Saiba tudo sobre Textura Projetada Agora!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
22/3/2021
Atualizado em
18/1/2024
Saiba tudo sobre Textura Projetada Agora!

Já ouviu falar sobre textura projetada? Provavelmente sim, pois é uma forma bastante moderna de dar um toque na decoração de ambientes! A textura projetada, assim como outras técnicas atuais, serve para compor a decoração de ambientes sofisticados que estão sendo projetados ou construídos, assim como para dar uma nova cara para aqueles que estão sendo reformados. Se está procurando mais informações sobre textura projetada, este artigo é para você!

Aqui, você vai encontrar todas as informações que precisa sobre textura projetada, um tipo de textura muito atual e que tem sido cada vez mais usada no mercado. Por isso, trouxemos os assuntos mais importantes sobre o tema, como suas vantagens, aplicação, tipos, rendimento e preço. Tenho certeza que, depois de ler este artigo, conseguirá entender todas as características deste revestimento tão presente nas construções! Mas, antes de qualquer coisa, vamos entender no que consiste a textura projetada, certo? Continue comigo!


Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que é textura projetada?


Bom, antes de começarmos a entender as especificidades da textura projetada, vou te explicar no que consiste, exatamente, esse revestimento tão falado no mercado da construção civil.

Podemos definir a textura projetada como sendo um tipo de acabamento para paredes, que tem, basicamente, a função de decorá-la e protegê-la. Quando falamos em proteção, quero dizer que elas podem ser uma forma de proteger as paredes contra infiltrações, mofos e fungos, porém a textura, por si só, não é totalmente suficiente para garantir completa proteção contra a umidade. É muito comum ouvirmos que a textura projetada garante um substrato protegido, mas nem se compara quando utilizamos um bom produto impermeabilizante sobre ela. Fique tranquilo, pois vou explicar melhor sobre isso nos próximos tópicos. 

Agora que você já sabe que a textura projetada é um acabamento muito utilizado com a finalidade de decoração, principalmente, vamos entender mais sobre as especificidades desse revestimento.

Quais são os tipos de texturas mais utilizadas?


Existem diversos tipos de texturas projetadas, porém três deles são os mais utilizados, que são:

  • Travertino;
  • Chapisco;
  • Flocado;

Textura projetada - travertino, chapisco, flocado
Tipos de texturas projetadas

Como podemos ver pelas fotos, a textura projetada dá um efeito diferente para as construções, pois, geralmente, são aplicadas na parte externa, melhorando toda a estética da obra.

Quais são suas vantagens?


O uso de texturas projetadas, além de conferir modernidade para a decoração dos ambientes, também oferece outras vantagens. Vamos conhecer algumas delas:

  • Acabamento moderno na composição da decoração de ambientes;
  • Possibilita a criação de diferentes desenhos;
  • Alta resistência;
  • Secagem extremamente rápida;
  • Alta cobertura;
  • Excelente rendimento;
  • Alta durabilidade;
  • Limpeza fácil, por ser lavável;
  • Proteção maior da estrutura contra a umidade. 

Dentre as desvantagens que a textura projetada oferece, podemos citar a impossibilidade de retoques e também que sua aplicação demanda profissional que conheça a técnica. 

Portanto, vemos que o uso de texturas projetadas oferece grandes vantagens, mas você deve considerar também as desvantagens e estudar bem a área onde será aplicada para poder fazer uma boa seleção dos profissionais que serão contratados, certo? 


Como é feita a aplicação?


Quando falamos em aplicação de textura projetada, você precisa ter em mente que para aplicá-la é necessário materiais específicos e experiência, portanto, se arriscar fazer por conta própria nem sempre é uma boa opção. Por isso, caso decida utilizar a textura projetada, selecione profissionais com experiência e que conheçam a técnica!

Apesar de querermos deixar claro a importância de uma mão de obra especializada para realizar a tarefa de aplicar a textura projetada, vou explicar quais são as etapas de aplicação, certo?

Em primeiro lugar, é necessário revestir a parede com um selador acrílico com a mesma cor colocada e aguardar a secagem, por volta de 3 a 4 horas. Depois, você vai aplicar a massa com uma pistola específica e finalizar com uma desempenadeira de PVC ou um rolo de PVC rígido. Por fim, deve-se aguardar o tempo de cura da parede, que gira em torno de 72 horas. 

Parece simples, não é? Mas, antes da aplicação, considere contratar uma equipe que tenha experiência, ok? Assim, você evita dores de cabeça e garante um trabalho com melhores resultados!


Qual o rendimento?


Como já falamos no tópico sobre as vantagens de se utilizar textura projetada, o rendimento do seu uso é alto, o que garante uma economia significativa nos gastos totais da obra. 

A média necessária de material é de 2,5 a 4 quilos por metro quadrado, dependendo das especificações de cada fabricante do produto. Portanto, apesar dessa média, é importantíssimo consultar as orientações dos fabricantes assim como considerar o modelo a ser escolhido pelo cliente, da superfície a ser aplicada e do nível de proteção e acabamento desejados. Assim, essa média pode variar, ok?

Porém, ainda assim, apesar das variações, o uso da textura projetada possui um rendimento muito maior que outros tipos de revestimentos. Então, faça um estudo para definir qual o melhor tipo de revestimento para o seu objetivo, certo?


Qual o preço de textura projetada?


O preço médio da textura projetada pode variar bastante de região para região e também de profissional para profissional. É possível encontrar profissionais que cobrem menos para realizar o serviço, porém, nem sempre possuem experiência com a técnica, podendo comprometer o resultado final do acabamento. Por isso, é válido contratar uma equipe que tenha experiência em realizar esse tipo de trabalho, mesmo que cobre um valor superior. 

Além disso, como já falamos anteriormente, os materiais e equipamentos para desenvolver a aplicação de textura projetada podem ser muito caros e, geralmente, não vale a pena você investir para realizar o serviço por conta própria, sem falar na experiência com a técnica.


Como pintar textura projetada?


É comum, com o passar dos anos, o pigmento da textura começar a desbotar e aí é que surge a dúvida que pretendemos responder neste tópico: como pintar a textura projetada? 

Antes de mais nada, você precisa entender que não é indicada a pintura da textura projetada, pois ela prejudica a principal característica da textura, que é a propriedade de ser respirável, isto é, permite as trocas gasosas. Se você pinta sobre a textura projetada, é criada uma barreira que impede que as trocas sejam feitas, isto é, anula o grande benefício do revestimento.  

O que garante durabilidade para a textura projetada e diminui os danos para o material é uma boa impermeabilização logo depois da cura da textura. É sobre isso que vamos falar no próximo tópico.


Qual impermeabilizante usar para proteger a textura projetada?


Falamos aqui que a textura projetada protege a estrutura contra a umidade, porém isso não é totalmente verdade, pois a escolha por este revestimento não dispensa a impermeabilização. Lógico que ela ajuda sim a proteger a superfície, mas não é suficiente. A impermeabilização, além de proteger a estrutura contra os efeitos da umidade e evitar o surgimento de manifestações patológicas na obra, contribui para aumentar a durabilidade do revestimento e diminuir danos ao material.

E, hoje, vou te apresentar o melhor produto que deve ser usado em texturas projetadas para garantir uma excelente hidrofugação: BlokSeal CC, um silicone hidrofugante que impede a passagem de água, protege e preserva a estrutura interna sem alterar a cor e brilho do material, facilita a limpeza ao impedir o acúmulo de sujeiras e evita o surgimento de manifestações patológicas. Ou seja, é tudo o que você precisa para a sua textura projetada. E, lembre-se: para garantir mais qualidade para o revestimento e estrutura, a aplicação do hidrofugante deve ser feita logo após a cura da textura!

Veja o vídeo que fizemos para entender como BlokSeal CC age em texturas projetadas! O resultado é incrível.



Conclusão


Hoje, explicamos sobre as texturas projetadas! Você deve ter notado que seu uso possui diversas vantagens, mas ressaltamos alguns pontos que não devem passar batido, como a escolha de profissionais capacitados e a importância da impermeabilização! Por isso, antes de iniciar qualquer procedimento, estude bem todo o processo, combinado? E, claro, utilize BlokSeal CC para garantir melhores resultados. Conheça nossos produtos e não se esqueça que a Blok está pronta para qualquer desafio!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.