Pedras para revestimento externo: saiba como usar!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
10/5/2021
Atualizado em
14/5/2021
Pedras para revestimento externo: saiba como usar!

O uso de pedras para revestimento externo vem crescendo bastante e está cada dia mais comum apostar em pedras nos projetos arquitetônicos. Com um custo benefício vantajoso e um efeito estético diferenciado, as pedras naturais conferem elegância e rusticidade ao mesmo tempo.

Quando falamos em área externa, as pedras naturais são as preferidas por não exigirem limpeza e manutenção complicadas além de serem super resistentes. Você já deve ter visto muitas construções investirem em pedras naturais, mas já pensou nas tantas opções disponíveis no mercado? Sim, é possível encontrar uma pedra que se encaixa tanto no seu projeto arquitetônico como no seu bolso.

Pensando nisso, fizemos este artigo para esclarecer todas as dúvidas sobre a utilização de pedras naturais em revestimentos externos assim como para fornecer informações importantes para ajudar a você decidir se é o revestimento certo para o que deseja.

Também, vou te apresentar os vários tipos de pedras naturais que você pode utilizar para fazer o revestimento externo da sua construção. Então, leia este artigo até o final para saber as vantagens e desvantagens de utilizar pedras para revestimento externo, quais são as mais comuns, seus preços, onde podem ser utilizadas e, por fim, como fazer a limpeza e manutenção das pedras.

E ainda, você ganha um bônus: vou te apresentar um produto que vai ajudar a manter sua pedra conservada e bonita por muito mais tempo. Vamos lá!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
silano siloxano para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano
BlokSeal
Silano Siloxano
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Quais as pedras mais utilizadas?

Primeiramente, vamos entender quais são as pedras mais utilizadas para fazer o revestimento externo das construções. Há uma infinidade delas, cada uma oferecendo um efeito estético, com suas características próprias e com valores diferentes também. Aqui, vou dar um apanhado geral sobre as mais comuns, mas cabe a você pesquisar mais a fundo sobre cada uma delas para encontrar a que se encaixa melhor às suas necessidades, ok? Vamos, agora, conhecer algumas das pedras mais utilizadas para revestimento externo. São elas:

  • São Tomé: também conhecida por Canjiquinha, é uma pedra bastante comum, sendo utilizada em fachadas, ao redor de piscinas, pisos, paredes e até em churrasqueiras. Possui coloração mais clara, mas é possível criar ambientes incríveis com ela. Veja este artigo que falamos mais sobre esse tipo de pedra.
  • Pedra Ferro: com tonalidade entre marrom e preto, possui coloração escura, sendo muito utilizada em fachadas, dando um ar rústico e moderno, ao mesmo tempo. Veja nosso artigo no blog da Blok sobre ela.
  • Pedra Madeira: também bastante comum, é uma pedra de cor mais clara, sendo utilizada em fachadas, jardins, varandas e áreas de piscina.
  • Pedra Miracema: também conhecida como Lajinha, é um granito que não sofreu o processo de polimento, sendo comercializada na sua forma bruta. De coloração cinza, é usada em fachadas, muros, rampas, escadas e calçadas.
  • Pedra Ardósia: rocha metamórfica podendo ser encontrada nas cores preta, cinza, ferrugem, grafite e verde. Podem ser utilizadas com diversos tipos de acabamento. Possuem baixa porosidade e alta resistência, sendo utilizada em paredes e pisos, inclusive onde há bastante tráfego e impacto.
  • Seixo: encontradas em cores que vão desde o branco, cinza, marrom e preto, é um fragmento de rocha, que pode ser utilizado em ambientes para dar um toque especial e diferente.
  • Pedra Moledo: parecida com a pedra madeira, tem formato arredondado e é usada para decorar muros e paredes ao redor de piscinas.
  • Pedra Goiás: apresenta baixa retenção de temperatura e ranhuras que a tornam antiderrapante. Por isso, é muito utilizada em áreas de lazer e piscina.
  • Mármore: uso bastante antigo, porém são pedras mais delicadas e luxuosas. Mas ainda, são muito utilizadas em áreas externas como pisos ou paredes, dando uma elegância muito diferenciada.
  • Granito: o granito é uma das pedras mais utilizadas para compor a decoração de construções. Muito resistentes, podem ser usados de diversas formas, como bancadas, pisos, paredes, enfim, há uma infinidade de finalidades que podem ser dadas para os granitos.
  • Caxambú: por ser antiderrapante e resistente, é muito utilizada ao redor de piscinas. Apresenta cor clara.

Essas são as pedras naturais mais utilizadas para revestimento externo, porém há outras que também são usadas para esta finalidade. Cabe a você fazer uma seleção e escolher a que melhor se adequa ao seu projeto arquitetônico.

Quais as vantagens de utilizar pedras para revestimento externo? E desvantagens?

Em relação às vantagens de usar pedras para revestimento externo não podemos deixar de falar do acabamento estético que elas conferem para os ambientes. Ao dar imponência para onde foram aplicadas, conferem também rusticidade e modernidade para todo o projeto de decoração da construção. Por conta da grande quantidade de modelos de pedras naturais, com certeza algum deles se encaixa ao estilo da sua obra e, portanto, não é difícil incluir pedras no seu projeto. Há variedades de cores, texturas, modelos, enfim, isso amplia o leque de uso das pedras naturais.

Claro que cada pedra possui sua característica própria, mas há propriedades comuns a todas elas. Essas características comuns são as vantagens e desvantagens que falaremos neste tópico.

Basicamente, podemos falar em:

Resistência: as pedras naturais são extremamente resistentes e, portanto, as chances de trincar ou apresentar fissuras são muito pequenas. Por isso, são ideais para ficarem expostas às intempéries climáticas e alto tráfego.

Durabilidade: também apresentam durabilidade muito alta, ficando intactas e conservadas por muito e muitos anos, dando pouquíssima manutenção.

Custo-benefício: o custo das pedras não é muito elevado quando consideramos todos os benefícios que elas trazem, como a baixa manutenção, por exemplo. Por isso, normalmente, o investimento compensa, pois dificilmente dará algum tipo de problema futuro. 

Em relação às desvantagens, podemos citar que a instalação deve ser feita por equipe profissional que tenha experiência com colocação de pedras e que existe a possibilidade de mancharem com mais facilidade, dependendo da pedra, por conta da porosidade ser maior. Porém, esse é um problema de fácil solução. Vou falar disso em tópico adiante.

Qual o preço das pedras para revestimento externo?

Muita gente acha que as pedras naturais apresentam um custo muito alto por conta da sua formação e originalidade. Porém, nem sempre é. Claro que algumas pedras realmente possuem preços muito elevados, mas é possível encontrar outras bem mais em conta. Vale a pena pesquisar o estilo de pedra que você deseja e comparar valores. Também você precisa avaliar o custo benefício uma vez que as pedras naturais não exigem custos periódicos de manutenção e limpeza.

Como limpar e fazer a manutenção das pedras?

A limpeza de pedras naturais não costuma apresentar muita dificuldade. Pelo contrário, é bastante simples e não tem segredo. Com a ajuda de uma vassoura para esfregar, basta jogar água e sabão para limpá-las. Se você precisa de uma limpeza mais intensa para remover as sujeiras mais difíceis, aconselho utilizar máquinas de alta pressão. Porém, o uso de produtos específicos para pedras deve ser realizado apenas a partir de recomendação de profissionais especializados para que tenha a garantia que eles não vão danificar o material.

Em relação à manutenção, como já disse, não são necessários reparos ao longo da vida útil da pedra. O que você precisa fazer para evitar qualquer tipo de problema, como danos decorrentes de infiltrações e acúmulo de sujeiras, é utilizar BlokSeal, um hidrofugante capaz de impedir que a água penetre e cause manchas, fungos ou outros tipos de manifestações patológicas e também de impedir o acúmulo de sujeiras, facilitando ainda mais a limpeza. É importante esclarecer que este produto impede a passagem da água, mas permite que as trocas gasosas continuem ocorrendo.

Conclusão

As pedras naturais são uma excelente opção para revestimentos externos e, por isso, estão sendo cada vez mais utilizadas para compor a decoração dos ambientes. Não só agregam na estética, mas possuem grande importância funcional por ser um material que exige pouca manutenção. Pense e avalie bem se é o revestimento certo para atender às suas necessidades. E caso decida utilizar pedra natural, não se esqueça de conversar com a equipe da Blok para conhecer as soluções que temos para deixar sua pedra ainda mais bonita e conservada.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.