Por que utilizar concreto usinado nas suas obras?

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
5/4/2021
Atualizado em
20/4/2021
Por que utilizar concreto usinado nas suas obras?

Você já deve ter notado a presença de caminhões betoneiras encostando em canteiros de obras, não é mesmo?

É muito comum observar esses veículos em todo tipo de construção, desde em capitais até cidades pequenas estão utilizando esse meio para receber concreto usinado nas obras.

Mas, o que é e por que utilizar concreto usinado na sua obra? É sobre isso que vamos falar neste artigo!

Se você é do ramo da construção civil sabe que construir nem sempre é uma tarefa tão simples quanto parece.

Escolher os materiais é uma etapa fundamental para garantir um bom resultado para o seu projeto. E o controle de qualidade dos insumos utilizados na obra é um grande desafio.

No caso do concreto não é diferente. Por isso, ser cuidadoso na escolha do concreto que utilizará na sua obra terá um efeito a longo prazo na qualidade e durabilidade do seu projeto.

Por ser feito sob medida para atender às necessidades do cliente, o concreto usinado tem sido muito utilizado nas construções por conta do maior controle de qualidade, redução de desperdícios, mão de obra e aplicação.

Assim, seu uso é crescente nos canteiros de obras e é por isso que trouxemos este artigo para você: para te ajudar a entender mais sobre o concreto usinado e avaliar se vale a pena ou não utilizá-lo. Então, continue a leitura para saber mais sobre este assunto.

desmoldante para concreto
BlokForma Madeiras
Desmoldante para Concreto para Formas de Madeira
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é concreto usinado?

O concreto usinado, que também pode ser chamado de concreto dosado em central (CDC), diferencia-se do concreto virado em obra pelo simples fato de ser preparado e misturado em uma usina de concreto, sendo levado até o canteiro de obras já pronto para a aplicação.

Assim, ao ser preparado em usina, a medição dos materiais que compõem a massa é feita em dosagem precisa, analítica e é acompanhada por uma equipe especializada, garantindo que a massa chegue na espessura ideal. Isso tudo influencia na qualidade e durabilidade de toda obra, por isso sua importância!

Para garantir ainda mais a qualidade do concreto que será transportado para as construções, ele é fabricado em usinas sob a norma NBR 7212/2012, que se refere à dosagem centrais.

Após o preparo e mistura, o concreto é levado por caminhões betoneiras até os canteiros de obra. Além de garantir mais qualidade para o concreto, seu uso é frequente em centros urbanos uma vez que o espaço físico é limitado, o que dificulta a produção de concreto em grandes quantidades.

Deu para perceber que as vantagens são inúmeras quando falamos em concreto usinado, mas vamos conhecer mais delas no próximo tópico?

Quais são as vantagens em utilizar concreto usinado?

Dentre as várias vantagens que utilizar concreto usinado pode oferecer, podemos citar:

  • Controle de qualidade: por ser fabricado em usinas, há maior controle de qualidade do material;
  • Homogeneidade do concreto: por ser fabricado em usinas, há maior rigor na hora de selecionar e medir os insumos utilizados;
  • Traço do concreto: mais preciso, o que garante mais qualidade e durabilidade da estrutura;
  • Ganho de produtividade nos canteiros de obras: como a responsabilidade de disponibilizar o concreto pronto é da usina, há um ganho na velocidade da obra;
  • Ganho de espaço físico na obra: como a fabricação do concreto acontece em usinas, não precisa reservar um espaço na obra para o preparo do concreto;
  • Redução do desperdício de materiais: o desperdício é praticamente nulo;
  • Aumento da qualidade do concreto: o preparo do concreto em usinas permite o uso de aditivos, gerando concretos mais resistentes;
  • Mão de obra reduzida. 

E suas desvantagens?

Apesar das várias vantagens que o uso de concreto usinado oferece, é importante destacar, também, as suas desvantagens, a saber:

  • Preço mais alto quando comparado com concreto virado em obra, podendo seu custo ser mais de 10% maior.
  • Dependência da empresa contratada: como o preparo e a entrega do concreto ficará sob responsabilidade da empresa, se houver algum contratempo, está fora do seu alcance para resolvê-lo.
  • Caso haja atrasos na entrega por conta de trânsito ou congestionamentos, a qualidade do concreto poderá ser prejudicada.
  • Limitação para trabalhar com pequenas quantidades de concreto uma vez que os contratos geralmente compensam apenas para quantidades maiores.


Como calcular a quantidade de concreto?

É simples! Basta calcular o volume da área onde você utilizará o concreto. Utilizando esse método que vou te explicar, você consegue economizar e evitar desperdícios na hora de contratar o concreto usinado.

Caso seja uma laje, é só você calcular o volume desta área, a partir da fórmula:

comprimento x altura x largura (dimensões da área que receberá o concreto) = quantidade de concreto usinado

Como o concreto usinado é vendido em metros cúbicos, fazendo esse cálculo, você já terá a quantidade precisa de quanto vai utilizar na sua obra. Viu como é fácil?


Quais cuidados devem ser tomados no recebimento do concreto?


Depois de fazer uma boa seleção do fornecedor de concreto, ainda é necessário tomar alguns cuidados no recebimento do material na obra. Alguns cuidados são:

  • Lacre dos caminhões: muitas empresas utilizam o lacre nos caminhões como forma de garantir a qualidade e origem do concreto vendido.  Isso evita o remanejamento de caminhões entre obras. Por isso, não aceite caminhões sem o lacre intacto.
  • Nota Fiscal: é importante conferir a nota para constatar se o código está certo. Além disso, na nota você consegue verificar informações importantes, como a indicação do volume de água utilizado no traço e hora de saída do caminhão da usina. Saber o horário de saída do caminhão da usina é essencial, pois o prazo de validade do concreto são algumas horas e, sabendo o horário de saída e chegada do caminhão, é possível saber se o concreto está dentro do prazo de validade.
  • Análise técnica do produto: é recomendado que se faça uma análise do concreto através de empresas especializadas. Também pode ser feito teste de Slump test, quando o caminhão betoneira chega na obra, os obreiros verificam a tolerância utilizada naquele concreto, isto é, certificam a qualidade do concreto. 

Como fazer a análise pós concretagem?


Após a concretagem, inicia-se o processo de cura do concreto, que dura cerca de 28 dias. É durante esse processo que o concreto ganha resistência e endurecimento. Existem algumas formas de fazer a cura do concreto, uma delas é manter uma fina camada de água sobre o concreto ou utilizar a cura química, através da aplicação de produtos.

Vale ressaltar a importância de fazer um bom escoramento de vigas e lajes, que é feito através de escoras de madeira ou de um sistema metálico de contenção.

Após o prazo de cura do concreto, é importante fazer um ensaio de resistência, através de empresas especializadas, que realizam testes e análises para certificar a resistência do concreto vendido pelo fornecedor. 

Qual o preço do concreto usinado?

O preço do concreto usinado pode variar conforme o local onde será aplicado. Caso precise ser lançado em algum andar alto de um prédio, por exemplo, o valor, com certeza, será maior.

Porém, geralmente gira em torno de 300 reais o metro cúbico, lembrando que o preço pode depender da região e do local onde será aplicado. Por isso, faça um orçamento em várias empresas antes de contratar e qualifique seu fornecedor para não ter problemas com a obra no futuro.

Conclusão

Agora que você já entendeu tudo sobre o concreto usinado, é indispensável fazer um bom planejamento da concretagem, começando pela seleção e orçamento do fornecedor, depois fazendo a conferência ao receber o produto e, por fim, tomando os cuidados com o processo de cura, no pós concretagem. Seguindo todos os passos que apresentamos neste artigo, não tem erro! E, quando for impermeabilizar a laje ou outras áreas da sua obra, consulte a equipe da Blok para te apresentar as melhores soluções para seus empreendimentos!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.