Nero Marquina: o que você precisa saber sobre o mármore preto!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
16/4/2021
Atualizado em
10/5/2021
Nero Marquina: o que você precisa saber sobre o mármore preto!

Você, com certeza, já deve ter visto aquela pedra preta com veios brancos bem marcados em projetos de arquitetura, pois é uma peça única e marcante, não é mesmo? Sabe que pedra é essa? Essa pedra que traz elegância para qualquer ambiente é o mármore Nero Marquina e é sobre ele que vamos nos dedicar neste artigo.

Muita gente pode achar que o granito preto, muito comum e utilizado nos imóveis, é considerado um mármore preto, porém vamos explicar essa diferença e porque o mármore possui um preço bem mais elevado.

O mármore Nero Marquina, ou simplesmente preto, é uma pedra de altíssima qualidade e por ser diferenciada, oferece um acabamento incrível para qualquer ambiente. Apesar de ser uma pedra escura e marcante, é possível combiná-la de diversas formas para compor a decoração de uma construção.

Porém, é importante contar com a ajuda de profissionais para usar o mármore de forma a não pesar o ambiente, já que é uma pedra escura. Mas, há inúmeros projetos com o mármore Nero e a beleza é indiscutível.

Se você gosta dessa pedra e quer incluí-la na decoração, leia este artigo para saber tudo sobre o mármore Nero Marquina. Se você já possui esse mármore, vamos falar como deve ser feita sua limpeza e ainda vou te dar um bônus sobre como conservar a sua beleza por muito mais tempo. Está pronto? Então, vamos lá!

silano siloxano para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano
BlokSeal
Silano Siloxano
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Qual é a origem do mármore Nero?

O mármore Nero possui origem espanhola, sendo um mármore importado, extraído das jazidas da região de Marquina, no norte da Espanha. É um dos mármores mais importantes da Espanha.

O mármore Nero Marquina possui grãos finos e compactos, o que faz ele ter um fundo completamente preto. É uma pedra muito exótica e apresenta um valor elevado, quando comparada com outros tipos de mármores. Porém, o apelo estético que oferece é diferenciado.

O mármore Nero Marquina é considerado um mármore exótico, diferente dos mármores comuns, por isso seu preço é mais alto. O que diferencia um mármore exótico de um comum é a sua formação geológica.

Durante seu processo de formação, ocorrem diferenças nos níveis de minerais, alterações climáticas, movimentações do solo ou atividade vulcânica, que alteram a composição da pedra, influenciando nas cores e formatos de veios. Assim, são praticamente exclusivos, sendo muito difícil haver uma pedra igual a outra.

Qual a diferença entre o mármore Nero e o granito preto?

Muita gente acha que quando falamos em mármore preto estamos nos referindo a qualquer tipo de granito preto, porém vamos esclarecer que são dois tipos de pedras diferentes.

Os mármores Nero Marquina são pedras naturais originárias da Espanha e possuem coloração mais uniforme, porém são pedras mais frágeis, quando comparadas com os granitos, que suportam bastante tráfego no local onde são aplicados.

Apesar de ambas as pedras serem naturais, é importante entender que os mármores e os granitos possuem diferenças que são refletidas nos valores de cada peça. Assim, os granitos possuem uma superfície pigmentada, isto é, não possui uma cor única. Além disso, os granitos são mais resistentes quando falamos em exposição ao sol, chuvas e tráfego de pessoas, sendo perfeito para as áreas externas.

Já os mármores Nero são pedras mais uniformes com veios brancos, com o fundo preto bem sólido. Exigem mais restrições para o local onde serão aplicados e também são mais delicados. Por outro lado, o acabamento estético é outro!

Por isso, você precisa avaliar o que é mais interessante para atender às suas necessidades. O granito mais comum é o São Gabriel, que possui uma aparência agradável e um preço bem mais acessível que o mármore Nero. Então, pense bem antes de fazer sua escolha!

Quais são suas vantagens? E desvantagens?

As vantagens e desvantagens que o mármore Nero oferece referem-se mais às características próprias de todo mármore. Mesmo assim, vamos entender mais sobre cada uma de suas vantagens e desvantagens para te ajudar a decidir se vale a pena ou não investir nessa pedra tão nobre, mas tão cara.

Quanto às vantagens, além da questão estética, que nem pode ser questionada, pois é fato que os mármores Nero dão um toque mais que especial em qualquer ambiente, é possível verificar algumas outras vantagens.

Uma delas é a resistência que os mármores apresentam e a outra é a fácil limpeza e manutenção das peças, que não exigem produtos específicos nem procedimentos trabalhosos.

Em relação às desvantagens, podemos falar que os mármores são pedras mais porosas, podendo ocorrer o surgimento de manchas e também em relação ao preço, não sendo uma opção em conta.

Quanto custa o metro quadrado do mármore Nero?

Como já falamos inúmeras vezes nesse artigo, o mármore Nero Marquina não apresenta um preço muito acessível, sendo um dos mármores mais caros do mercado. Seu valor sofre alterações de acordo com o tipo, acabamento e local de aplicação.

Por exemplo, quando se trata de pisos, os valores são mais baixos, já que as peças possuem um formato pré-determinado. Por outro lado, para fazer sob medida, como bancadas, o preço tende a subir por conta da perda do material durante a confecção da peça.

Também pode haver variações de preço por conta do câmbio, já que a pedra é importada. Para você ter ideia do valor, podemos falar em torno de 900 reais o metro quadrado. Então, é importante fazer cotações em empresas confiáveis para analisar os orçamentos antes de encomendar a peça.

Onde utilizar o mármore Nero?

Apesar de apresentar cor escura, o mármore Nero pode ser utilizado de várias maneiras, compondo a decoração de diferentes ambientes. É possível encontrá-lo em locais usualmente decorados com a predominância de cores claras, como em cozinhas ou banheiros. Como bancada ou mesa de cozinha pode ser uma boa opção, pois deixa o ambiente sofisticado e, apesar de preto, não pesa por conta dos veios brancos.

Nos banheiros, seja na pia, box ou até nas paredes, também é muito comum utilizar o mármore Nero para contrastar com outros móveis e revestimentos brancos, dando um ar elegante.

Outra área que ganha com o uso do mármore Nero são as salas, onde requer mais elegância ainda, sendo esse revestimento perfeito para dar um up em toda a decoração.

Então, vale usar a criatividade para definir onde o mármore Nero ficará melhor na sua construção! Aí é com você!

Como limpar e conservar o mármore Nero?

A limpeza do mármore Nero não exige grandes técnicas. Basta passar um pano úmido sobre ele para remover as sujeiras superficiais. Não é recomendado utilizar produtos químicos ou abrasivos que existem no mercado.

Porém, há uma solução bastante interessante para proteger seu mármore contra infiltrações e, consequentemente, manchas e deterioração da pedra. Sabe qual? BlokSeal, um hidrofugante excelente que, depois de aplicado, cria uma camada invisível que impede a passagem de água.

Se você utilizar esse produto na sua pedra, há uma grande diminuição de acúmulo de sujeiras e prevenção da ocorrência de manchas no material. Assim, o mármore ficará mais protegido, mantendo a sua beleza natural por muito mais tempo. Apesar da sua cor escura, o mármore Nero pode se degradar com o tempo se não for bem conservado, por isso a importância de protegê-lo contra qualquer efeito que possa desgastá-lo.

Já que você investiu em uma pedra tão nobre, precisa garantir sua conservação por anos, não é mesmo?

Conclusão

O mármore Nero é uma pedra que não há dúvidas quanto a sua beleza. Porém, você precisa considerar os outros pontos que citamos aqui neste artigo para bater o martelo. Se não possui disponibilidade financeira, talvez outras opções tão bonitas quanto sejam mais adequadas. Se resolver utilizar esse mármore, tenho certeza que não irá se arrepender. Mas, fica a dica de usar BlokSeal, para que sua beleza e sofisticação durem muito mais tempo! E, não se esqueça! Conte com a Blok para qualquer desafio!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.