Como impermeabilizar piso na área externa?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
10/5/2021
Atualizado em
31/5/2021
Como impermeabilizar piso na área externa?

Como impermeabilizar piso na área externa?

Durante a execução de uma obra, muitos pontos devem ser impermeabilizados para garantir não só a estética da construção preservada, como toda a sua estrutura. Com os pisos não é diferente. Impermeabilizar pisos é tão importante quanto à fundação de uma obra, pois se não protegido, podem ocorrer infiltrações de água, que podem gerar transtornos chatos de resolver.

Portanto, a impermeabilização garante não só a boa aparência do revestimento externo dos pisos, como evita outros tipos de problemas bem mais graves. Portanto, é uma das principais etapas durante a execução de uma obra e que não deve passar batido de jeito nenhum.

O artigo de hoje nos fala sobre como impermeabilizar pisos em áreas externas. É importante ressaltar que vamos falar mais especificamente sobre os pisos porosos, os quais estão mais suscetíveis às intempéries climáticas, principalmente a água e também por serem os mais utilizados em áreas externas.

Por estarem completamente expostos, é indispensável o uso de impermeabilizantes nos pisos de áreas externas, de lazer ou ao redor da piscina. Esses pisos, normalmente, não ficam expostos somente à chuva, mas também às lavagens durante a limpeza.

Por isso, impermeabilizá-los garante não só a conservação do acabamento estético, mas também a preservação de toda a estrutura. Isso sem falar na facilidade de limpeza ao impedir o acúmulo de sujeiras.

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Que tipos de pisos devem ser impermeabilizados?

Antes de entrar no tópico principal deste artigo, que é como impermeabilizar pisos nas áreas externas, temos que esclarecer de quais pisos estamos falando para que não haja confusão e evitar que você cometa erros irreversíveis na sua obra. Por isso, estamos falando de pisos porosos, que são os mais comuns nas áreas externas. Por serem mais resistentes e, muitas vezes, antiderrapantes, são ideais para serem utilizados nessas áreas.

Mas, o que são pisos porosos?

Os pisos porosos mais comuns, utilizados em áreas externas, são as pedras naturais, ladrilhos hidráulicos, pisos cimentícios e concreto polido. Todos eles precisam e devem ser impermeabilizados para evitar a ocorrência de manifestações patológicas.

Quando falamos em pedras naturais, há muitos tipos e modelos, como os mármores, granitos, São Tomé, Miracema, Cariri, Ferro e muitas outras que precisam de proteção, pois a sua porosidade faz com que fique mais suscetível à infiltração e, consequentemente, aos efeitos nocivos que a água pode causar.

Geralmente, os revestimentos utilizados em pisos de áreas externas são porosos e necessitam de impermeabilização. Ainda mais porque ficam completamente expostos às intempéries climáticas. Por isso, o uso de produtos específicos é indispensável. 

Por que fazer a impermeabilização do piso na área externa?

Infiltrações são um dos problemas mais comuns em construções. Elas podem aparecer sempre que o local não estiver protegido o suficiente e, para a completa proteção de superfícies, fundações, pisos e paredes, basta fazer a impermeabilização do jeito certo com o produto indicado para cada situação. Alguns fatores podem influenciar no resultado final da impermeabilização. O primeiro deles é a escolha do produto certo para cada situação. Por exemplo, se você precisa de um impermeabilizante para aplicar em pisos porosos é BlokSeal Pisos enquanto que para lajes, você deve utilizar Blok ST.

Além disso, você precisa contratar uma equipe profissional que saiba realizar o serviço de impermeabilização, seguindo sempre as recomendações e orientações dos fabricantes. De nada adianta um produto excelente se a aplicação é feita do jeito errado.

Depois de entender essas questões, vamos entender qual a importância de impermeabilizar pisos externos. O primeiro e mais óbvio motivo é para protegê-lo contra qualquer efeito nocivo que o contato com a água pode causar, evitando as tão temidas manifestações patológicas. Dentre elas, podemos citar: bolores, desplacamento, eflorescências, manchas ou até outros problemas mais graves. Esse motivo já justifica a impermeabilização, não é? Mas ainda podemos encontrar outros benefícios que a impermeabilização proporciona para os pisos nas áreas externas. Vamos entender sobre eles:

  • Acúmulo de sujeiras: a impermeabilização cria uma camada sobre a superfície que impede não só a passagem de água, mas também o acúmulo de sujeiras. Assim, os pisos ficam limpos por mais tempo, evitando que as limpezas ocorram com maior frequência, o que também proporciona um menor desgaste.
  • Limpeza: a camada formada através da aplicação do produto impede que as sujeiras se acumulem e penetrem na superfície, sendo muito mais fácil e rápido removê-las. Isso é um fator importante para o dia a dia.
  • Estrutura: um piso impermeabilizado possui boa durabilidade, com seu aspecto mantido sempre conservado. Pensando a longo prazo, é um ganho indiscutível.

Pode ser que esses outros benefícios, além da proteção contra a ação da água, sejam novidade para você. Por isso, investir numa boa impermeabilização não acaba na prevenção de umidade, pois proporciona comodidades que fazem diferença no dia a dia e ao longo dos anos. Importante ressaltar que quando falamos em pisos porosos em áreas externas, a impermeabilização é ainda mais indispensável, pois estão expostos e sujeitos a qualquer tipo de intempérie climática.

Qual o melhor impermeabilizante para piso externo?

Não é difícil escolher o produto certo para impermeabilizar o seu piso poroso em área externa. Vou te dar uma dica. O melhor produto que existe no mercado é BlokSeal Pisos, um hidrofugante específico para pisos porosos. Mas, o que ele faz? BlokSeal Pisos, depois de aplicado, cria uma camada invisível sobre a superfície que impede a passagem de água. Essa camada mantém o local protegido contra o acúmulo de sujeiras e a umidade. Por ser um hidrofugante, BlokSeal Pisos permite que as trocas gasosas pela superfície continuem ocorrendo, além de não alterar as características do material.

Portanto, usar BlokSeal Pisos para proteger os pisos da sua área externa é essencial uma vez que ele protege toda a superfície além de facilitar sua limpeza. Assim, você consegue manter os pisos sempre bonitos e conservados e ainda com uma durabilidade bem alta. Podemos dizer, portanto, que hidrofugar os pisos porosos com BlokSeal Pisos otimiza e intensifica ainda mais todos os benefícios que eles já oferecem por natureza. É uma vantagem e tanto, não é?

Como fazer a aplicação do impermeabilizante no piso?

Além de todos os benefícios que falamos em utilizar BlokSeal Pisos, não podemos deixar de falar que sua aplicação também é muito simples, não exigindo procedimentos trabalhosos. Portanto, basta limpar bem a superfície; você pode até utilizar máquinas de alta pressão com água e sabão neutro para limpá-la de forma mais intensa, removendo as sujeiras mais difíceis. Depois de limpa, você deve esperar que o piso seque completamente para só depois fazer a aplicação do produto.

Seca a superfície, você pode aplicar uma demão apenas de BlokSeal Pisos com rolo, pincel ou pulverizador sobre ela. Basta isso para você ter um piso totalmente protegido, bonito e conservado por muito mais tempo!

Viu como não tem nenhum segredo? Agora que você já sabe da importância de impermeabilizar pisos porosos em áreas externas, não vai deixar de protegê-los com BlokSeal Pisos, não é? Fique ligado no nosso site para conhecer outros produtos da Blok que também podem ser soluções para a sua obra!

Conclusão

Gostou de aprender mais sobre como deve ser feita a impermeabilização de pisos em áreas externas? Além de interessante, você deve ter notado a importância de fazê-la não só para garantir a proteção contra a umidade, que é sua principal função, mas também para ganhar outros benefícios que facilitam o dia a dia e a manutenção dos pisos, aumentando muito sua durabilidade. Portanto, quando precisar fazer a impermeabilização dos pisos em áreas externas do seu empreendimento, converse com a equipe da Blok para conhecer mais sobre BlokSeal Pisos e entender como ele é o produto que você precisa para manter seus pisos mais bonitos e conservados!

Acompanhe nosso Blog para conhecer outras soluções e conhecer mais sobre diversos aspectos da construção civil! Espero que este artigo tenha te ajudado a entender sobre a impermeabilização de pisos em áreas externas! Até a próxima.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.