Entenda tudo sobre o Mármore Carrara agora!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
15/4/2021
Atualizado em
18/1/2024
Entenda tudo sobre o Mármore Carrara agora!

Nada como fazer uma construção com revestimento de mármore, não é? Utilizar pedras naturais, como o mármore, é uma opção que proporciona um acabamento ainda mais incrível para qualquer ambiente! E não é à toa que vemos por aí cada vez mais o mármore presente nos projetos arquitetônicos.

Ele, além de dar um acabamento elegante e sofisticado, exige limpeza e manutenção muito simples. Um dos seus pontos negativos é o preço, que acaba não sendo uma opção muito barata quando comparamos com outros tipos de revestimentos. Mas, vou te explicar porque vale a pena o investimento!

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

[Livro Gratuito] Impermeabilização Por Pressão Negativa e Positiva

baixe grátis

Os mármores Carrara são pedras nobres muito utilizadas para compor a decoração de ambientes, desde a Antiguidade até os dias de hoje. Deixam as construções mais luxuosas e são extremamente versáteis, pois podem ser utilizados de diversas maneiras, no piso, nos banheiros, em paredes, bancadas e pias.

Hoje, vamos explicar mais sobre esse mármore tão conhecido, abordando suas vantagens e desvantagens, principais tipos, acabamentos, valor e como devem ser feitas a limpeza e manutenção dessa pedra.

Portanto, se está pensando em utilizar esse revestimento na sua casa ou se apenas quer saber mais sobre o assunto, este guia é para você. Com todas as informações que apresentaremos aqui, você compreenderá porque este produto pode ser uma boa opção. Então, continue comigo!

O que é o mármore Carrara? Por que se chama “Carrara”?

O mármore Carrara é um tipo de mármore, uma pedra nobre, de alta qualidade, branco com alguns pequenos mesclados em sua superfície. Possui cor clara e acabamento delicado, podendo ser combinado de diversas formas nos projetos de decoração. Também, é um revestimento atemporal, estando sempre em alta, conferindo requinte para os ambientes.

O mármore Carrara possui este nome devido à cidade de Carrara, na região da Toscana, na Itália, onde tem sua origem. Nesta região, é possível encontrar 190 pedreiras deste tipo de pedra, de onde são extraídas as peças para ser dado o acabamento desejado.

A partir da extração do material, são feitos blocos menores, que recebem um determinado tipo de corte e acabamento de acordo com o que o cliente deseja e para qual finalidade será utilizado.

Quais são suas vantagens? E desvantagens?

Além das próprias vantagens que o uso do mármore oferece, como boa resistência, variedades de tons, fácil limpeza e manutenção, elegância e sofisticação para os ambientes, o mármore Carrara também possui alguns benefícios particulares.

Eles são: a neutralidade por ser um mármore de cor clara e que combina com praticamente todos os estilos de decoração e a menor porosidade quando comparado com outros tipos de mármores, o que evita o surgimento de manchas e facilita a limpeza.

Quanto às desvantagens que o mármore Carrara pode oferecer é, principalmente, em relação ao preço, já que não é uma das opções mais baratas. Também, há outras pedras naturais, como o granito, por exemplo, que são mais resistentes e mais em conta. Por isso, deve-se avaliar bem se o mármore Carrara é uma boa escolha já que existem outros revestimentos tão bonitos quanto e com preços mais acessíveis.

Quais os principais tipos de mármore Carrara?

Muita gente acha que só existe um tipo de mármore Carrara, mas vou te mostrar que existem vários deles. A variação do mármore Carrara se dá pela pureza do branco (quanto mais branco, mais puro e mais caro) e pela quantidade de veios acinzentados. Os dois principais tipos de mármore Carrara são:

  • Mármore Carrara Gióia: considerado o mais nobre de todos, tem o fundo mais branco e os veios cinzas mais fortes e destacados.
  • Mármore Branco Carrara (tipo C): com fundo branco e veios cinzas presentes por toda a peça, é o mais usado e acessível.

Há, ainda, outros tipos de mármore, que muitas vezes, são confundidos e se passam por mármores Carrara, porém não são, sendo apenas semelhantes. São eles:

Mármore carrarinha: versão nacional do mármore Carrara, porém não é original. É uma opção bem mais em conta e parecido com o Carrara por ser branco com veios acinzentados.

Mármore estatuário: semelhante ao Carrara, porém seu valor é mais elevado.

Mármore Calacata: um pouco semelhante ao Carrara, porém os veios são dourados. Bem mais caro que os mármores Carrara.

Que acabamentos podem ser dados para os mármores Carrara?

Apesar dos vários tipos de acabamentos que podem ser dados para os mármores, como já falamos em outros artigos do nosso Blog, o mármore Carrara é mais utilizado com acabamento polido, apresentando um aspecto liso e brilhante. Dificilmente você encontra essa pedra com outro tipo de acabamento, embora seja possível.

Quanto maior for a placa, mais bonito ele ficará nos ambientes. Também, os acabamentos da borda podem diferir, sendo retas ou em meia-esquadria, que também dá um efeito distinto depois da pedra instalada. Por isso, é importante avaliar todas essas variáveis antes de escolher o mármore, pois tudo interfere no acabamento final.

Onde usar o mármore Carrara?

O mármore Carrara pode ser utilizado em diversos ambientes de uma construção, porém seu uso somente não é indicado para áreas externas, pois pode se tornar muito escorregadio já que seu acabamento é muito liso.

Vale usar a criatividade para se utilizar da beleza do mármore Carrara. Se você fizer uma busca na internet, conseguirá ver inúmeras maneiras de aplicação da pedra. Também, é válido contar com a experiência de decoradores e arquitetos, que possuem um olhar profissional para isso. De toda forma, vale o investimento, pois o mármore Carrara dá elegância para qualquer imóvel!

As áreas onde mais se utilizam o mármore Carrara são em cozinhas, banheiros, salas, escadas, bancadas, pias, paredes, pisos, fachadas, bordas de piscina, móveis, enfim, cabe a você pesquisar e definir onde o mármore se encaixa melhor no projeto arquitetônico da sua construção.

Quanto custa o metro quadrado do mármore Carrara?

O preço do mármore Carrara varia conforme o tamanho, modelo e quantidade que será necessária. Por exemplo, quando falamos em pisos, que já têm tamanhos pré-definidos, são mais em conta do que bancadas que são feitas sob medida, porque a marmoraria considera a perda do material.

Os valores também variam conforme as flutuações do câmbio uma vez que o mármore é importado da Itália. Porém, a média de preço do mármore Carrara gióia gira em torno de 1000 reais, enquanto que o tipo C, 900 reais.

Caso você queira uma opção mais em conta, veja o carrarinha, que é bem semelhante e com preço mais acessível.

Como fazer a limpeza e manutenção do mármore Carrara?

Para limpar o mármore Carrara, não tem segredo. Basta passar um pano úmido sobre ele para remover as sujeiras superficiais. Não é recomendado utilizar produtos químicos ou abrasivos. Caso surjam manchas, é importante conversar com o fabricante  da pedra para saber como solucionar o problema da forma correta.

Porém, há uma solução bastante interessante para proteger seu mármore contra infiltrações e, consequentemente, manchas e deterioração da pedra. Sabe qual? BlokSeal, um hidrofugante excelente que, depois de ser aplicado, cria uma camada invisível que impede a passagem de água.

Se você utilizar esse produto na sua pedra, há uma grande diminuição de acúmulo de sujeiras e prevenção da ocorrência de manchas no material. Assim, o mármore ficará mais protegido, mantendo a sua beleza natural por muito mais tempo. Uma vantagem e tanto, não é?

Conclusão

Gostou de aprender mais sobre o mármore Carrara? Uma coisa eu te garanto: apesar de não ser uma das opções mais em conta do mercado, vale o investimento, pois o apelo estético proporcionado pelo uso de mármores em uma construção é incomparável!

Mas, leia de novo este artigo e converse com profissionais do ramo para definir qual é o melhor revestimento para a sua obra! Caso você já possua mármore Carrara na sua casa, use BlokSeal para deixá-lo mais bonito e garantir uma manutenção mais fácil. E conte com a Blok para garantir mais qualidade para as suas pedras. Nós temos a solução para você!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.