Por que usar granitos brancos na sua construção?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
22/4/2021
Atualizado em
18/1/2024
Por que usar granitos brancos na sua construção?

O granito é uma das pedras naturais mais utilizadas em construções, sendo muito fácil identificá-lo por conta da sua aparência única. Porém, apesar de apresentarem certa semelhança, você já deve ter visto que existem diversas variações de granitos, alterando as tonalidades ou as formas que se dão os pigmentos granulados.

Por ser uma pedra muito comum, resolvemos separar um bom conteúdo sobre os granitos, mais especificamente, sobre os granitos brancos, para que não tenha mais dúvidas na hora de escolher qual pedra utilizar para a sua obra.

Se você acompanha nosso blog, sabe que já fizemos um artigo sobre os mármores brancos e lá explicamos algumas das diferenças entre eles. É muito comum as pessoas confundirem granitos com mármores já que ambos se tratam de pedras naturais, porém há grandes diferenças entre elas. Mas, o granito oferece grandes vantagens como preço mais acessível e maior resistência quando comparados com os mármores.

Por isso, trouxemos este artigo para esclarecer todas as dúvidas sobre os granitos brancos e como você pode incluir esta pedra que oferece tantos benefícios para os ambientes na sua construção. Se você já possui granito branco na sua casa, vou te ensinar uma técnica importantíssima para ajudar a conservá-lo por muito mais tempo! Então, continue aqui comigo para ter acesso a todas essas informações.

silano siloxano para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano
BlokSeal
Silano Siloxano
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

O que é o granito branco?

O granito é uma pedra extraída na natureza muito utilizada em construções por conta das suas características vantajosas, como dureza, resistência e beleza. Assim, é muito comum encontrarmos granito como revestimento de pisos, paredes, bancadas, escadas, enfim, podendo ser aplicados de diversas formas nos ambientes.

O granito é formado por um ou mais minerais, sendo sua forma mais comum uma mistura de materiais variados, incluindo quartzo, mica e feldspato. O granito surgiu através do resfriamento e solidificação do magma composto por esses materiais no interior da crosta terrestre, que é o que dá seu aspecto visual único e sua imensa variedade de tons, cores e grãos personalizados.

Uma de suas características singulares é sua aparência ser inconfundível devido à granulação presente nas pedras. Também é um material extremamente duro e resistente, podendo ser usado em locais com grande tráfego, pois a degradação do material é bem pequena.

Qual a diferença entre granito e mármore branco?

Como já falamos na introdução deste artigo, há quem confunda mármores com granitos, mas você sabe a diferença entre eles? Apesar de serem pedras naturais e possuírem características semelhantes, a principal e mais visível diferença é a aparência.

Enquanto que o granito apresenta pigmentação semelhante a pontilhados, o mármore possui coloração mais uniforme, com veios definidos. Assim, ao verificar a homogeneidade da pedra, é possível identificá-la se trata de mármore ou granito.

Outra diferença entre o granito e os mármores é em relação à porosidade e resistência. O granito é bem menos poroso e mais resistente que os mármores, que são peças mais delicadas e mais sujeitas às manchas e degradação. E a última diferença entre os granitos e os mármores é quanto ao preço, sendo as pedras de mármore bem mais caras.

Se você quer uma pedra natural para a sua construção, considere usar granitos, pois eles oferecem um acabamento muito bonito com preço acessível.

Quais são suas vantagens? E desvantagens?

O granito branco é um dos mais populares por dar um aspecto clean e iluminado para os ambientes. Também, combinam com qualquer estilo de decoração por conta da sua coloração ser muito neutra. Os outros tons de granito nem sempre combinam com qualquer decoração, por isso a vantagem de utilizar granitos brancos.

Além disso, os granitos brancos, assim como qualquer tipo de granito, são materiais muito resistentes e duráveis, podendo receber um novo polimento, se necessário, garantindo mais tempo de vida útil ainda.

A sua resistência é bem maior que outros tipos de revestimentos, sendo ideal para locais que estão sujeitos ao impacto e alto tráfego. Também apresentam baixo índice de porosidade, ficando mais protegidos quando em contato com a água. Por ser branco, a limpeza torna-se muito mais fácil, pois a sujeira fica visível.

E, por último, a grande vantagem que os granitos oferecem é em relação ao preço, pois ao considerarmos todas as suas vantagens, o preço é bastante acessível quando comparamos com outros tipos de revestimentos claros.

A maior desvantagem dos granitos brancos é em relação ao aparecimento de manchas, caso a pedra não seja impermeabilizada, podendo danificar a tonalidade do revestimento, comprometendo toda a sua estética. Porém, esse é um problema fácil de ser resolvido. Basta aplicar o produto certo para proteger a pedra!

Quais são os tipos de granito branco?

É possível encontrar no mercado diversos tipos de granitos brancos e é sobre isso que vamos falar neste tópico. Dentre as variações de granitos brancos mais comuns, temos os seguintes:

Branco Siena: um dos preferidos, esse tipo de granito branco possui pequenos grãos mais uniformes e apresenta tonalidade bege. Também possui baixa taxa de absorção.

Branco Itaúnas: mais similar ao mármore por conta da maior homogeneidade da pedra, possui tom bege com algumas pintas vermelhas, cinzas e esverdeadas.  

Branco Polar: também conhecido como granito Ceará, possui manchas espaçadas e naturais em tons de cinza e preto. É uma das opções mais caras por conta de sua baixa absorção.

Branco Marfim: não é tão homogêneo, apresentando fundo claro e levemente esverdeado, com poucas manchas pretas em sua extensão.

Branco Dallas: possui fundo claro com grãos de cor roxa e preta espalhados por toda a sua extensão. Pode receber vários tipos de acabamentos, sendo muito versátil.

Branco Aqualux: apresenta fundo bege claro e diversos pigmentos próximos da cor de fundo da pedra. É mais uniforme por conta das manchas serem pequenas e próximas umas às outras.

Branco Fortaleza: possui fundo claro, com pequenos pontos em cinza e preto, não sendo muito homogênea. É um dos modelos mais em conta do mercado e é bastante resistente.

Agora, considerando as características de cada tipo de granito, você consegue analisar qual deles se encaixa melhor para as necessidades da sua obra. Por isso, pesquise bastante antes de fechar.

Qual o preço do granito branco?

O preço do granito é bem menor quando comparamos com mármores e outros revestimentos. Porém, você deve considerar que se trata de uma pedra natural muito resistente e que dura anos. A limpeza e manutenção são bem simples também. Por isso, geralmente, vale a pena investir em granitos já que são peças muito bonitas que dão elegância para qualquer ambiente.

O metro quadrado gira em torno de 300 reais da maioria dos seus tipos, porém o polar, um dos mais caros, é encontrado por 500 reais. De qualquer forma, são mais baratos e mais resistentes que os mármores e dão um efeito bastante interessante para a decoração dos ambientes. Então, cabe a você decidir qual deles é a melhor opção para o que você precisa!

Como deve ser feita a limpeza e manutenção dos granitos brancos?

Os granitos brancos, por serem de cor clara, podem manchar com mais facilidade. Por isso, vou te apresentar uma solução para evitar que sua pedra manche e dure por muito mais tempo, protegendo-a e facilitando ainda mais sua limpeza.

Você precisa conhecer e usar BlokSeal no seu granito branco, um hidrofugante excelente que, depois de ser aplicado, cria uma camada invisível que impede a passagem de água.

Com BlokSeal, suas pedras não se degradam com os efeitos da umidade e podem entrar em contato com a água sem nenhum problema. Além disso, por hidrofugar toda a superfície, evita o acúmulo de sujeiras, facilitando ainda mais a limpeza. Por isso, usar BlokSeal deixa seu granito bonito por muito mais tempo!

Quanto à limpeza, podemos dizer que é bastante simples. Basta passar um pano úmido sobre ele para remover as sujeiras superficiais. Não é recomendado utilizar produtos químicos ou abrasivos, pois podem danificar o material. Se o granito for hidrofugado, é possível lavá-lo sem nenhum problema.

Conclusão

Agora que você já aprendeu tudo sobre os granitos brancos, tem mais base para decidir qual o melhor revestimento para a sua construção. Seja mármore ou granito, você contará com os benefícios que essas pedras naturais proporcionam para os ambientes.

Mas, não se esqueça de aplicar BlokSeal para garantir mais beleza e durabilidade para os granitos brancos, certo? Quando decidir qual pedra utilizará, converse com a equipe da Blok para conhecer as melhores soluções que precisa para garantir mais tempo de vida útil para ela!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.