Oleofugantes: Guia completo sobre o assunto!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
27/5/2021
Atualizado em
27/5/2021
Oleofugantes: Guia completo sobre o assunto!

Você já ouviu falar em oleofugante? Caso nunca tenha ouvido esse termo, chegou a hora de conhecer mais sobre o assunto. Oleofugantes são produtos utilizados para garantir superfícies mais conservadas, bonitas e fáceis de limpar, mesmo se cair algum tipo de óleo sobre ela! Se não sabia que existia esse tipo de produto, este artigo está aqui para fazer você conhecer tudo sobre os oleofugantes.

Silicone hidrofugante para fachada base água hidrorrepelente silano siloxano concentrado
BlokSeal CC
Silicone Hidrofugante
CONHEçA AGORA
Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

Você já deve ter se deparado com situações onde os pisos são manchados por óleo. Em garagens é muito comum, pois pode acontecer de carros com algum problema pingarem óleo e é aí que ocorrem as manchas tão difíceis de remover, não é mesmo?

Algumas vezes, o piso é tão poroso que absorve o óleo com enorme facilidade em questão de minutos, sendo muito difícil sua remoção ou até impossível. Mas, fique feliz, pois já existe uma solução para resolver esse problema. Sabe qual é? Os oleofugantes, nosso tema de hoje.

Pensando nessa solução que nem toda mundo conhece mas que, com certeza, a maioria já deve ter passado por situações como essa que descrevi acima, fizemos esse artigo para que conheça tudo sobre os oleofugantes e entender como eles podem ajudar você a manter suas construções conservadas por muito mais tempo e facilitar a limpeza no dia a dia.

Então, continue lendo este artigo para ter acesso aos tópicos que falaremos aqui: para que serve os oleofugantes, quais as diferenças em relação aos hidrofugantes, como deve ser feita sua aplicação, onde você pode utilizá-lo e como escolher o melhor produto. Vai perder essa oportunidade? Venha comigo.

Para que serve o oleofugante?

Você já deve estar imaginando para que serve o oleofugante por conta do seu nome que já diz grande parte sobre o produto. Mas, vamos esclarecer. O oleofugante é um produto que repele óleo, isto é, teoricamente, não deixa que o substrato absorva qualquer tipo de material que caia sobre ele que seja oleoso. Porém, cabe ressaltar que se o óleo permanecer por longos períodos sobre a superfície, provavelmente ela irá absorvê-lo. Esse é um ponto bastante importante, pois ser oleofugante não quer dizer que o óleo não será absorvido nunca pela superfície.

Mas, qual a função do oleofugante, então? Bom, temos que entender que ao cair um líquido oleoso sobre um piso que recebeu o oleofugante, a limpeza deve ser feita logo em seguida, pois assim que verificar o ocorrido, sua remoção será bem simples uma vez que não deu tempo do piso absorver o óleo. Porém, se passar dias, provavelmente, o líquido oleoso penetrará pelo material, pelo menos uma parte dele. Isso acontece porque o oleofugante não cria película sobre o substrato, facilitando que as trocas gasosas entre os materiais continuem ocorrendo, mas possui essa limitação quanto à repelência do óleo.

Visto que o oleofugante repele o óleo, mesmo que seja por períodos não muito longos, é um grande benefício, não é? Isso porque só de proteger a superfície da penetração imediata de óleos ou absorver menos quantidade do líquido, podemos dizer que o oleofugante é um grande aliado na limpeza e manutenção desses materiais uma vez que evita o surgimento de manchas e degradação, garantindo melhor conservação.

Qual a diferença entre hidrofugante e oleofugante?

Outra característica muito interessante é que todos os oleofugantes são também hidrofugantes. Isto é, se você precisa de um oleofugante, com certeza, irá comprar um produto que também é hidrofugante. Então, você terá uma superfície que repele tanto água quanto óleo. Uma vantagem e tanto, não é?

Transformar uma superfície porosa em uma protegida contra água e óleo é um enorme benefício tanto para garantir uma boa conservação a longo prazo quanto para facilitar a limpeza no dia a dia. A água e óleo são substâncias que são facilmente penetradas por superfícies porosas, podendo causar infiltrações e manchas, que causam danos para os materiais, muitas vezes, irreversíveis.

Portanto, se você possui uma superfície porosa, pense em aplicar um oleofugante sobre ela, garanto que não irá se arrepender. Os oleofugantes também não alteram as características originais do material.

Falando em hidrofugante, vou te apresentar o melhor hidrofugante do mercado: BlokSeal. BlokSeal, quando aplicado em superfícies porosas, cria uma camada invisível que impede a passagem de água para o material, evitando o surgimento de quaisquer manifestações patológicas que as infiltrações podem causar. Também não cria película e não altera as características originais do substrato. Para conhecer mais sobre esse produto, entre em contato com a equipe da Blok e dê uma volta pelo nosso site!

Onde utilizar o oleofugante?

Vamos, agora, entender onde você pode utilizar os oleofugantes. Bom, como já disse várias vezes ao longo deste artigo, o mais indicado é utilizá-lo em superfícies porosas. Obviamente porque elas estão sujeitas à penetração de água e óleo, estando mais expostas às consequências que eles possam causar, como surgimento de manchas, infiltrações e ocorrência de outras manifestações patológicas.

Portanto, é indicado utilizar oleofugantes em pisos porosos, como pedras naturais (mármores, granitos, São Tomé, Miracema, Ferro, entre tantas outras), ladrilhos hidráulicos, lajotas, pisos cimentícios ou concreto polido. Basicamente, quando falamos em pisos porosos, estamos nos referindo a esses tipos. Ainda é muito comum aplicar oleofugantes em bancadas de cozinhas, pois é onde há grande possibilidade de contato com óleo.

Assim, aplicar oleofugantes tanto em pisos como em bancadas que podem entrar em contato com óleo garante uma melhor conservação das superfícies. Mas, lembre-se, assim que detectar um líquido oleoso em contato com a superfície, limpe o mais rápido possível para que não dê tempo de absorvê-lo, ok?

Como aplicar o oleofugante?

Para aplicar o oleofugante sobre a superfície, é muito simples. Ela precisa estar limpa e seca. Por isso, antes de começar o procedimento de aplicação, faça uma boa limpeza  na superfície e espere que ela seque totalmente. Quando falamos em pisos, é interessante utilizar máquinas de alta pressão para remover as sujeiras mais difíceis, garantindo uma melhor limpeza. Depois de limpa e seca, você já pode começar a pensar na aplicação.

A aplicação deve ser feita conforme as orientações do fabricante. Por isso, é importante consultar a ficha técnica do produto antes de executar sua aplicação. Também é essencial contratar uma equipe profissional para realizar o serviço para garantir um excelente resultado. E, por fim, o uso de EPI 's e materiais corretos para a aplicação é fundamental. Por isso, antes de iniciar o serviço, selecione os materiais adequados, contrate profissionais com experiência e escolha o produto certo. Depois de preparar a superfície que receberá o produto, é possível aplicá-lo e esperar um resultado satisfatório.

Como escolher o melhor oleofugante?

Escolher o oleofugante é uma das etapas fundamentais para garantir um bom resultado da aplicação do produto. Por isso, selecione fabricantes que possuam experiência no ramo e passem credibilidade para os seus produtos. Também é importante verificar como é o atendimento e se dão orientações necessárias a fim de que a aplicação seja feita de modo a evitar problemas futuros.

Por isso, peça indicações, faça uma boa busca de fabricantes e pesquise por orçamentos do produto que você precisa. Isso contribui para um melhor resultado final.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre os oleofugantes e como a sua utilização pode agregar muito na sua construção, poderá escolher qual o melhor produto que existe no mercado para esta finalidade. Por isso, pesquise sobre os fabricantes e certifique-se de que vai adquirir um produto de qualidade e, assim, contar com todos os benefícios que os oleofugantes oferecem. Você viu que os oleofugantes repelem tanto óleo como água e, portanto, são ótimas opções para garantir superfícies mais conservadas, bonitas e funcionais. Fique atento às novidades que a Blok está preparando constantemente para dar mais qualidade para as obras! Espero que este artigo tenha te ajudado. Até a próxima!

Entre para o time dos
melhores profissionais
da indústria da contrução civil
e mantenha-se sempre
informado sobre os maiores
avanços da sua profissão.