Aprenda tudo sobre os granitos pretos!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
22/4/2021
Atualizado em
18/1/2024
Aprenda tudo sobre os granitos pretos!

Nada como um granito preto para dar elegância para qualquer construção, não é? É muito comum utilizar granitos pretos de diversas maneiras para compor a decoração de ambientes. Seja em bancadas na cozinha, no piso, em escadas ou até mesmo nos banheiros, o granito preto cai super bem.

E é por isso que trouxemos este artigo para você hoje: para que entenda tudo sobre esse granito tão presente nos projetos arquitetônicos. Sabe por que ele é um dos preferidos pelos arquitetos e decoradores? Porque é uma pedra que traz diversos benefícios para qualquer ambiente. Se você quer saber mais sobre os granitos pretos e como utilizá-los, este artigo é para você.

Os granitos pretos são pedras naturais que proporcionam diversos benefícios tanto estéticos como funcionais para os ambientes. Além disso, é uma opção bem mais em conta de revestimento, quando comparamos com mármores, por exemplo.

Por isso, leia este artigo para sanar suas dúvidas em relação ao granito preto. Aqui, você vai encontrar as diferenças entre granitos e mármores pretos, suas vantagens e desvantagens, onde pode ser utilizado e seus principais cuidados, como limpeza e manutenção. Essas informações são essenciais para que você decida se o granito preto é a pedra ideal para o seu empreendimento.

silano siloxano para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano
BlokSeal
Silano Siloxano
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é o granito preto?

Os granitos pretos, assim como os outros tipos de granitos, são pedras naturais de grande resistência e alto grau de dureza, formados pela solidificação da lava vulcânica, por isso são rochas magmáticas. Os granitos são compostos de grãos de quartzo, mica, que dá o brilho para a pedra e feldspato, responsável pelas cores dos granitos.

Por serem formados pela natureza, há diversos tipos de coloração, sendo o preto uma delas. Mas, mesmo dentro dos granitos pretos, há variações. Vamos falar sobre isso mais pra frente. Fique atento!

Os granitos pretos encontrados no Brasil são: Preto Absoluto, São Gabriel, Via Láctea, Aracruz e Preto Indiano. Apesar de apresentarem tonalidades escuras, possuem características próprias, com o  valor variando bastante também.

Podendo ser utilizados de diversas maneiras nos ambientes, os granitos pretos são os preferidos por conta da sua durabilidade, menor suscetibilidade a manchas, fácil limpeza e menos porosidade. Por isso e outros motivos, os granitos pretos são os preferidos para compor a decoração nos projetos arquitetônicos.

Quais as diferenças entre granito e mármore preto?

No nosso blog, você encontra um artigo que fala sobre os mármores pretos. Lá, você poderá conhecer tudo sobre eles, como quais são seus tipos, vantagens, desvantagens e onde poderá utilizá-lo. Aqui, vamos explicar apenas algumas diferenças entre os mármores e os granitos pretos já que muita gente faz essa confusão.

Tanto o granito quanto o mármore vêm da natureza, isto é, são pedras naturais que podem ser muito bem utilizadas pela construção civil. Porém, são formadas por diferentes tipos de minerais, o que dão as características próprias de cada uma delas.

Enquanto que os granitos são pedras de alta dureza e extremamente resistentes, os mármores são mais delicados e mais porosos, podendo estar mais suscetíveis ao aparecimento de manchas e degradação. Por outro lado, os mármores são mais homogêneos e uniformes, dando um acabamento diferenciado.

E, por fim, um outro ponto que pesa bastante quando falamos nas diferenças entre mármores e granitos e em relação ao preço, sendo os mármores peças com valores muito mais elevados. Quanto a isso, os granitos possuem melhor custo-benefício. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa para analisar qual é a melhor opção para a sua obra. Com certeza, nossos artigos te ajudam nesse sentido.

Quais são os tipos de granito preto?

Agora é hora de conhecer um pouco mais sobre os tipos de granito preto. Como já falamos, apesar de apresentarem a tonalidade escura como semelhança, é possível encontrar variações de granitos pretos na natureza. Vamos te apresentar os mais comuns:

Preto Absoluto: é um dos preferidos dos arquitetos e decoradores, pois é muito fácil combiná-lo por conta da pedra ser bastante homogênea e uniforme. Seus grãos são bem pequenos, o que dá uma elegância sem igual para os ambientes. É um dos mais caros do mercado.

São Gabriel: é um dos mais utilizados por conta do seu excelente custo-benefício. Ele é menos homogêneo que o preto absoluto, mas mais uniforme que os demais. Possui grãos um pouco maiores e com formatos irregulares. Se você quer uma opção bonita e acessível, este granito é para você!

Preto Via Láctea: muito parecido com os mármores por possuírem veios brancos, esse granito apresenta um apelo estético muito maior, utilizado de formas que ele possa se destacar.

Preto Indiano: bastante marcante, o granito preto indiano se destaca muito, pois possui o branco bem presente, se mesclando com o preto. Com veios maiores e bem mercados, e um dos granitos pretos mais em conta. Porém, precisa saber combinar para não sobrecarregar o ambiente.

Preto Aracruz: um granito mais uniforme, se assemelha ao São Gabriel, porém é mais difícil encontrá-lo. Possui, também, um preço acessível.

Esses são os tipos mais comuns de granitos pretos. Por isso, você precisa analisar bem cada um deles antes de decidir, certo?

Quais são suas vantagens?

O granito preto possui uma grande vantagem primeiramente por conta da sua cor, que é muito neutra, possibilitando diversas maneiras de combinações com a decoração dos ambientes.

Além disso, sua cor também é favorável quando falamos em aparecimento de manchas, sendo muito mais difícil nos granitos pretos, ficando conservados e bonitos por anos. Também, por ser um granito, apresenta alta durabilidade e resistência. Além disso, a limpeza é super simples e a pedra não exige grandes cuidados de manutenção.

Por conta da variedade de tipos de granitos pretos, é possível combiná-los com qualquer estilo de decoração, bem como utilizá-los de diversas formas dentro de uma construção.

Uma grande e diferenciada vantagem que os granitos pretos proporcionam é em relação ao preço, que é bem mais acessível quando comparados com os mármores. Assim, podemos dizer que possuem uma ótima relação custo-benefício.

Onde usar granito preto?

Como já falamos, os granitos pretos podem ser utilizados de diversas formas em uma construção. Podemos, portanto, encontrá-los como pisos, paredes, escadas, bancadas, rodapés e até como tampos de mesa. Vale usar a criatividade para usar o granito preto na sua obra, pois ele proporciona elegância para qualquer ambiente.

Quais os principais cuidados?

De modo geral, o granito preto não exige grandes cuidados. Sua limpeza deve ser feita apenas com pano úmido com detergente neutro para retirar as sujeiras mais superficiais. Há diversos produtos no mercado que dizem ser indicados para a limpeza, porém, muitas vezes, eles podem danificar a pedra. Por isso, é importante consultar o fabricante da pedra para garantir que o uso de determinados produtos não prejudicará a beleza dos granitos.

Que tal uma dica para conservar seu granito preto por muito mais tempo? O granito preto, por mais que seja menos propenso ao surgimento de manchas, é importante deixá-lo protegido contra a ação da água, pois, como qualquer pedra natural, apresenta porosidade, ainda que baixa. E isso pode ser um ponto a favor da degradação do material.

Mas, a solução que te apresento é utilizar um produto para hidrofugar a pedra. Esse produto e BlokSeal. BlokSeal e um hidrofugante que, ao ser aplicado, forma uma camada invisível que impede a passagem de água, deixando a pedra protegida contra qualquer efeito nocivo que ela possa causar, além de facilitar a limpeza ao impedir o acúmulo de sujeiras.

Por isso, quando escolher o granito, converse com a equipe da Blok para deixar sua pedra ainda mais bonita e conservada por muito mais tempo. É uma vantagem e tanto!

Conclusão

Agora, você já sabe que o granito preto é uma excelente opção para compor a decoração da sua construção. Então, pesquise qual tipo é o mais apropriado e faça um orçamento para pagar um preço justo. E, lógico, não se esqueça de utilizar BlokSeal nas suas pedras para mantê-las ainda mais bonitas e conservadas. Espero que este artigo tenha sido útil para você! Até a próxima.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.