Guia completo sobre piscinas de alvenaria: entenda aqui.

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
31/5/2021
Atualizado em
4/6/2021
Guia completo sobre piscinas de alvenaria: entenda aqui.

Vai construir a piscina da sua casa e ainda não sabe que estrutura utilizar? Você sabe que uma piscina pode ser construída de diversas formas e por isso fiz este artigo hoje: para explicar sobre o modelo mais comum para construção de piscinas, a alvenaria. As piscinas de alvenaria podem ser uma ótima opção para valorizar qualquer imóvel além de proporcionar momentos de lazer para toda a família, porém nem sempre ela é a melhor opção para a sua obra.

Pensando nisso, fizemos este artigo para que você possa entender tudo sobre um dos tipos mais comuns para a construção de piscinas, que é a alvenaria convencional. Assim, você pode descobrir se é a melhor opção para construir a piscina do seu imóvel. Apesar de ser o tipo mais comum, ela também apresenta pontos negativos que talvez possam ser limitantes para o seu projeto.

Portanto, neste artigo, você consegue ter acesso às seguintes informações: o que é uma piscina de alvenaria, quais são suas vantagens e desvantagens, como fazer, quais os revestimentos que podem ser utilizados, como fazer a impermeabilização e como devem ser feitas a limpeza e manutenção dessas piscinas.

Essas são algumas noções que você precisa ter antes de escolher o tipo que utilizará para construir a piscina na sua obra. Portanto, leia com atenção e não se esqueça que a impermeabilização é uma das etapas mais importantes durante a execução de uma piscina!

argamassa polimérica flexível estruturada
Blok ST
Resina Impermeabilizante para Argamassa Polimérica Flexível Estruturada
CONHEçA AGORA
[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é uma piscina de alvenaria?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o que é uma piscina de alvenaria para podermos nos aprofundar no assunto.

Basicamente, a piscina de alvenaria é um modelo de piscina que é construída a partir da alvenaria convencional, isto é, através de tijolos ou blocos que são unidos por argamassa. É a forma mais utilizada para construir piscinas e a mais consolidada no mercado da construção civil. Porém, é possível construir uma piscina de outras maneiras tão eficientes quanto a de alvenaria.

Toda construção de alvenaria oferece diversas vantagens, principalmente, quanto à resistência e durabilidade. Porém, há seus pontos negativos que também devem ser considerados na hora de escolher qual a forma de construção que mais se adequa ao seu projeto. Portanto, vou te apresentar as vantagens e desvantagens de se utilizar a alvenaria para construir piscinas e aí sim, você poderá decidir qual usar. Isso você encontra no próximo tópico.

Quais são suas vantagens? E desvantagens?

Agora é hora de entender sobre as vantagens e desvantagens de se utilizar piscinas de alvenaria. Vamos lá?

A principal vantagem que a piscina de alvenaria proporciona é que ela possibilita os mais variados tipos e formatos, podendo ser projetada de acordo com o gosto do cliente. Primeiramente, vamos as vantagens:

  • Versatilidade: usar alvenaria como forma de construção da sua piscina te dá a liberdade de escolher formatos, tamanhos e tipos de revestimentos diferentes. Assim, é possível construir uma piscina personalizada e que combine com o seu projeto arquitetônico.
  • Resistência: a alvenaria oferece uma resistência sem igual para a piscina, apresentando uma vida útil longa. Para que isso seja garantido, toda a sua execução precisa ser bem feita, assim como as manutenções periódicas.
  • Opções de revestimentos: as piscinas de alvenaria são excelentes, pois dão liberdade para escolher diversos tipos de revestimentos.
  • Custo-benefício: sim, os custos são mais altos quando comparados com outros tipos de piscinas, porém os benefícios valem o investimento.

Em relação às desvantagens, podemos citar:

  • Manutenção: por conta dos tipos de revestimentos que podem ser utilizados em piscinas de alvenaria, há maior acúmulo de sujeiras, o que exige limpeza mais frequente. A manutenção, caso ocorram vazamentos, é mais difícil. 
  • Custo: considerando apenas o valor, as piscinas de alvenaria são mais caras, porém deve-se levar em conta seus benefícios também.
  • Prazo de entrega: por ser mais trabalhoso, o tempo de construção desse tipo de piscina não é muito rápido, prolongando o prazo de entrega.

Como qualquer opção do mercado apresenta os pontos positivos e negativos, com as piscinas de alvenaria não é diferente. Por isso, avalie todas as características das piscinas de alvenaria para entender se é uma boa opção para a sua obra.

Como fazer uma piscina de alvenaria?

Construir uma piscina de alvenaria não é tão simples quanto parece, pois exige trabalho. Simplificando, o processo divide-se em etapas, que são:

  1. Definir o local, formato e profundidade;
  2. Analisar as características do solo;
  3. Fazer a fundação e a estrutura;
  4. Impermeabilizar a piscina;
  5. Aplicar o revestimento.

Claro que cada etapa deve seguir todas as recomendações das normas técnicas (NBR 10339) assim como deve contar com equipe profissional que tenha experiência em executar esse tipo de serviço. Por isso, estude bem como realizar cada etapa do jeito correto. Falhas em cada uma dessas etapas podem comprometer toda a estrutura da piscina. Já te adianto que não vale a pena pular etapas ou não realizá-las da forma indicada.

Quais são os revestimentos para uma piscina de alvenaria?

Uma das grandes vantagens das piscinas de alvenaria é que elas possibilitam o uso de diversos tipos de revestimentos, o que dá personalidade para os projetos. Assim, é possível fazer com que a piscina combine com toda a decoração da casa.

Dentre os revestimentos mais utilizados nas piscinas de alvenaria, temos: azulejos, pastilhas de vidro, pedras naturais, revestimento vinílico, cerâmica e porcelanato.

É possível encontrar revestimentos de piscinas das mais variadas cores e modelos, porém é mais comum se utilizar nas cores verde e azul, embora há projetos modernos com outros jogos de cores. O tipo de revestimento vai depender do estilo da decoração, da manutenção e do orçamento disponível.

Já quanto ao revestimento das bordas das piscinas, há muitas opções. Mas, é interessante utilizar pisos que sejam antiderrapantes e que não esquentem muito. As pedras naturais são grandes aliadas nesse sentido. Porém, é imprescindível hidrofugá-las com BlokSeal para que não sofram com a ação da água e fiquem conservadas por muitos anos.

Como impermeabilizar piscinas de alvenaria?

A impermeabilização em piscinas de alvenaria é uma etapa muito importante que deve ser feita da forma correta para evitar problemas futuros. Podemos resumir dizendo que as piscinas devem ser impermeabilizadas tanto do lado interno, que está exposto à água de dentro da piscina, como do lado de fora, onde a estrutura está sujeita à ação da umidade do terreno. Portanto, por se tratar, em ambos os casos, de água exercendo pressão positiva para a estrutura, você precisa utilizar um produto específico para pressões hidrostáticas positivas.

O melhor produto para esta finalidade é Blok ST, um impermeabilizante capaz de combater a umidade, evitando que a água penetre pela superfície e cause infiltrações que podem afetar toda a estrutura, gerando grandes transtornos. Assim, ele é perfeito para a impermeabilização de piscinas, deixando-as protegidas contra a ação da água e suas consequências desastrosas.

Como devem ser feitas a limpeza e manutenção das piscinas?

Como já falamos, as piscinas de alvenaria exigem manutenção e limpeza mais trabalhosas.

Por conta dos rejuntes, pode haver mais acúmulo de sujeiras, o que exige limpeza mais frequente da piscina. Porém, é importante contar com ajuda profissional para realizar esse tipo de serviço.

Quanto à manutenção, deve ser realizada periodicamente ou caso haja algum sinal de problema, deve ser contratado profissional especializado para que logo seja corrigido a fim de evitar que se torne algo muito maior e mais complicado de sanar. Se realizada da maneira correta e periodicamente, as piscinas de alvenaria apresentam durabilidade muito superior a outros tipos de piscinas.

Conclusão

Gostou de entender melhor sobre as piscinas de alvenaria? Elas são resistentes e duram por muitos anos, porém exigem cuidados como limpeza e manutenção que devem ser levadas a sério. Portanto, oferecem diversos tipos de benefícios e podem ser uma opção interessante para você utilizar na sua obra.

Caso escolha a alvenaria como forma de construir a sua piscina, não se esqueça de utilizar Blok ST para que ela fique protegida contra a ação nociva da água e exija pouca manutenção ao longo dos anos. Converse com a equipe da Blok para entender como impermeabilizar sua piscina da forma correta. Até a próxima!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.