Pedra Miracema: saiba tudo sobre esse revestimento.

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
9/4/2021
Atualizado em
20/4/2021
Pedra Miracema: saiba tudo sobre esse revestimento.

Sabe que pedra é essa? Pode ser que apenas pelo nome não tenha conseguido identificar de que pedra estou falando, mas tenho absoluta certeza que já viu esse revestimento em diversos tipos de ambientes.

A pedra miracema, por apresentar boa resistência e durabilidade, é uma pedra muito comum para fazer revestimentos em áreas externas, como em calçadas, garagens, caminhos rústicos, escadas, enfim, suas finalidades de aplicação são inúmeras. Por isso, hoje vamos conhecer mais sobre essa pedra tão utilizada no mundo da construção!

Apesar de ser uma das primeiras opções para revestimentos de calçadas e entradas de casas, a pedra miracema também vem ganhando espaço para compor a decoração de ambientes internos. Por conta da sua diversidade de cores, é possível utilizá-la no interior de residências mesclando com outras opções modernas, dando uma cara rústica, mas ao mesmo tempo sofisticada.

Se está pensando em usar a pedra miracema em seus projetos ou se já a possui na sua construção e deseja saber como devem ser realizados os procedimentos de limpeza e manutenção, este artigo é para você! Aqui, vou trazer informações importantes a respeito do uso dessa pedra! Continue lendo para entender.

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
silano siloxano para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano
BlokSeal
Silano Siloxano
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é a pedra Miracema?

A pedra miracema, também chamada de pedra lajinha, nada mais é que um tipo de granito, porém na sua forma bruta, pois não passa por nenhum tipo de polimento, o que dá a sua aparência mais rústica, diferentemente da versão tradicional do granito. É possível encontrar miracema com diversos tipos de pigmentos, porém a mais comum é a de cor cinza.

Se assentada da maneira correta, é possível garantir muitos anos de vida útil para a pedra, pois ela é extremamente resistente e exige pouca manutenção. Sua limpeza também é bem simples e deve ser feita periodicamente. Porém, um ponto negativo da pedra miracema é que ela mancha com óleos. Mas, no geral, é uma pedra bastante utilizada por oferecer inúmeras vantagens. Vamos falar sobre isso mais pra frente.

Quais são os tipos e cores da pedra Miracema?

Por conta da grande aderência à pedra miracema nos projetos arquitetônicos, seus outros tons começaram a se popularizar e, além de originalmente serem encontrados na cor cinza, também está se utilizando a pedra miracema nas cores branca, rosa e amarela. As pedras nessas cores, por serem diferentes, podem dar um toque ainda mais especial para os ambientes. Vamos entender mais sobre as cores da pedra miracema e onde são mais utilizadas:

  • Cinza: nem precisamos falar que é a mais comum e mais fácil de ser encontrada, sendo que muita gente só conhece esse tipo. É uma boa opção para calçadas, degraus e locais de maior tráfego. Por se apresentar em um tom mais escuro, não aparenta acúmulo de sujeira. Também é uma tonalidade neutra que combina com diversos materiais.
  • Branca: por ser mais clara, não é indicada para locais com grande tráfego, por aparentarem maior acúmulo de sujidades. É, portanto, mais indicada para composição de mosaicos em paredes, bordas decorativas de entradas de casa ou como detalhes, sendo mais difícil de encontrar do que a de cor cinza. Seus tons podem variar, sendo branca ou puxando mais para gelo.
  • Rosa: não é muito comum e, por isso mesmo, apresenta um apelo estético diferenciado. Mais utilizada em ambientes internos, seus tons podem variar um pouco e não é tão fácil de encontrar também, assim como a branca.
  • Amarela: é um tom mais uniforme e, geralmente, é utilizada em áreas externas, como em fachadas de casas ou em paredes de áreas de piscina. É mais fácil de ser encontrada em lojas, assim como a cinza.

Por conta da variedade de cores que as pedras miracema apresentam, é possível combiná-las de diversas formas em vários tipos de ambientes, garantindo um aspecto rústico, porém diferenciado.

Quais são suas vantagens? E desvantagens?

Neste tópico, vamos entender quais são as vantagens e desvantagens em utilizar as pedra miracema em seus projetos. Agora é a hora de você compará-las para decidir se esse revestimento é ideal para a sua obra.

Dentre as vantagens que a pedra miracema pode oferecer, podemos citar:

  • Resistência: por ser uma pedra em sua forma bruta, possui altíssima resistência, o que permite que seja usada em ambientes externos ou internos;
  • Durabilidade: se assentada da forma correta e por ser dura e resistente, é um revestimento extremamente durável;
  • Baixa manutenção: a pedra miracema não exige grandes manutenções, porém há formas de melhorar ainda mais a conservação do material;
  • Variedades de cores: como apresentamos, há diversos tons da pedra miracema, o que dá liberdade para os projetos arquitetônicos, podendo ser combinado com a proposta do ambiente;
  • Antiderrapante: por ser pedra, é um piso antiderrapante, o que garante mais segurança para quem transita pelo local.
  • Excelente custo-benefício: tendo em vista as vantagens que o uso da pedra miracema oferece para as construções, podemos dizer que seu custo não é alto, sendo uma ótima opção para quem não quer gastar muito.

Quanto às desvantagens, podemos citar:

  • Por serem pedras porosas, podem acumular mais sujeira. Porém, vou te dar uma dica de como facilitar a limpeza nos próximos tópicos;
  • Podem manchar com óleo, precisando de uma limpeza mais intensa para retirar as manchas;
  • É importante fazer um bom assentamento da pedra na hora da instalação para evitar que as peças soltem do piso. Por isso, contrate bons profissionais para realizar a colocação das pedras.


Como limpar a Pedra Miracema?

A pedra miracema, por ser porosa e irregular, pode ser um local propício para o acúmulo de sujeiras e também pode mudar seu tom com o passar dos anos. Assim, para manter uma boa limpeza da pedra, é simples. Basta lavar as pedras com vassoura e água e sabão, semanalmente. É suficiente para remover as sujidades mais superficiais.

Porém, para retirar as sujeiras que estão impregnadas na pedra, o mais indicado é utilizar lavadoras de alta pressão, pois somente com ela é possível remover as sujidades mais difíceis, dando uma cara nova para o revestimento. No entanto, vale ressaltar que a limpeza com o uso de lavadoras de alta pressão não deve ser realizada semanalmente, por exemplo, pois, por ser mais agressiva, seu uso é indicado para uma periodicidade maior. Por isso, programe utilizá-la a cada um ou dois meses já que seu uso muito frequente pode causar desgaste excessivo da pedra.

Como conservar a Pedra Miracema?

A conservação da miracema também não exige muito cuidado. Primeiro de tudo, você precisa contar com ajuda profissional para garantir uma boa colocação das peças. Depois, basta realizar as limpezas conforme expliquei no tópico anterior. Mas, para mantê-las ainda mais conservadas e facilitar a limpeza, você precisa conhecer essa solução que vou te apresentar agora!

Para aumentar o tempo de vida útil da pedra e também facilitar a sua limpeza e conservação, basta aplicar o silicone hidrofugante BlokSeal. Sabe o que ele faz? BlokSeal  é um silicone hidrofugante de alto desempenho e que ao ser aplicado cria uma camada invisível de proteção que evita a infiltração da água. Assim, além de proteger a superfície contra a umidade, elimina o acúmulo de sujeira, facilitando ainda mais a limpeza. E tem mais, BlokSeal não altera as características do material, não promove brilho e ainda permite as trocas gasosas. Não tem porque não usá-lo.

Conclusão

Agora, você possui informação suficiente para decidir se vale a pena ou não investir nesse revestimento. Mas, já te adianto: o uso de pedras miracema tem aumentado bastante nas construções não por acaso, mas porque ela oferece diversos benefícios para as construções, além de garantir rusticidade para estética dos ambientes. Com as várias opções de cores que a miracema apresenta, é possível combiná-las com as mais diferentes propostas de projetos arquitetônicos. E, caso decida optar por esse revestimento, use BlokSeal para facilitar a limpeza e conservá-lo por muitos anos! Conte com a Blok para qualquer desafio!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.