Granito cinza: descubra tudo sobre essa pedra agora

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
30/4/2021
Atualizado em
30/4/2021
Granito cinza: descubra tudo sobre essa pedra agora

É fato que o granito cinza é o mais comum e presente nas construções. Tanto é, que muita gente acha que o único tipo de granito é esse, por ser o mais tradicional e marcante. Quando você bate o olho em um granito cinza, consegue identificar que se trata de um granito. Diferente de quando falamos em granitos pretos, que são facilmente confundidos com mármores, por exemplo, os granitos cinzas são modelos mais tradicionais e, por terem preços bem mais acessíveis, são os preferidos dos arquitetos.

O fato do granito ser cinza também é um dos motivos que faz ele ser muito utilizado, pois é uma cor neutra que combina com diversos ambientes e estilos de decoração. Além disso, oferece tantos benefícios por um preço justo que seu uso se torna vantajoso quando comparamos com outros tipos de revestimentos. Se você está pensando em utilizar granito cinza na sua obra e quer saber mais sobre essa pedra, este artigo vai ser útil. Ou se você já possui o granito cinza e quer saber como fazer a sua manutenção, aqui é o lugar! Então, leia este artigo até o final para saber tudo sobre essa pedra tão utilizada nas construções. Depois de ter acesso às informações que vou te apresentar, será possível você analisar se é a pedra ideal para a sua obra. E, ainda, vou te dar um bônus de como fazer a conservação do jeito certo para garantir que o granito dure muito mais tempo. Está pronto? Então vamos lá!

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
silano siloxano para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano
BlokSeal
Silano Siloxano
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é o granito cinza?

O granito cinza nada mais é que um tipo de pedra natural encontrada em jazidas, de onde é extraída. Depois da extração do granito, deve ser dado o acabamento que quiser, podendo deixá-lo polido com brilho ou no seu aspecto natural, conferindo mais rusticidade para os ambientes. Isso é o cliente que decide de acordo com a finalidade que será dada para a pedra.

Portanto, o granito cinza, assim como qualquer granito, é formado pelos minerais quartzo, feldspato (que dá cor para a pedra) e mica (responsável pelo brilho). Sua formação se dá através do resfriamento do magma (lava vulcânica) derretido que ocorre em grandes profundidades da crosta terrestre, por isso ela é classificada como rocha magmática ou ígnea.

Por ser formado na natureza, é possível encontrarmos muitas variações de granitos, inclusive dentro do grupo dos granitos cinzas as peças variam tanto que há classificações quanto aos tipos de granitos cinzas. Vamos falar sobre isso mais pra frente. Mas, por ora, você precisa saber que ao mesmo tempo que as inúmeras variações do granito oferecem uma grande vantagem por dar uma ampla gama de opções, pode ser mais difícil a reposição de peças. Por isso, é sempre bom avaliar bem todas essas questões antes de definir qual pedra será utilizada.

Quais são os tipos de granito cinza?

Agora, vamos entender mais sobre cada um dos tipos de granitos cinzas. Apesar de muitos deles apresentarem várias semelhanças, é importante diferenciá-los para que a escolha da pedra seja feita conforme a proposta esperada.

Basicamente, a diferença entre os granitos se dá em relação à aparência dos grãos na superfície, porém há variações de preço também, embora todos sejam bastante atrativos. Portanto, vamos lá! Os tipos de granitos cinzas são classificados em:

Cinza Arabesco: é um dos mais populares e utilizados por conta do seu preço que não sai mais que 100 reais o metro quadrado. Possuem grãos pequenos e espalhados por toda a superfície de forma irregular. Sua coloração varia entre tons de preto, cinza e branco.

Cinza Ás de Paus: bem marcante, com fundo branco acinzentado, essa pedra possui grãos pretos de tamanhos variados.

Cinza Castelo: um dos mais baratos do mercado, este granito possui grãos muito pequenos de coloração cinza e bege. Indicado para quem prefere uma pedra mais uniforme.

Cinza Absoluto: É uma pedra uniforme, perfeita para dar um ar de modernidade para os ambientes. Porém, é mais caro.

Cinza Andorinha: este granito apresenta uma mistura de grãos preto e cinza na superfície, conferindo destaque para qualquer ambiente onde for utilizado. Não é dos mais caros.

Cinza Corumbá: um dos mais comuns, possui pequenos grãos de maioria cinza com apenas alguns detalhes em preto e branco. Bastante utilizado e com preço acessível.

Corumbazinho: parecido com o Corumbá, porém seus grãos são menores e apresentam um leve toque de bege.

Cinza Bressan: bem diferente dos outros modelos, a pedra possui grânulos pequenos e cinzas com grânulos maiores e espaçados em preto.

Cinza Nobre: possui tons uniformes e granulação marcante, com três tons predominantes: branco, preto e cinza. Apresenta preço mais elevado que os outros.

Ocre Itabira: apresenta tons de cinza e amarelo, com os grãos mesclados. Ideal para deixar os ambientes mais aconchegantes  por conta do tom mais quente.

Cinza Prata: possui tons de cinza claro e escuro na superfície, com veios delicados ou com pontinhos bem pequenos em um fundo cinza.  

Tá vendo como há granito para todos os gostos? E não só gosto, mas também o bolso, pois há variação de preços conforme o tipo de granito cinza. Por isso, você precisa avaliar qual deles se encaixa melhor à proposta que deseja. É sempre bom contar com ajuda de arquitetos e decoradores para decidirem juntos qual granito atenderá melhor a sua necessidade.

Quais são suas vantagens?

Os granitos cinzas oferecem grandes vantagens, em primeiro lugar, quanto à estética. Devido à sua enorme variedade de modelos, é possível combiná-los de inúmeras maneiras com os estilos de decoração dos ambientes, dando elegância e requinte para eles. Ao mesmo tempo, os granitos possuem excelentes preços, muito mais acessíveis que outros tipos de revestimentos.

Além disso, os granitos cinzas contam com as características próprias de qualquer granito, como resistência, pois são pedras muito duras e que não mancham com facilidade; durabilidade, ficando bonitas por muitos e muitos anos; baixíssima manutenção e fácil limpeza.

Considerando todas as vantagens que os granitos cinzas apresentam, podemos dizer que são pedras com ótimo custo-benefício. O investimento é praticamente só o inicial, pois as manutenções não exigem custo alto. Por isso, o granito é uma peça chave para complementar o estilo da decoração, além de ser muito funcional também.

Como incluir granito cinza na decoração?

Devido à grande variedade de modelos de granitos cinzas, é possível encontrá-los nos mais variados ambientes. Como piso, bancadas, escadas, pias, tampos de mesa, enfim, são inúmeras as possibilidades de uso dos granitos cinzas. Basta procurar por projetos com granitos cinzas que você verá a infinidade de finalidades que podem ser dadas para essas pedras. Converse com seu arquiteto para definir onde você poderá utilizar o granito cinza na sua obra e desfrute dos seus benefícios.

Como devem ser feitas a limpeza e manutenção da pedra?

A limpeza dos granitos cinzas é super simples. Basta passar um pano úmido com detergente neutro para remover as sujeiras. Por não serem tão porosos quanto os mármores, os granitos não absorvem grande quantidade de sujeiras e, portanto, são menos suscetíveis ao aparecimento de manchas também. Apesar da sua baixa porosidade, os granitos não estão isentos de cuidados.

Para facilitar a limpeza e garantir a conservação da beleza da pedra por muito mais tempo, é imprescindível utilizar BlokSeal para protegê-la. BlokSeal é um hidrofugante que impede a passagem de água, pois cria uma camada invisível na superfície, protegendo o granito contra qualquer efeito nocivo que a água possa causar. Além disso, ele impede o acúmulo de sujeiras, sendo mais fácil ainda limpá-lo. É importante contar com BlokSeal para garantir melhor conservação da pedra.

Conclusão

O granito cinza é uma pedra muito interessante para a construção civil e é por isso que trouxemos este artigo hoje para você. Então, pesquise e avalie qual deles se encaixa melhor na proposta do projeto arquitetônico do seu empreendimento. E, claro, use BlokSeal para garantir mais durabilidade para o seu granito. Converse com a equipe da Blok assim que escolher o modelo da pedra para receber todas as orientações necessárias.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.