Como escolher pisos antiderrapantes para quintal? Entenda agora.

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
31/5/2021
Atualizado em
2/6/2021
Como escolher pisos antiderrapantes para quintal? Entenda agora.

Escolher um piso para o quintal é fundamental para garantir não só beleza para a área externa, mas também a segurança e o conforto. Um piso para área externa deve ter características específicas que propiciem um ambiente adequado para o lazer da família e de todos aqueles que transitarem pelo local. Portanto, um piso antiderrapante e que não absorva calor é normalmente o mais adequado para esses casos. Se está buscando o melhor piso para revestir o seu quintal, fizemos este artigo pensando em você. Caso você já tenha um revestimento no seu quintal e quer saber como fazer a limpeza e manutenção dele, aqui você consegue ter acesso às informações sobre esse assunto também.

Para ajudar você nessa tarefa de escolher o melhor piso para o seu quintal, é importante conhecer alguns pontos sobre o assunto, que são os que abordaremos ao longo deste artigo. Para você ter uma ideia, aqui você vai saber quais atributos um piso para quintal deve ter, quais são os tipos mais utilizados, qual o melhor deles, qual o mais barato, como impermeabilizá-lo e, por fim, como devem ser feitas a limpeza e manutenção desses pisos. É bastante importante entender todos os tópicos para poder fazer a escolha certa para o piso do seu quintal. Então, fique atento às informações que disponibilizarei neste artigo, pois elas, com certeza, te auxiliarão nesse sentido.

Sem Tempo Para Ler? Clique no Play Abaixo para Ouvir Esse Conteúdo!
hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Quais atributos um piso para quintal deve ter?

Quando falamos em pisos ideais para quintal, temos que entender, antes mesmo de conhecer os tipos mais utilizados, quais são os atributos que eles devem ter, isto é, quando for escolher um piso, verifique se ele atende a essas condições. Se sim, ele é um piso que tem as qualidades adequadas para revestir seu quintal. Vamos conhecer quais são essas características:

Resistência: o piso para quintal deve ser resistente, acima de qualquer coisa. As áreas externas são locais que ficam mais expostos às intempéries climáticas, tráfego de pessoas e até servem como garagens, em muitos casos. Por isso, a resistência é um atributo fundamental desse tipo de piso.

Antiderrapante: essa característica, sem dúvida, é a mais importante e você já deve saber o porquê. Por ser áreas perto de piscinas e com tráfego de pessoas, é inviável utilizar um piso que não seja antiderrapante. Portanto, a escolha deve ser por pisos porosas, que apresentam essa propriedade.

Segurança: o piso utilizado no quintal deve ser o mais seguro possível para garantir conforto para todos os que moram e transitam pelo local. Pisos antiderrapantes se encaixam como pisos seguros.

Durabilidade: pisos em áreas externas devem apresentar boa durabilidade para que permaneçam intactos, sem trincas, rachaduras e desgastes, mesmo expostos à movimentação e peso mais intenso no local. Pedras naturais são bons exemplos de pisos que duram muitos anos.

Limpeza fácil: por estarem sujeitos ao acúmulo de sujeiras provenientes do trânsito de pessoas e também do meio externo, os pisos devem ser fáceis de limpar. Apesar de porosos, é possível utilizar produtos que ajudam a evitar o acúmulo de sujeiras nesses tipos de pisos.

Conforto: além de seguros, os pisos devem ser confortáveis para que as pessoas possam andar descalças, sentar e andar por ele. Por isso, devem ser confortáveis para proporcionar bons momentos no quintal.

Essas são as principais características que você deve checar antes de fechar qualquer compra de piso para o seu quintal, certo? Fazendo isso, a escolha do piso ideal se torna mais certeira.

Quais tipos de piso para quintal?

Agora, vamos conhecer os tipos de piso mais utilizados e ideais para revestimento de quintais. São eles:

  • Piso cerâmico: os pisos cerâmicos apresentam ótima relação custo-benefício e variedade. Porém, são mais indicados para áreas cobertas já que não são antiderrapantes.
  • Porcelanato: com efeito estético diferenciado e versátil, é um dos preferidos, porém é importante escolher um modelo que seja antiderrapante, caso contrário, pode ser muito escorregadio.
  • Piso cimentício: muito resistente, durável e bonito, é uma boa opção para as áreas externas.
  • Pedras naturais: são revestimentos que exigem maior investimento, porém duram muitos e muitos anos, com pouca manutenção e com um efeito estético que cria um ambiente mais rústico.

Ainda podemos falar em gramas sintéticas ou naturais e pisos de madeiras, como os decks. Também são formas de revestimentos interessantes para os quintais.

Cada um desses tipos de revestimentos possui características próprias que devem ser analisadas caso a caso antes de decidir qual o melhor para a sua obra, ok?

Qual o melhor piso para quintal?

Essa é uma pergunta difícil de responder com uma única resposta. Isso porque não existe piso melhor ou pior uma vez que depende do objetivo que você quer para a sua construção. Se seu orçamento for mais flexível e você queira dar um aspecto mais rústico, as pedras naturais são as mais indicadas. Caso queira uma opção mais em conta e com uma gama variada de opções, talvez o piso cerâmico seja o mais apropriado.

Percebe que a escolha do piso para revestimento externo varia conforme a necessidade particular de cada pessoa? Ela depende do orçamento disponível, do estilo que você quer dar para a decoração e da manutenção que você está disposto a realizar.

Qual é o piso mais barato para quintal?

Os pisos mais baratos para revestimento de quintal são os pisos cimentícios, que são extremamente resistentes e duráveis. Dependendo da movimentação e do peso que o piso terá que suportar, é uma opção bastante interessante. Também, é possível dar diversos tipos de acabamentos para ele.

A pedra São Tomé também não é das mais caras. Considerando seu apelo estético, durabilidade e resistência, apresenta um bom custo benefício.

Além do piso em si, você precisa considerar os gastos com mão de obra para a instalação, certo? Então, analise cada um deles para descobrir como será a manutenção ao longo dos anos também.

Como impermeabilizar piso do quintal?

Pisos porosos, como pedras naturais e pisos cimentícios, estão sujeitos tanto à ação da água quanto ao maior acúmulo de sujeiras. Para resolver esse problema, a Blok desenvolveu um hidrofugante que tem a função de repelir a água para garantir maior proteção para a superfície, BlokSeal Pisos. Ao aplicar BlokSeal Pisos sobre as superfícies dos pisos, é criada uma camada que impede a passagem de água assim como o acúmulo de sujeiras, facilitando ainda mais a limpeza e evitando o surgimento de quaisquer manifestações patológicas que podem danificar gravemente o material.

Cuidados e manutenção em piso do quintal

Utilizando BlokSeal Pisos no piso poroso do seu quintal já é um grande passo para facilitar a manutenção. Isso porque ele facilita a limpeza no dia a dia e conserva toda a superfície protegida por muitos anos, aumentando sua durabilidade. 

Em relação aos cuidados, para realizar a limpeza, é importante utilizar água e sabão, mas caso precise de algum produto específico para remover as sujeiras mais difíceis, consulte um profissional especializado para garantir que o produto não danifique o material. Também é possível utilizar máquinas de alta pressão para fazer uma limpeza mais intensa com uma frequência adequada a fim de não desgastar muito o piso.

Realizando a manutenção e limpeza da maneira correta, é possível que você tenha um piso que dure anos e fique sempre conservado. Basta seguir essas recomendações, não é difícil!

Conclusão

Você viu que há diversas opções de pisos para revestimento externo, não é mesmo? Agora, cabe a você estudar qual deles atende melhor às suas necessidades. Com as informações que te dei até aqui, acredito que tenha ficado muito mais fácil chegar a essa conclusão. E lembre-se de utilizar BlokSeal Pisos para garantir que seus pisos porosos fiquem protegidos para aumentar ainda mais a resistência e durabilidade. Converse com a equipe da Blok para entender sobre como esse e outros tantos produtos podem ser soluções para a sua obra!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.