O Que É e Por Que Fazer Retrofit de Fachada?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial
material gratuito

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

Retrofit de Fachadas, você sabe o que é?

O que é e por que fazer Retrofit de Fachada?

Aqui você encontra tudo que precisa saber sobre Retrofit de fachada

Falar em obras e reformas para a revitalizar um edifício antigo que precisa de modernização tanto na sua aparência como na estrutura pode causar grandes preocupações, não é?

A restauração de prédios antigos não é somente uma opção, mas, de fato, necessária tanto para adequar a estrutura do edifício às novas tecnologias quanto para deixar sua aparência mais moderna, o que agrega valor ao patrimônio assim como melhora a qualidade de vida de quem mora no local.

Mas, como fazer essa restauração do imóvel e a modernização de sua fachada sem o trabalho das grandes reformas, que, muitas vezes, são exaustivas e causam enormes transtornos?

O retrofit é a solução para esses casos, pois é possível manter a estrutura original da construção e ao mesmo tempo introduzir tecnologias e materiais modernos, proporcionando um edifício antigo mas adaptado aos avanços da construção civil e mais agradável aos moradores.  

Aqui, vamos explicar tudo sobre o retrofit em fachadas: o que é, por que e quando fazer, seus benefícios e sua importância no sentido de contribuir para uma melhoria não só relacionada à questão estética, mas também estrutural.

O que é Retrofit de Fachada?

Apesar de existirem vários tipos de retrofit, como atualização dos sistemas de segurança, reforma da portaria, elevadores e instalações, hoje vamos nos concentrar no retrofit das fachadas, que são ao mais visíveis e que mais valorizam o imóvel por conta da maioria de suas intervenções serem estéticas.

O retrofit de fachada é qualquer modificação ou adição ao sistema de fachada para responder às condições ambientais e ao bem estar dos ocupantes, isto é, é uma renovação das fachadas prediais, com a introdução de materiais mais avançados, mesmo que suas características arquitetônicas permaneçam preservadas.

Mas, quais podem ser as mudanças a serem feitas pelo retrofit de fachada? Elas podem ser as mais variadas possíveis, como uma alteração mais radical ao colocar estruturas metálicas ou troca de vidros e janelas ou procedimentos mais simples, como mudança da pintura ou troca de tinta por pastilhas (e vice-versa).

Não se esqueça de, quando for contratar uma empresa para fazer o retrofit da fachada do seu imóvel, consultar a legislação da sua cidade porque qualquer alteração na fachada é necessária a autorização da prefeitura local, além de projeto e A.R.T de um engenheiro civil ou arquiteto.

Quais os benefícios de fazer Retrofit de Fachada?

Sem dúvida, o benefício mais significativo ao fazer o retrofit em fachadas prediais é a valorização do edifício no mercado, por conta da questão estética, de dar ao prédio uma aparência moderna, nova e adequada aos padrões mais avançados da construção civil.

Mas não só isso o retrofit de fachada pode promover! A estrutura do prédio pode ganhar com isso também à medida que, ao realizar as mudanças, são detectadas falhas que podem ser corrigidas antes de causarem problemas maiores.

Também, durante a execução do retrofit da fachada, é indispensável a aplicação de um hidrofugante para prevenir que os efeitos da infiltração prejudiquem toda a obra. Temos a solução perfeita para esse caso: o hidrofugante BlokSeal, produto que pode ser aplicado em diversos tipos de fachadas, repele a água com facilidade sem alterar a cor e o brilho do material e fornece máxima proteção em hidrofugação para as fachadas.

Renovar o selante aplicado nas juntas de dilatação e nas vedações das janelas também são imprescindíveis na execução do retrofit de fachada, pois contribuem para aumentar a vida útil do imóvel bem como para manter um prédio com qualidade. Para resolver essa questão, indicamos o BlokSil MS, selante que se transforma numa borracha flexível, aderente e resistente e ideal para essas aplicações. BlokSeal permite a troca de vapor d’água, mas, não a passagem da água líquida, permitindo que a superfície “respire”.

Portanto, ao terminar o retrofit da fachada, você terá um prédio valorizado, moderno e bonito. Além disso, poderá detectar falhas na estrutura e também já fazer a troca dos materiais aplicados para prevenir infiltrações pela fachada. Indiscutivelmente, vale a pena, né?

Por que e quando fazer?

Depois de conhecer todos os benefícios que o retrofit de fachada proporciona para o seu prédio, não há dúvidas do porquê fazê-lo, mas aí estão mais alguns motivos para não restar nenhuma dúvida:

  • Valoriza o edifício: ao mesmo tempo que conserva os aspectos originais, renova a estética, agregando valor ao imóvel e aumentando sua vida útil;
  • É mais barato do que construir um novo empreendimento: os centros urbanos estão superlotados e não é tarefa fácil achar um bom local para uma nova construção, além de ser uma opção bem mais cara;
  • É uma tendência nas empresas: muitos empreendimentos com construções antigas em grandes centros urbanos estão optando por fazer retrofit em suas fachadas para dar mais credibilidade para sua marca;
  • É uma forma de tratar e prevenir patologias: ao fazer o retrofit, alguns problemas que podem afetar a estrutura do edifício aparecem, o que facilita e antecipa a manutenção;
  • Pode reduzir custos de manutenção: ao fazer o retrofit, dependendo das escolhas dos materiais para revestimento e dos produtos aplicados, os custos de manutenção e a periodicidade de refazer caem significativamente.

Agora que você já sabe que o porquê de fazer o retrofit de fachada, a próxima pergunta é: quando fazer?

O retrofit de fachada é extremamente indicado quando é preciso renovar a fachada, isto é, quando está deteriorada e só uma lavagem não vai resolver; quando apresentar patologias ou quando modernizá-la é uma das prioridades para aumentar seu valor no mercado e propiciar uma construção mais eficiente e sustentável.

Manutenção da Fachada Predial

Um dos maiores responsáveis para manter um imóvel bem conservado e valorizado é a realização periódica da manutenção da fachada predial, mas, muitas vezes, devido ao alto custo, o prazo ideal para refazê-la é ultrapassado.  

O retrofit pode ter um papel importante para diminuir os custos e a periodicidade da manutenção da fachada. Então, é recomendado fazer escolhas eficientes e sustentáveis para ajudar na manutenção e no tempo de vida do imóvel, além de diminuir os gastos!
__________________________________________________________________

Enfim, mostramos como é importante investir no retrofit de fachada e podemos notar muitos prédios antigos fazendo essa opção nos grandes centros urbanos por ser uma estratégia inteligente. Além de valorizar o imóvel, o retrofit de fachada proporciona diversos outros benefícios que, com certeza, vão fazer valer a pena!

Blok. Para Qualquer Desafio.

Quer ver todos os artigos do blog?
Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

Se você é profissional e trabalha diretamente com manutenção predial, certamente já ouviu falar nos benefícios gerados pelo uso de silicones hidrofugantes de alto desempenho aplicados sobre fachadas como forma de prevenir e reduzir custos com manutenção.

baixe grátis