Construção a seco: Tipos, Características e Vantagens. Entenda tudo agora!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
31/5/2021
Atualizado em
2/6/2021
Construção a seco: Tipos, Características e Vantagens. Entenda tudo agora!

Construir exige tempo, trabalho e empenho, mas já pensou se existisse alguma solução que facilitaria todo esse processo? Engenheiros, arquitetos e mestres de obras sempre estão em busca de métodos que possam otimizar todo o processo construtivo.

A construção a seco é um método que simplifica as etapas, mas ainda garante segurança, qualidade e durabilidade para toda obra. É sobre ela que vamos falar neste artigo. Muito utilizada na América do Norte, Ásia e Europa, esse método alternativo de construção vem também ganhando força no Brasil por conta de suas características e inúmeras vantagens que oferece durante todo o processo construtivo.

Por ser um método que se diferencia da construção tradicional por conta da agilidade, custo, economia e limpeza, você precisa saber mais sobre esse assunto para ficar atualizado ao que está acontecendo com o mercado brasileiro da construção civil, que tende a aderir cada vez mais esse método construtivo inovador.

Pensando no crescimento do uso desse método de construção, pensamos em fazer este artigo para trazer informações importantes sobre esse assunto. Aqui, você vai entender no que consiste a construção a seco, quais são seus principais tipos, diferenças com a construção convencional e, por fim, quais são as vantagens e desvantagens que esse método proporciona. Se você quer saber tudo isso, é simples: basta ler este artigo até o final. Vamos lá?

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
gesso cola
BlokGesso Cola
Aditivo para Fabricar Gesso Cola
CONHEçA AGORA
Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso
MATERIAL GRATUITO

Gesso Hidrofugado - A Revolução da Indústria do Gesso

baixe grátis

O que é construção a seco?

Antes de qualquer coisa, vamos começar pela pergunta básica sobre o assunto e que você precisa saber responder para continuar se aprofundando no tema: o que é construção a seco?

A construção a seco nada mais é que um processo construtivo que dispensa o uso de água em todas as etapas, evitando misturas e uso de argamassas. Mas, como o processo é realizado, então? Basicamente, as estruturas são fabricadas em indústrias e são apenas montadas e instaladas nos canteiros de obras.

Apesar de tantos benefícios e de ser um método inovador, a construção a seco não chegou de vez no Brasil. Aqui, ainda o método mais utilizado é, sem dúvidas, a construção convencional de alvenaria. Isso por conta de alguns fatores, como resistência em utilizar algo novo, pouca diversidade de fornecedores e menor disponibilidade no mercado. Mas, é bom você já ir se familiarizando com esse método, pois mais cedo ou mais tarde, ele vai entrar pra ficar no mercado brasileiro. Seus benefícios são vários e esse deve ser o motivo pelo qual já é muito utilizado em outras regiões.

Quais são os principais tipos de construção a seco?

Há alguns tipos de construção a seco, que variam conforme o tipo do material e técnica que serão empregados no processo.

Primeiro, temos que esclarecer que existem dois tipos básicos de estrutura: Wood Frame e Steel Frame. Wood Frame é quando a estrutura de toda a construção é feita de madeira enquanto que Steel Frame é composta por perfis metálicos. Há alguns tipos que o próprio revestimento também é a estrutura, no caso de Painéis EPS, Parede Dupla de Concreto e Blocos de Gesso. Já quando falamos em placas de gesso (drywall) ou placas cimentícias, a estrutura pode ser Wood ou Steel Frame.

Vamos entender um pouco melhor sobre esses tipos:

  • Placas de Gesso: com placas de gesso (drywall), é possível encaixá-las tanto em uma estrutura de aço (Steel Frame) como de madeira (Wood Frame), ganhando agilidade e economia em todo o processo. Garante um bom isolamento térmico e acústico.
  • Placas cimentícias: é a mesma situação das placas de gesso, porém são placas feitas de cimento, que podem ser instaladas em uma estrutura de aço ou de madeira. Não proporcionam um bom isolamento térmico e acústico.
  • Bloco de gesso: os blocos de gesso fazem parte tanto da estrutura como do acabamento (revestimento) da construção. Dão mais rapidez para a obra.
  • Painéis EPS: é o mais consolidado no mercado brasileiro. Consiste em placas de poliestireno expandido sobre telas de aço que são concretadas ou parafusadas. Garante estrutura resistente, com baixo peso e que atua como isolante térmico.
  • Parede Dupla de Concreto: esse sistema consiste na utilização de placas de concreto pré fabricados e prontos para aplicar no canteiro de obra. As placas são conectadas a uma armadura em treliça com função estrutural. O vão entre as placas que constituirão as paredes deve ser preenchido por isopor, concreto ou poliuretano expandido. A execução é muito rápida.

Esses são os principais tipos de construção a seco que existem. Cada um deles traz características próprias e possui vantagens e desvantagens. Por isso, é importante estudar bem cada tipo para descobrir qual melhor atende às suas necessidades. Sempre conte com ajuda de profissionais para chegar em uma conclusão que seja favorável para você.

Qual a diferença com a construção convencional?

O que difere a construção convencional de alvenaria de uma construção a seco, basicamente, é o uso de água em todas as etapas. Portanto, o método de construção a seco dispensa o uso de misturas e argamassas.

Dentre as principais diferenças entre a construção convencional e a seco, podemos citar: a construção a seco é bem mais rápida, desperdiça muito menos material, tempo e mão de obra. Também, os gastos em uma construção a seco são mais previsíveis, dando para ter uma noção de quanto irá gastar no total da obra. A alvenaria pode sofrer com mudanças inesperadas no orçamento.

Apesar de ser uma opção bastante inovadora, ainda o método convencional é o mais utilizado no Brasil. Porém, nos outros países, esse modelo de construção é muito comum e tende a entrar com força no mercado brasileiro também.

Quais as vantagens da construção a seco?

Agora, vou te apresentar as vantagens da construção a seco, que são várias. Podemos citar:

  • Execução muito mais rápida: o tempo para finalização da obra é muito menor, porém seu custo é mais elevado. Você consegue agilizar os processos sem perder qualidade.
  • Diminuição de desperdício de material: o modelo de construção otimiza o aproveitamento dos insumos, diminuindo desperdícios. Pode-se dizer que trata-se de uma construção mais sustentável.
  • Orçamento fiel ao planejado: o sistema permite que o orçamento final seja muito próximo do previsto, evitando gastos não planejados.
  • Economia: apesar de hoje a construção a seco ser um pouco mais cara, há uma redução significativa no valor final da obra por conta de menor tempo, mão de obra e equipamentos necessários.
  • Durabilidade: uma obra feita por construção a seco dura muito anos, assim como se fosse de alvenaria tradicional.
  • Manutenção simples: caso precise fazer alguma alteração na construção, é muito rápida, prática e bem mais barata. Os custos de manutenção chegam a ser ⅓ quando comparados ao sistema convencional.

E desvantagens?

Agora que você já conhece as vantagens que a construção a seco pode proporcionar, chegou a hora de saber das suas desvantagens.

Por ser um modelo de construção pouco utilizado ainda no Brasil, pode ser um pouco mais caro devido à pouca quantidade de fornecedor e mão de obra, o que pode encarecer o orçamento total da obra. Porém, você precisa considerar que é uma construção que é levantada em pouco tempo. Assim, é importante colocar na balança seus prós e contras para avaliar se é um modelo vantajoso para você.

Também há uma questão cultural e resistência quanto à aderência ao modelo de construção a seco por ser pouco utilizado no Brasil. Porém, isso é uma questão de tempo. Não vai demorar muito para que esse modelo entre no mercado nacional.

Conclusão

Gostou de saber mais sobre a construção a seco? É uma forma muito interessante e diferente de construir, mas que vai entrar pra ficar no mercado brasileiro. Por isso, é bom você já ir se acostumando com essa solução inovadora que pretende transformar as formas tradicionais de construção. Caso você precise de algum produto para sua obra, não deixe de conversar com a equipe da Blok, para conhecer as melhores soluções para garantir uma construção de qualidade.

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.