Granito marrom: saiba tudo sobre essa pedra agora!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
30/4/2021
Atualizado em
18/1/2024
Granito marrom: saiba tudo sobre essa pedra agora!

Você conhece o granito marrom? É uma pedra não muito comum, mas que está cada dia mais presente nas construções. Por isso, você precisa entender como ela pode ser útil para agregar mais valor para a sua obra. Muita gente não conhece o granito marrom, mas é possível encontrá-lo de diversas formas, dando elegância para qualquer ambiente. Se você quer saber mais sobre essa pedra, este artigo vai te ajudar com informações importantes sobre os tipos de granito marrom, diferenças entre os granitos e mármores marrons, vantagens, onde você pode utilizá-lo e quais cuidados para manter a pedra sempre bem conservada.

Os granitos são pedras naturais que possuem um preço muito mais acessível que os mármores. Por isso, é uma opção que apresenta um excelente custo-benefício, além das inúmeras variações encontradas no mercado. Quando falamos em granito marrom, não é diferente, pois é possível encontrar variações de tonalidades e pigmentações, sendo ideal para o cliente escolher o modelo que melhor se encaixa no seu projeto de decoração. Assim, se você quer um granito marrom, vou te apresentar as opções mais comuns e, a partir daí, você conseguirá decidir qual a melhor pedra para o seu empreendimento. Então, fique comigo e leia este artigo até o final para que faça a escolha certa. E, tem mais: no final do artigo, vou te dar um bônus especial que te ajudará a cuidar melhor do seu granito, mantendo-o conservado por muito mais tempo.

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é o granito marrom?

O granito marrom nada mais é que um tipo de granito, isto é, uma pedra encontrada na natureza que possui características muito benéficas para o uso pela construção civil. Por serem altamente duros e resistentes, os granitos são as pedras naturais preferidas dos arquitetos e decoradores por oferecerem um acabamento muito interessante ao mesmo tempo que resistem melhor às degradações, durando por muitos e muitos anos.

Os granitos marrons, assim como qualquer granito, é uma associação natural de minerais, sendo formados por quartzo, feldspato (que é o que dá a cor à pedra) e mica, que é o responsável pelo brilho do granito. Quando encontrados na natureza, inicia-se o processo de extração das jazidas, que são reservas naturais em grandes montanhas rochosas. Depois de extraídos, os granitos são cortados e é dado o acabamento que quiser, podendo mantê-los polidos com brilho ou na sua forma natural, mais rústico. Isso varia conforme a finalidade que será dada para a pedra.

Portanto, o granito marrom nada mais é que um tipo de granito com tonalidade escura e, por ser neutro, pode combinar com diferentes estilos de decoração.

Qual a diferença entre mármore e granito marrom?

Quando falamos em pedras marrons, muita gente confunde os granitos com mármores e pedras industrializadas. Neste tópico, vamos sanar as dúvidas e, embora possam apresentar semelhanças, há diferenças importantes que devem ser levadas em consideração antes de optar por uma delas.

Em primeiro lugar, temos que esclarecer que tanto os granitos como os mármores são pedras naturais, isto é, são encontradas na natureza. Por esse motivo, o padrão delas pode variar muito mais já que são formadas naturalmente. Já as pedras que são produzidas industrialmente são mais uniformes. Essa é a primeira e mais básica diferença entre essas pedras.

Mesmo possuindo as mesmas tonalidades, os mármores, granitos e pedras produzidas industrialmente possuem diferenças. Enquanto que o mármore é uma pedra mais nobre e cara, também é mais delicada, ficando mais sujeita a manchas, além do seu aspecto liso com veios bem definidos. Já os granitos possuem mais resistência, dureza e preços mais acessíveis, com um aspecto menos uniforme e granulado. E, por fim, as pedras que são produzidas industrialmente são mais uniformes e apresentam menos porosidade, facilitando bastante a manutenção.

É normal confundir os tipos de pedras já que encontramos todas elas na coloração marrom, apesar das suas diferenças. Por isso, é muito importante contar com ajuda profissional para identificar qual delas atende melhor às suas necessidades, ok?

Quais são os tipos de granito marrom?

Vamos agora entender quais são os tipos mais comuns de granito marrom. Como já falamos aqui, você consegue achar no mercado diversos tipos de granito marrom e como cada um deles possui características próprias, cabe diferenciá-los. É isso que vamos fazer neste tópico.

Dentre os granitos marrons mais comuns, temos:

Marrom Absoluto: de coloração bastante uniforme, é geralmente utilizado em bancadas de cozinhas ou banheiros. A tonalidade e homogeneidade da pedra possibilitam a criação de ambientes elegantes e sofisticados. Embora pareça, não é dos mais caros, com seu metro quadrado girando em torno de 350 reais.

Marrom Bahia: não muito uniforme, possui uma aparência mais marcada, com tons de marrom, cinza e preto com grãos maiores. O nacional gira em torno de 450 reais o metro quadrado.

Marrom Castor: possui tom castanho, levemente amarelado. Seus grãos variam entre as cores preto, marrom e cinza, porém é o granito marrom mais claro, ideal para iluminar os ambientes. Seu valor é encontrado por volta de 350 reais o metro quadrado.

Marrom Tabaco: não muito uniforme, é um granito marrom escuro com pequenos grãos pretos na superfície. Custo médio em torno de 470 reais o metro quadrado.

Marrom Imperial: é um dos mais utilizados e possui veios abertos e grãos que se assemelham aos grãos de café. Bem marcante, este granito é um mix de preto, bege e variações de tons marrons. É um dos granitos mais caros do mercado, com seu metro quadrado custando 550 reais.

Quais são suas vantagens?

A grande vantagem dos granitos marrons é que são peças diferenciadas e podem agregar muita elegância para qualquer ambiente. Além disso, eles contam com todos os benefícios que os granitos oferecem, como a resistência, durabilidade, não mancha com facilidade, fácil limpeza e manutenção simples.

Por conta da variedade de modelos, os granitos marrons podem ser incluídos nos projetos de decoração. É só fazer uma boa seleção e dar um destino adequado para cada tipo. E, ainda, utilizar granitos marrons pode ser uma boa economia para o seu bolso, pois o custo-benefício da pedra é enorme.

Onde usar o granito marrom?

Os granitos marrons podem ser utilizados de diversas formas. Basta fazer uma busca pela internet para ver a quantidade de projetos possíveis com essa pedra. Bancadas de banheiros ou de cozinhas, cubas, escadas, pisos, paredes, enfim, são inúmeras as finalidades que você pode dar para um granito marrom. Basta usar a criatividade.

Como devem ser feitas a limpeza e manutenção do granito marrom?

A limpeza do granito marrom é muito simples. Basta passar um pano úmido com detergente neutro para remover as sujidades. Antes de utilizar qualquer produto para a limpeza, é recomendado consultar o fabricante para garantir que não vai danificar o material e prejudicar a beleza do granito.

Agora vou te dar o bônus que prometi: uma solução para melhorar a conservação dos granitos. Sabe qual é? BlokSeal. BlokSeal é um hidrofugante que, ao ser aplicado, forma uma camada invisível que impede a passagem de água, deixando a pedra protegida contra qualquer efeito nocivo que a água possa vir a causar, assim como impede o acúmulo de sujeiras, facilitando a limpeza. Apesar do granito marrom possuir tonalidade escura e baixa porosidade, fatores que diminuem a ocorrência de manchas, é imprescindível usar BlokSeal para protegê-lo.

Conclusão

Viu como o granito marrom é uma boa opção para o seu empreendimento? Além de proporcionar elegância e sofisticação para qualquer ambiente, o granito oferece excelente durabilidade além do seu ótimo custo benefício. Quando escolher sua pedra, não deixe de conversar com a equipe da Blok para saber das soluções que temos para garantir que seu granito fique bonito por muito mais tempo!

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.