Mármores Brancos: como escolher? Saiba tudo sobre o assunto!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
16/4/2021
Atualizado em
20/4/2021
Mármores Brancos: como escolher? Saiba tudo sobre o assunto!

Está pensando em utilizar mármore branco na sua construção? Já te adianto que é uma ótima opção e é por isso que preparei este artigo: para que você entenda, de uma vez por todas, porque utilizar mármore é uma excelente escolha para compor a decoração de inúmeros ambientes dentro de uma obra!

Como tudo, o mármore também apresenta algumas desvantagens, mas com as informações que vou te apresentar, você poderá decidir qual a melhor opção de revestimento para o que você precisa.

Lógico que é importante considerar algumas variáveis antes de escolher qualquer material para usar no seu empreendimento, mas mármores não costumam ser um problema. Vou te explicar o porquê.

Antes de começarmos a entender mais sobre os mármores brancos, você precisa saber que os mármores são pedras naturais que podem ser usadas de diversas formas nos ambientes, dando elegância e sofisticação onde estiverem. Há diversos tipos de mármores, que diferem quanto às tonalidades e veios.

Dê uma olhada no nosso blog para conhecer os outros tipos de mármores que a natureza nos fornece. Mas, hoje nosso foco é nos mármores brancos, que são pedras com predominância do fundo branco, mas com veios mais ou menos marcados, sendo uma excelente opção pois combinam com tudo! Vamos entender mais sobre seus tipos!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Quais os tipos de mármores brancos?

A pedra de mármore branca pode ser encontrada no mercado em vários tipos, sendo que cada uma delas possui características particulares. Por isso, você precisa conhecer cada um dos tipos de mármores brancos para saber qual se encaixa melhor ao seu projeto. Os tipos de mármores brancos encontrados no mercado são:

  • Paraná: É um mármore branco com veios bege e marrom em um fundo branco com um toque acinzentado. Por ser singular, é uma boa escolha para se destacar no ambiente.
  • Carrara: é um dos mais famosos e utilizados. Muito versátil, combina com diversos tipos de ambientes, porém seu valor é mais elevado. De fundo branco com veios cinzas.
  • Piguês: é uma pedra mais homogênea, com veios mais delicados sobre o fundo claro. Indicado para deixar os ambientes mais clean.
  • Thassos: um dos mármores mais nobres e mais caros por ser quase que completamente branco. Proporciona requinte diferenciado.
  • Especial: é utilizado para fazer bancadas e pias e possui veios delicados, sendo praticamente todo branco.
  • Moura: por ser nacional, possui preço mais acessível. É todo branco, com poucos veios.
  • Cintilante: também nacional, possui um leve brilho, dando o nome para o mármore.
  • Calacatta: é italiano e é um dos mármores mais caros. Possui veios cinzas e dourados bem marcados com fundo branco.
  • Sivec: de origem grega, esse mármore é branco, com poucos veios. Indicado para áreas externas, pois é menos poroso.

Há vários tipos de mármores brancos no mercado e, por isso, você precisa entender sobre cada um deles para conseguir escolher qual atende melhor às suas necessidades, certo?

Qual a diferença entre mármores e granitos brancos?

É muito comum as pessoas confundirem mármores com granitos, mas você sabe a diferença entre eles? Apesar de serem pedras naturais e possuírem características semelhantes, a principal e mais visível diferença é a aparência. Enquanto que o granito apresenta textura que se assemelha a pontilhados, o mármore possui coloração mais uniforme, com veios definidos. Não é difícil diferenciá-las, basta verificar a homogeneidade da pedra.

Outra diferença entre o granito e os mármores é em relação à porosidade e resistência. O granito é bem menos poroso e mais resistente que os mármores, que são peças mais delicadas e sujeitas às manchas e degradação. E a última diferença entre os granitos e os mármores é quanto ao preço, sendo as pedras de mármore bem mais caras.

Se você quer uma pedra branca para a sua construção, analise se o mármore é o revestimento ideal. Os granitos brancos também são muito bonitos e com preços bem mais acessíveis.

Quais as vantagens do mármore branco? E desvantagens?

A grande vantagem de se utilizar mármores brancos na sua construção é devido à neutralidade da cor, que combinam com qualquer estilo de decoração, sem falar na beleza e sofisticação que qualquer mármore proporciona para os ambientes. Além disso, sua aparência mais uniforme e homogênea, quando comparado aos granitos, oferecem um valor estético muito maior.

Além das questões estéticas, podemos falar que os mármores brancos são resistentes e altamente duráveis. Também a limpeza e manutenção são bastante simples.

Já quanto às desvantagens, o mármore branco não é uma opção barata, estando os granitos muito à frente nesse quesito já que são bem mais em conta. Também, por serem muito claros, podem manchar com facilidade. Mas, isso não precisa ser um problema, pois há solução, que vou te apresentar mais pra frente.

Então, é importante considerar as características do material antes de decidir usar os mármores na sua construção. O valor é muito alto para não ter certeza do que está fazendo!

Qual o preço do mármore branco?

Como já falei, os preços de mármores brancos não costumam ser muito acessíveis. Porém, diante da variedade de mármores brancos no mercado, incluindo os nacionais, é possível, sim, encontrar pedras mais baratas que os tradicionais e importados. Portanto, vale fazer uma boa pesquisa no mercado para ver qual deles se encaixa melhor no seu projeto.

De qualquer forma, para você ter uma ideia, o mármore Thassos, que é um dos mármores mais caros, o metro quadrado gira em torno de 1400 reais e o Carrara 900 reais, porém, se optar pelo Paraná, nacional, você consegue encontrar por 300 reais o metro quadrado. Por isso, nem sempre para se beneficiar da elegância do mármore, você precisa gastar muito. O que vale é pesquisar qual deles ficará melhor na sua obra!

Onde usar mármore branco?

Os mármores brancos, por possuírem tons predominantemente claros, combinam de diversas formas e podem ser incluídos nos projetos de decoração para garantir beleza aos ambientes. Na maior parte das vezes, vemos mármores brancos em bancadas, pias, mesas, pisos, paredes, escadas, banheiros, salas e cozinhas. Porém, é possível dar outras finalidades para a pedra, pois ela é muito versátil. Cabe a você e seu arquiteto pensarem onde ela pode ser utilizada. Use a criatividade e verá como o mármore agrega valor para a sua construção.

Como fazer a limpeza e manutenção do mármore branco?

Para limpar os mármores brancos, não tem muito segredo. Basta passar um pano úmido sobre ele para remover as sujeiras superficiais. Não é recomendado utilizar produtos químicos ou abrasivos. Os mármores brancos são mais suscetíveis à ocorrência de manchas, porém, caso apareçam, é importante conversar com o fabricante  da pedra para saber como solucionar o problema da forma correta.

Mas, vou te contar uma novidade! Há uma solução bastante interessante para proteger seu mármore branco contra infiltrações e, consequentemente, manchas e deterioração da pedra. Sabe qual? BlokSeal, um hidrofugante excelente que, depois de ser aplicado, cria uma camada invisível que impede a passagem de água.

Se você utilizar esse produto na sua pedra, há uma grande diminuição de acúmulo de sujeiras e prevenção da ocorrência de manchas no material. Assim, o mármore ficará mais protegido, mantendo a sua beleza natural por muito mais tempo. Uma vantagem e tanto, não é?

No caso dos mármores brancos, a aplicação do BlokSeal é ainda mais importante, pois ele mancha com muito mais facilidade que os outros mármores. Por isso, seu uso é indispensável!

Conclusão

Considerando todas as informações que trouxemos hoje neste artigo, você pôde perceber quantas vantagens os mármores brancos podem proporcionar para a sua obra, não é? Por isso, pesquise bastante sobre eles e suas opções para que faça uma escolha que não vai se arrepender! Isso não tem preço!

Agora, se já decidiu pelo mármore branco, não se esqueça de aplicar BlokSeal para que sua beleza seja garantida por muito mais tempo e sua casa esteja sempre elegante. Por isso, depois de escolher a pedra, converse com a equipe da Blok para que não erre na escolha do produto.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.