Pedra São Tomé: como conservá-la? Entenda mais aqui.

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
9/4/2021
Atualizado em
20/4/2021
Pedra São Tomé: como conservá-la? Entenda mais aqui.

Você pode estar se perguntando o que é pedra São Tomé, mas tenho certeza que sabe do que estou falando. Apesar do nome, que vem da cidade de São Tomé das Letras em Minas Gerais, origem da pedra, com certeza você já viu inúmeras construções com esse tipo de revestimento, principalmente em área externa ou ao redor de piscinas.

De uns anos para cá, a pedra São Tomé se transformou em um revestimento muito utilizado de diversas formas e passou a compor projetos de arquitetura e decoração de interiores, seja por sua beleza seja pelas tantas vantagens que seu uso oferece.

Por ser um revestimento muito interessante para a sua obra, hoje, neste artigo, vou te mostrar todas as características dessa pedra: seus tipos e cores, vantagens e desvantagens, limpeza e manutenção.

Se você está pensando em utilizar essa pedra para a sua obra ou se já possui esse revestimento e quer saber como fazer sua limpeza e manutenção, este artigo é para você! Venha comigo para saber tudo sobre esse revestimento!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é a pedra São Tomé?

Primeiro de tudo, vamos entender o que são as pedras São Tomé. A pedra São Tomé recebe este nome devido ao seu local de extração, em São Thomé das Letras, cidade da região montanhosa de Minas Gerais. Ela pode ser considerada um quartzito, pois sua estrutura é formada a partir da recristalização de arenito que é responsável por formar grãos de quartzo.

A pedra São Tomé é facilmente encontrada em construções, principalmente em áreas externas, porém também pode dar um acabamento excelente para ambientes internos. Sua principal característica é o isolamento térmico, o que a faz ser muito usada em áreas de piscina, por reter muito pouco calor.

Por ser extremamente versátil, é possível encontrar diferentes formatos, cores e aplicações da pedra São Tomé, podendo ser encontradas em diversos tipos de ambientes, dando toques rústicos ou até mais delicados. Além da sua versatilidade, as pedras São Tomé são resistentes e fortes. Nos próximos tópicos, vamos entender mais sobre suas características.

Quais são os tipos e cores da pedra São Tomé?


Agora, vamos conhecer os tipos e cores da pedra São Tomé, sendo que os tons sempre acabam variando bastante por se tratar de pedra natural. Você, provavelmente, conhece a pedra São Tomé de cor amarela,  que é a mais comum, porém é possível encontrar pedras São Tomé nas tonalidades branca e rosa.

As pedras São Tomé brancas possuem tonalidades predominantes de cores claras, como branco, cinza e bege, porém dificilmente você encontrará um tom sólido. Essa pedra é ideal para ambientes que requerem decoração mais leve. Já as amarelas, são utilizadas em diversos tipos de ambientes, pois é possível combiná-las de várias formas. Já as pedras com fundo rosado são mais exóticas e podem dar um toque diferente na decoração.

Quanto aos tipos de cortes das pedras São Tomé, podemos classificá-los em: canjiquinha, que tem se tornado muito comum para compor os ambientes, dando um aspecto moderno, principalmente, em fachadas, áreas de lazer ou até para decorar salas; mosaico, um formato bastante versátil que pode ser utilizado tantos em ambientes externos como internos, dando elegância maior para as áreas; caco, o mais utilizado, como pisos de áreas externas, por exemplo, dando um aspecto rústico e natural para o ambiente.

Quais são suas vantagens? E desvantagens?

Agora, vamos entender quais são as vantagens de usar a pedra São Tomé em seus projetos. Ela pode oferecer diversas vantagens, mas vamos te apresentar as principais. Também, aqui neste tópico, você pode entender quais são as desvantagens que o uso desse revestimento pode apresentar. Comparando as vantagens e desvantagens da pedra, é possível você avaliar se será uma boa opção para seu projeto.Venha comigo!

Dentre as vantagens, podemos citar:

  • Durabilidade: a pedra São Tomé apresenta boa durabilidade, podendo sua vida útil chegar a 30 anos. Também, por ser muito dura e resistente ao atrito e suportar grandes cargas de peso, necessita pouca manutenção, sendo indicada para áreas externas ou ao redor de piscinas, por exemplo.
  • Limpeza: limpar esse tipo de pedra é bastante simples, não sendo necessário utilizar nenhum produto específico, apenas água e sabão são suficientes. Porém, mais pra frente, vou te dar uma dica para facilitar ainda mais a limpeza ao evitar o acúmulo de sujeiras na pedra.
  • Versatilidade: a pedra São Tomé pode ser utilizada em diversos tipos de ambientes, tanto no piso como em paredes, combinados com outros tipos de material, sendo ideal para uma decoração tanto rústica como moderna. Podem compor ambientes desde áreas externas, piscinas até salas e fachadas.
  • Isolamento térmico: a pedra São Tomé não absorve calor, sendo perfeita para locais que recebem incidência solar direta ao longo do dia, como em áreas externas e piscinas, ajudando o local a permanecer fresco.
  • Antiderrapante: É um material interessante, pois não oferece risco de queda para quem transita perto da piscina, por exemplo.
  • Custo-benefício bom: considerando as inúmeras vantagens que a pedra oferece, o preço é bem acessível, sendo uma opção interessante para quem não quer gastar muito.
  • Uniformidade: apesar das peças apresentarem pequenas diferenças de cores, no geral, a pedra oferece boa uniformidade de tonalidades, dando uma estética mais bonita para o local e também facilitando em caso de reposição de peças.

Quanto às desvantagens, temos:

  • Limitação de cores: as pedras São Tomé se apresentam em tons mais claros. Então, se você procura pedras com tonalidade mais escura, a São Tomé não é para você!
  • Por possuírem juntas e serem porosas, podem acumular mais sujeira.

Como limpar a pedra São Tomé?

A limpeza da pedra São Tomé não exige grandes técnicas, mas deve ser feita com certa frequência. Em primeiro lugar, devem ser feitas limpezas semanais com água e sabão, utilizando vassouras. Com uma periodicidade um pouco maior, é recomendado que a limpeza seja feita com lavadoras de alta pressão, para que a sujeira presente nos poros da pedra seja removida. Porém, essa limpeza mais intensa não deve ser realizada semanalmente, uma vez que pode prejudicar o acabamento da pedra, já que ela é bastante porosa.

Vale ainda ressaltar que durante o processo de limpeza da pedra São Tomé não é recomendado o uso de produtos abrasivos ou corrosivos como álcool, querosene, removedores e solventes.

Como conservar a pedra São Tomé?

Agora, prepare-se, pois vou te dar uma dica de ouro! Quer saber como aumentar o tempo de vida útil da pedra e também facilitar a sua limpeza e conservação? Basta aplicar um produto hidrofugante BlokSeal Pisos, um produto específico para pisos porosos. E sabe o que ele faz? BlokSeal Pisos é um hidrofugante de alto desempenho e que ao ser aplicado sobre pisos cria uma camada invisível de proteção que evita a infiltração da água. Assim, além de proteger a superfície contra a umidade, elimina o acúmulo de sujeira, facilitando demais a limpeza. E tem mais, BlokSeal Pisos não altera as características do material, não promove brilho e ainda permite as trocas gasosas.

Quer mais? Se você precisa proteger a sua pedra São Tomé instalada em parede, precisa conhecer BlokSeal, também indicado para proteger a superfície contra a umidade e acúmulos de sujeira, garantindo mais durabilidade e resistência para a sua pedra!

Conclusão

Agora que você já leu nosso artigo sobre as pedras São Tomé, tem informação suficiente para saber se é o revestimento ideal para a sua construção! Leia novamente o artigo, considere as suas vantagens, desvantagens, como deve ser feita sua limpeza e manutenção para decidir. Mas, uma coisa é certa: a pedra São Tomé é uma boa opção para quem não deseja gastar muito e quer contar com seus inúmeros benefícios! E, não se esqueça de garantir ainda mais resistência e durabilidade para a sua pedra com os produtos da Blok! Estamos aqui com as melhores soluções para a sua obra! Até a próxima!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.