Saiba Como Impermeabilizar Tecidos de Todos os Tipos

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
18/11/2020
Atualizado em
20/4/2021
Saiba Como Impermeabilizar Tecidos de Todos os Tipos

A impermeabilização de tecidos é muito comum para garantir a conservação e aumentar a durabilidade de móveis, como sofá, e de roupas, cortinas e tapetes.

A aplicação de produtos específicos em determinados tecidos cria uma barreira de proteção que impede que fluidos entrem na superfície, favorecendo a proliferação de microrganismos. Mas como impermeabilizar tecido?

Para realizar a impermeabilização de tecido, é preciso aplicar um impermeabilizante em toda a superfície, com objetivo de fechar os poros, impedindo a penetração de líquidos e o acúmulo de poeira, ácaros e fungos. Além disso, esse método evita o aparecimento de manchas, conserva o tecido e diminui os danos na estrutura dos móveis.

Neste post, descubra outras vantagens desse processo e os principais tipos de impermeabilização de tecido. Confira!

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso
MATERIAL GRATUITO

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

Quais as vantagens de impermeabilizar tecidos?

A impermeabilização de tecidos é importante para garantir mais proteção e conservação aos mais variados tipos de materiais, como em sofás, tapetes, poltronas, roupas e cortinas.

A técnica evita que líquidos, como suco, água, refrigerante e vinho, penetrem na superfície, evitando a proliferação de poeiras, ácaros, fungos e bactérias.

Qualquer tipo de tecido está sujeito a danos causados pela ação do tempo. A impermeabilização também preserva a beleza das peças, prolonga a durabilidade e evita a formação de manchas, que podem acelerar o processo de envelhecimento e também a necessidade constante de limpeza, que agredirá o tecido.

Os produtos impermeabilizantes facilitam a limpeza do local. Em casos de derramamento de líquidos, a limpeza pode ser feita com um papel toalha ou um pano seco para absorção. Além disso, a técnica de impermeabilização deixa os tecidos mais resistentes.

Como impermeabilizar tecido?

Geralmente, o processo para impermeabilizar um sofá, por exemplo, demora entre 20 e 40 minutos e o período de secagem pode durar até três horas. Os produtos podem ter um cheiro forte e, durante a aplicação, é recomendado que pessoas alérgicas evitem o local.

Depois que o tecido estiver impermeabilizado, é preciso realizar uma manutenção simples, usando um pano seco ou aspirador de pó, uma vez por semana. Com esses cuidados, a impermeabilização de um estofado pode durar até três anos.

Roupas, cortinas e tapetes podem ser impermeabilizados em casa. Estique completamente o tecido sobre uma superfície reta e lisa, e aplique por toda a extensão o produto impermeabilizante, conforme as instruções de uso, não se esqueça de usar luvas para proteger a pele. Deixe secar por cerca de 30 minutos.

A impermeabilização não muda a textura, nem oferece sensação diferenciada ao tecido, mantendo as roupas macias. Já nos móveis, como os sofás e poltronas, é preciso aplicar o produto corretamente para evitar que o tecido endureça e quebre com o tempo.

Por que contar com uma empresa capacitada?

Para garantir sucesso na impermeabilização de sofás e de qualquer outro tipo de estofado, é essencial contar com uma empresa especializada e usar produtos de qualidade. Profissionais capacitados conhecem as técnicas que devem ser usadas para a aplicação dos impermeabilizantes, garantindo mais eficiência no serviço.

Portanto, existem maneiras diferentes de como impermeabilizar tecido. Dependendo do que será impermeabilizado, o processo pode ser realizado em casa, pelo próprio usuário, ou por uma empresa responsável. O importante é usar produtos de qualidade e contratar profissionais capacitados para conferir a durabilidade do método.

Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.