Para que servem dormentes de concreto? Entenda sua utilização

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
25/2/2021
Atualizado em
18/1/2024
Para que servem dormentes de concreto? Entenda sua utilização

Na construção de ferrovias, dormentes de concreto, madeira ou aço são os tipos mais comuns. No entanto, nos sistemas de trilhos e redes ferroviárias mais modernos, o concreto tem alcançado cada vez mais preferência.

Sobretudo nos projetos para trens de alta velocidade e para o transporte de cargas mais pesadas sobre os eixos, os dormentes de concreto apresentam benefícios que se destacam por diferenciais como sua alta durabilidade, baixa necessidade de manutenção e segurança.

Continue a leitura do artigo de hoje e descubra mais sobre as vantagens e os usos de dormentes de concreto. Essa pode ser uma oportunidade de diversificar o portfólio de sua empresa. Acompanhe a seguir.

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que são dormentes de concreto?

Esse artefato teve seu primeiro projeto criado ainda nos anos 1800, no entanto a sua produção iniciou em 1904, para a ferrovia federal suíça. Hoje em dia, estima-se que haja em todo o mundo cerca de 1.250.000 quilômetros de trilhos para os quais são usados ​​aproximadamente 3.000 milhões de dormentes.

Esses são elementos fundamentais das vias férreas, sendo posicionados na direção transversal ao eixo da via, em cima do qual são inseridos os trilhos. Juntamente com o sistema de fixação, os dormentes compõem o elemento de união entre o lastro e o trilho, constituindo com esse a estrutura da via.

O dormente suporta altas solicitações pontuais aplicadas sob os trilhos, fazendo a transferência dessas para o lastro e sublastro, sendo, assim, primordial para o correto funcionamento da estrutura da via férrea.

Por muito tempo, a madeira foi o principal material empregado para a confecção desse elemento. Hoje, o concreto está em ascensão.

Quais são os diferenciais dos dormentes de concreto para os demais materiais?

Conforme os custos e a escassez da madeira foram aumentando, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, na Europa, começou-se a substituir os dormentes de madeira pelos feitos de concreto.

Além da questão da maior dificuldade em adquirir madeira de boa qualidade, outros fatores impulsionaram esse movimento. Por exemplo, a madeira apresenta menor vida útil e está sujeita a danos causado por fungos, insetos ou, mesmo, às condições ambientais.

Já os dormentes de aço, apesar de terem suas vantagens, também acabam não sendo considerados a melhor escolha para muitos projetos por serem vulneráveis à corrosão. Além do fato de serem associados a desconforto sonoro, gerado na passagem dos veículos nas vias férreas.

Por sua vez, os dormentes de concreto têm diversas vantagens sobre os dormentes de madeira ou aço e são, por isso, a escolha preferida na construção ou reforma de ferrovias e projetos ferroviários por todo o mundo.

Entre os diferenciais desse modelo, estão:

  • Estabilidade e capacidade de carga superior para a via;
  • Maior resistência lateral e vertical;
  • Custos reduzidos com manutenção de trilhos e fixadores soltos e descarrilamentos;
  • Fixações resistentes;
  • Ao contrário da madeira e do aço, os dormentes de concreto não se deterioram ou corroem com a exposição a intempéries;
  • Economia de lastro;
  • Maior vida útil: estimada para em torno de 50 anos;
  • Desempenho aprimorado, mesmo sob tráfego severo;
  • Dormentes de concreto não são inflamáveis e reduzem a chance de incêndio nos trilhos;
  • Escolha sustentável: os dormentes de concreto podem ser triturados e todos seus componentes podem ser reciclados;
  • Maior eficiência para os projetos e orçamentos: são necessários menos dormentes de concreto por quilômetro em comparação com a madeira, por exemplo.

Quais os tipos principais de dormentes de concreto?

Nas ferrovias do Brasil, utilizam-se principalmente dois tipos:

1. Bi-bloco de concreto armado

Esse tipo consiste em uma ligação feita por perfil metálico entre dois blocos de concreto armado. Esses dormentes são mais leves e flexíveis, possibilitando um rolamento suave, boa resistência lateral e estabilidade à via.

2. Monobloco de concreto protendido

Esse tipo consiste em uma peça única de viga monolítica de concreto protendido. Ele pode ser recomendado, por exemplo, para aplicação em vias férreas de bitola mista e naquelas nas quais as cargas por eixo são mais elevadas.

O modelo dá boa ancoragem à via, especialmente por seu peso maior, e ajuda a evitar deslocamentos horizontais e laterais. A norma ABNT 11709 traz importantes prescrições para a sua fabricação.

Quais os usos e serventias dos dormentes de concreto?

Para comporem a estrutura da via férrea, os dormentes de concreto são confeccionados em formatos específicos para o projeto, já prevendo a inclinação demandada para o posicionamento dos trilhos.

Os dormentes exercem a função de receber e transmitir ao lastro os esforços feitos pelas cargas, veículos e vagões, oferecendo suporte aos trilhos, permitindo sua fixação, o que faz com que a bitola da linha permaneça invariável. Com isso, ele serve, também, para garantir e elevar a segurança das estradas de ferro.

Para cumprir sua função, os dormentes de concreto devem ser fabricados em tamanho adequado para servir de apoio de modo que a taxa de trabalho do lastro seja reduzida em relação à pressão admissível.

Além disso, os insumos utilizados na produção do concreto precisam apresentar as características físico-químicas recomendadas pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os moldes também devem seguir o dimensionamento prescrito nas normas, especialmente na ABNT NBR 11709:2015.

Há outras utilizações além do setor férreo?

Sim, os dormentes de concreto também podem ser adaptados para compor passarelas, pisantes, trajetos decorados e sinalização de caminhos em jardins, por exemplo.

Com essa utilização, eles são aplicados especialmente em projetos de paisagismo de diferentes portes, residenciais e comerciais, apresentando variados acabamentos em termos de cores, texturas, tamanhos e modelos.

Os que simulam madeira registram alta procura, pela união de apelo estético diferenciado com as qualidades únicas do concreto.

Por que considerar incluir dormentes de concreto no portfólio de sua empresa?

O dormente de concreto tem sido cada vez mais requisitado para projetos de novas linhas ferroviárias no país, bem como para a reforma de linhas mais antigas. Dada a extensão continental do Brasil, há expectativa de que a malha ferroviária permaneça se desenvolvendo, o que irá incrementar ainda mais a demanda por esse artefato.

Há, no momento, diversos projetos para implementação de ferrovias no país. Nos últimos tempos, tem crescido o uso do modal férreo para o transporte de grãos e escoamento logístico e isso também ajuda a impulsionar o desenvolvimento das estradas de ferro e ampliar a demanda por elementos como os dormentes de concreto.

Acredita-se também que, nos próximos anos, serão reativadas linhas que não estão mais operando e que serão criados trechos específicos para tornar o transporte de cargas no país mais competitivo e menos oneroso e dependente do modal rodoviário.

Portanto, empreendedores que já têm estrutura de negócio e trabalham com artefatos de concreto podem encontrar nesse segmento oportunidades de expandir suas operações e sua carteira de clientes.

Além disso, como vimos, os dormentes de concreto também têm um uso específico para projetos paisagísticos. Essa pode ser uma porta de entrada mais fácil para começar a trabalhar com esses artefatos para empreendimentos de menor porte.

Isso pode ser uma boa oportunidade de ampliar a lucratividade da sua empresa, afinal, o paisagismo está bastante em alta, sendo percebido como diferencial importante nos lançamentos de empreendimentos imobiliários.

O que você achou deste conteúdo? E da oportunidade de ampliar seu portfólio apostando na produção de dormentes de concreto? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog para se manter atualizado.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.