, que precisa ser considerada para trazer mais rentabilidade e facilitar a captação de novos clientes para empresas que trabalham com artefatos como os de concreto e de gesso.

É importante destacar que, além do argumento de vendas de origem estética, o revestimento 3D também apresenta apelos de funcionalidade, podendo ser a solução para ocultar falhas nas paredes ou deixá-las mais protegidas. Ele também contribui para fornecer isolamento acústico, conforto térmico, além de ser bastante durável.

Então, se você está pensando em iniciar a fabricação de revestimentos 3D para parede e aproveitar essa oportunidade, a seguir, falaremos mais sobre os tipos de formas para revestimento 3D que são mais utilizadas atualmente. Acompanhe.

desmoldante para concreto
BlokForma Plásticos
Desmoldante para Concreto para Formas Plásticas
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Revestimento 3D para parede: saiba mais sobre essa oportunidade

Revestimentos texturizados e sensíveis ao toque estão em alta no design de interiores e de ambientes externos. Mas, ao contrário das versões dos anos 1970, esta geração de revestimento 3D para parede apresenta padrões visuais maiores e mais bem acabados, que são mais elegantes, esculturais e têm um toque mais artístico e requintado.

Várias empresas estão aproveitando essa tendência para ter escalabilidade em seu negócio e melhorar suas margens. Além da fabricação, muitas estão agregando como diferencial a prestação do serviço de instalação dos revestimentos, já que eles são fáceis de instalar e se adéquam de modo prático a uma variedade de configurações de interiores.

É possível trabalhar com revestimentos feitos dos mais diversos materiais, incluindo gesso, MDF, plásticos, como PVC, metal em relevo, fibra de vidro, cerâmica, entre outros. Os revestimentos cimentícios estão entre as preferências, em razão de seu custo-benefício, qualidade, resistência e durabilidade.

Tipos de formas para revestimento 3D mais utilizadas

Se você ficou interessado em começar a trabalhar com esse tipo de produto, uma das questões preliminares de maior importância é descobrir mais sobre as alternativas em formas para revestimento 3D.

A seguir, conheça os tipos comumente utilizados e que podem ser fabricados tanto para revestimentos 3D cimentícios, como para revestimentos 3D de gesso (gesso 3D).

Forma de ABS

Além da variabilidade de padrões visuais disponíveis para os revestimentos 3D, há, também, grande diversidade de matérias-primas na fabricação de suas formas - e, uma das mais utilizadas, é o ABS.

O acrilonitrila butadieno estireno (ABS) é um dos polímeros termoplásticos mais amplamente usados ​​em inúmeras aplicações domésticas, comerciais e industriais. Os três componentes individuais do ABS possuem características únicas, que contribuem para as propriedades gerais do material final e das formas para revestimento 3D.

O acrilonitrila confere resistência química e térmica, o butadieno melhora sua resistência e tenacidade e o estireno é responsável pelo acabamento brilhante dos produtos desenvolvidos com ABS, como as formas para revestimento 3D. Esses atributos o tornaram ideal para aplicações em que durabilidade, qualidade superior de superfície e brilho sejam prioridades.

Uma das características mais marcantes do ABS é sua propriedade termoplástica. Os termoplásticos ABS são polímeros que amolecem acima de uma certa temperatura para se tornar macios e flexíveis, e, então, se solidificam com o resfriamento.

Os termoplásticos podem ser fundidos e remoldados inúmeras vezes, sem degradação de suas propriedades mecânicas, o que os torna mais fáceis de se trabalhar. Por tudo isso, o ABS é, atualmente, um dos materiais mais populares em propriedades de moldagem por termperatura, utilizando equipamentos de vacuum forming.

Forma de PVC

Outro dos materiais mais utilizados para formas para revestimento 3D é o PVC. O cloreto de polivinila (PVC) é um dos polímeros termoplásticos mais comumente usados ​​no mundo (ao lado de alguns plásticos mais amplamente utilizados, ​​como PET e PP).

Um atributo importante sobre os termoplásticos e que é válido destacar novamente é que eles podem ser aquecidos até o ponto de fusão, resfriados e reaquecidos novamente, sem degradação significativa.

Em vez de queimar, termoplásticos como o polipropileno se liquefazem, o que permite que sejam facilmente moldados por injeção e posteriormente reciclados. Isso os torna um material bastante requisitado para a fabricação de formas para revestimento 3D para paredes, especialmente por serem uma opção econômica.

Como ponto de atenção, temos a natureza corrosiva do PVC, que deve ser levada em consideração na hora de avaliá-lo como opção para as formas de sua empresa. Isso porque o cloreto de polivinila pode ser moldado por injeção como outros plásticos, mas a inclusão de cloro no material complica o processo, já que o PVC derretido pode liberar um gás tóxico corrosivo.

Forma de silicone (borracha de silicone)

A borracha de silicone é um material ideal para fazer moldes, incluindo as formas para revestimento 3D. Assim como acontece com o látex líquido, a borracha de silicone produz um molde leve, flexível e que proporciona alto nível de detalhamento. Além disso, esse material possibilita a fabricação de formas duráveis e resistentes a produtos químicos.

Outra vantagem é que, com esse material, é possível fazer as formas com bastante agilidade. Como ponto negativo está o preço mais alto da borracha de silicone e o fato de ela não apresentar resistência mais elevada a rasgos.

Produtos importantes para se trabalhar com revestimento 3D

Além de escolher os tipos de formas para revestimento 3D que se alinhem melhor às suas necessidades, também é importante adotar outros cuidados para que sua produção seja qualificada e conquiste a satisfação dos clientes.

Pode-se destacar, por exemplo, a importância do uso de desmoldante em peças cimentícias. Com esse tipo de produto, você terá um processo de desmoldagem muito mais fácil, já que ele cria uma camada entre o concreto e a forma para revestimento, de modo a impedir a aderência entre eles. 

Isso tornará sua operação mais produtiva, potencializando, também, a conservação das formas para que sejam utilizadas novamente, e contribuindo para elevar sua vida útil. Ainda, o desmoldante poderá aumentar visivelmente a qualidade do acabamento das peças de revestimento 3D desmoldadas.  

Além do desmoldante, outro produto que ajuda a trazer diferenciais para as peças produzidas é o silicone hidrofugante. Esse atua na proteção das peças, hidrofugando a superfície ao impedir a passagem da água logo na primeira camada.

Essa proteção extra não afetará as características de seus revestimentos, visto que não altera cor nem brilho das peças. Ela também irá fornecer um diferencial a mais para seu cliente: tornará a rotina de limpeza das paredes revestidas muito mais fácil, já que contribui para impedir o acúmulo de sujeira.

Desse modo, escolhendo as formas para revestimento 3D certas e utilizando bons produtos em seus processos, como o desmoldante e o silicone hidrofugante, você poderá fabricar revestimentos 3D de caraterísticas únicas, que gerem verdadeiros diferenciais de mercado.

A Blok é uma referência nesses produtos. Descubra mais sobre como eles podem contribuir para o sucesso de sua operação e de seu negócio acessando nosso catálogo de soluções.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.