Pedra Silestone: saiba tudo sobre essa pedra agora!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
30/4/2021
Atualizado em
18/1/2024
Pedra Silestone: saiba tudo sobre essa pedra agora!

Já ouviu falar em pedra Silestone? Caso nunca tenha ouvido falar ou se quer saber mais sobre esse revestimento, este artigo é para você! A pedra Silestone é assim conhecida mas nada mais é do que uma pedra sintética produzida industrialmente.

Então, ela possui todos os benefícios de materiais produzidos em fábricas, como a uniformidade e padronização das peças, por outro lado não são pedras naturais. Se você prioriza usar pedras naturais, talvez a Silestone não seja a melhor opção, mas pensando em questões ecológicas e outras tantas que vamos apresentar aqui, ela é um revestimento muito bonito que oferece tantas ou até mais vantagens que as pedras naturais.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre essa pedra sintética, tão presente nas construções atuais, continue lendo este artigo para entender mais sobre suas características. A partir daí, será possível você avaliar se é uma pedra interessante para o que deseja e se atende às suas necessidades.

Então, continue comigo para entender no que consiste a pedra Silestone, quais são suas vantagens e desvantagens, quais seus modelos, onde elas podem ser utilizadas em uma construção, seu preço e, por fim, como fazer a limpeza e manutenção da pedra. Vamos começar!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é pedra Silestone?

A pedra Silestone é produzida industrialmente, sendo composta por 94% de quartzo natural, resina de poliéster e pigmento, o que a deixa muito dura e resistente, até mais que os granitos. Essas pedras são fabricadas através de um processo de alta tecnologia, o Sistema de Vibrocompressão a Vácuo, deixando-a extremamente dura e resistente.

Por ser produzida industrialmente, é possível encontrar uma infinidade de modelos, com cores, texturas, estilos e acabamentos diferentes. Talvez essa seja sua grande vantagem. Dificilmente, você não achará uma que se encaixe no seu projeto arquitetônico. Muito diferente do que acontece com os granitos e mármores, que, por serem pedras naturais, são mais porosas e com menos uniformidade,  o que restringe um pouco seu uso.

A pedra é conhecida pelo nome de Silestone, mas é importante esclarecer que se trata apenas de uma marca registrada. Portanto, é possível encontrar esse tipo de pedra de outros fabricantes. Basta procurar e fazer um orçamento com vários deles, certo?

Quais suas vantagens? E desvantagens?

Quanto às vantagens que o uso da pedra Silestone oferece são inúmeras. Vamos, agora, conhecer algumas delas:

Resistência e Durabilidade: a pedra Silestone possui uma dureza acima, inclusive, de outras pedras, como granitos e mármores. Isso a torna muito resistente a impactos, trincas, riscos e manchas, facilitando muito sua conservação. Se você já achava que os granitos eram pedras resistentes, a Silestone é mais ainda.

Menos suscetível a manchas, sujeira e bactérias: a pedra Silestone tem uma porosidade baixíssima e, portanto, é menos propensa ao aparecimento de manchas, acúmulo de sujeira e proliferação de bactérias e fungos, sendo a pedra mais higiênica que existe. Mas, ainda é possível intensificar essas qualidades com o uso de um produto específico, que falarei mais pra frente.

Limpeza e manutenção muito simples: não há segredos para limpar a pedra e mantê-la conservada, o que a torna extremamente prática para o dia a dia, quando não temos muito tempo para nos dedicar para isso.

Acabamento estético: essa vantagem, sem dúvida, é o motivo principal que faz muitas pessoas escolherem esse tipo de pedra. Isso porque, por possuir diversos tipos de modelos, cores, acabamentos, combina com qualquer proposta de decoração. Além disso, a pedra Silestone não apresenta veios ou grânulos, como os mármores e granitos, e assim, fica muito mais fácil combinar e dar um visual clean para os ambientes.

Quanto às desvantagens que a pedra Silestone pode oferecer, podemos falar em questão de preço, que é muito superior, principalmente, aos granitos. Porém, deve-se avaliar todas as vantagens que essa pedra pode proporcionar, pois muitas vezes o custo benefício compensa. Também é uma pedra que não deve ser utilizada em áreas externas, pois o sol pode descolori-la. E por fim, sua última desvantagem diz respeito à necessidade de trocar a peça inteira da pedra caso seja danificada. Porém, por ser muito resistente, não é muito comum de acontecer.

Bom, agora que você já ficou sabendo das vantagens e desvantagens de usar a pedra Silestone na sua construção, é possível colocar na balança as suas características para avaliar se é adequada e se atende às suas necessidades, ok?

Quais os modelos da pedra Silestone?

Se você entrar no site da Silestone, é possível encontrar os diversos tipos de modelos da pedra. Além das inúmeras possibilidades de tons, você pode dar o estilo e acabamento que quiser. Por isso, é muito fácil combiná-la com diversos tipos de projetos e ambientes. Essa é a grande vantagem de ser uma pedra produzida industrialmente, o que você nunca vai conseguir com uma pedra formada na natureza.

Os estilos podem ser lisos, com veios, granulagem fina ou grossa, assim como os acabamentos possuem variações de textura, podendo ser polida, suede e volcano. Mas, isso não dispensa a consulta do fabricante para conhecer e entender mais sobre as opções da pedra.

Onde usar a pedra Silestone?

A Silestone é muito utilizada para bancadas de cozinhas, por exemplo. Por serem resistentes, não mancharem com facilidade e ainda ser muito fácil limpá-las, a cozinha é o ambiente preferido dos arquitetos para usar a pedra Silestone. Além dessas características funcionais, que são perfeitas para uma cozinha, ela possui um apelo estético diferenciado, podendo combinar com qualquer estilo que escolher para o ambiente. Se quiser uma pedra básica, ela é ideal, pois não interfere em nada na decoração geral do local. Também pode ser utilizada em cubas de banheiros, escadas, mesas, enfim, há infinitas possibilidades de finalidades que podem ser dadas para a pedra.

Qual o preço da pedra Silestone?

Como já falamos em tópicos anteriores, o preço da pedra Silestone não é dos mais baixos. Quando comparado com granitos, ele é bem mais alto, porém em relação aos mármores, dependendo de qual deles, pode se equivaler.

O preço da pedra Silestone gira em torno de 1200 reais o metro quadrado. É um investimento, mas o retorno que a pedra vai oferecer também é bem alto. Por isso, considere todas as suas vantagens para avaliar se vale a pena para você!

Como fazer a limpeza e manutenção da pedra Silestone?

Que a pedra Silestone é bem menos porosa que os granitos e mármores, isso temos de concordar. Porém, nenhuma pedra é 100% impermeável e, por isso, por menor que seja a sua porosidade, pode estar sujeita às ações nocivas da água, como infiltrações, que podem gerar as tão temidas manchas.

Pensando nisso, a Blok desenvolveu um produto hidrofugante ideal para aplicar sobre as pedras para que fiquem completamente protegidas contra infiltrações além de impedir o acúmulo de sujeiras.

Estou falando do BlokSeal, que depois de aplicado, cria uma camada invisível, não alterando as características do material, que protege toda a pedra contra qualquer efeito adverso que a água possa causar. Apesar de todas as vantagens da pedra Silestone, é imprescindível hidrofugá-la com BlokSeal, ok?

Já em relação à limpeza da pedra Silestone, podemos dizer que não tem segredo. Basta passar um pano úmido ou uma esponja bem macia para remover as sujeiras. Não é indicado utilizar produtos abrasivos, pois eles podem danificar o material. Então, antes de fazer qualquer procedimento de limpeza, consulte o fabricante que é quem melhor poderá te orientar quanto a isso.

Conclusão

A pedra Silestone é um revestimento muito interessante e, por isso, é uma das opções preferidas dos arquitetos para incluir nos projetos de decoração. Além do apelo estético e versatilidade indiscutíveis, a pedra Silestone possui características funcionais muito vantajosas, o que faz crescer seu uso nas construções. Se você está pensando em usar Silestone ou se já possui, não deixe de conversar com a equipe da Blok para saber mais sobre BlokSeal, o produto que vai manter sua pedra bonita por muito mais tempo!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.